Logo


Cuiabá , MT - -

Ana Sátila fica sem medalha em Tóquio, mas faz história ao ser a primeira mulher brasileira finalista na canoagem slalom

O pódio não veio, porém a mato-grossense de coração fez história ao ser a primeira mulher do país a ir a uma final na canoagem slalom.



ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


As Olimpíadas de Tóquio chegaram ao fim para canoísta Ana Sátila na madrugada desta quinta-feira (29) no Centro de Canoagem Slalom Kasai. Na final, a brasileira de 25 anos ficou na décima e última posição, com a marca de 164s71. O pódio não veio, porém a mato-grossense de coração fez história ao ser a primeira mulher do país a ir a uma final na canoagem slalom.

A canoísta foi penalizada após bater na porta 7 e depois na porta 22, o que aumentou 52s no tempo final, e acabou terminando com 164s71. Se não fosse descontado a porta que não passou, Sátila ficaria na quarta posição na final.

O primeiro lugar no pódio ficou com a australiana Jessica Fox (105s04), que bateu o recorde, sendo a primeira canoísta, seja homem ou mulher, a ganhar medalha na canoa e no caiaque. Na sequência, a britânica Mallory Frankllin (108s68) ficou com a prata, e o bronze foi da alemã Andrea Herzog (109s13).

Após ter ficado em último lugar, Sátila desabafou e comentou sobre as dificuldades que antecederam a ida para Tóquio.

“Acho que eu ainda não sei o que eu estou sentindo, passei por muita coisa, muita dificuldade. Há três meses antes dos jogos, eu não tinha um treinador, não tinha as coisas bem definidas na minha carreira, ainda. E eu lutei todos os dias, dei meu melhor cada dia. Foi uma decepção muito grande, tive que voltar, consegui classificar na final. Uma penalidade me deixou bem abaixo e, sem a penalidade, pelo jeito que terminou, estaria em quarto lugar. Muito triste você treinar tanto, se dedicar tanto todos os dias e, no final, não ter o que você espera. Mas quero pegar os pontos positivos e melhorar a cada dia.”, disse a canoísta, em entrevista aos canais 'SporTV'.

Entenda

A prova disputada no C1, o atleta fica ajoelhado dentro da canoa, e tem um remo para controlar a velocidade na água. O atleta na prova da canoa desce em uma corredeira passando por 25 portas, não podendo perder uma das portas, senão a penalidade é de 50s no tempo final. Já se o canoísta apenas tocar nas portas, o acréscimo é de 2s.

 

Por: Fernando Soares 


Data: 2021-07-29 00:00:00