Logo


Cuiabá , MT - -

SÉRIE A - Com bom desempenho e resultados ainda abaixo, Iubel vai para o quinto jogo

Auxiliar-técnico fixo do Cuiabá assumiu em meio a seqüência de quatro jogos consecutivos fora de casa e vai comandar o time pela primeira vez na Arena Pantanal



ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


O Cuiabá Esporte Clube completou nesta terça-feira (29) um mês sem um treinador efetivo à frente da equipe. Após a demissão de Alberto Valentim, na primeira rodada da Série D do Brasileirão, foram quatro jogos disputados sob o comando do auxiliar-técnico Luiz Fernando Iubel, com um aproveitamento de 25% dos pontos possíveis na competição. Apesar de ter melhorado o desempenho nas partidas, o Dourado ainda não conquistou uma vitória no campeonato.

A seqüência de quatro jogos consecutivos fora de casa também interferiu para que o time não tenha alcançado o primeiro triunfo. Foram três empates e uma derrota, a primeira da temporada, contra o Fluminense, no Rio de Janeiro. Sob o comando de Iubel, o Auriverde sofreu três gols e balançou a rede duas vezes, ambas na mesma partida, no empate em 2 a 2 contra o São Paulo no Morumbi.

O auxiliar-técnico promoveu poucas alterações na escalação da equipe, a exemplo da efetivação de Yuri como volante titular nos últimos dois jogos.

Com Alberto Valentim, o Dourado já era um time organizado, porém o modelo de jogo evoluiu e está amadurecendo, tendo movimentações planejadas no setor de ataque, construções de jogadas desde a defesa e jogadores próximos para oferecer opções de passe.

Principalmente nas duas últimas rodadas, o Cuiabá apresentou repertório ofensivo, levando perigo ao adversário com variações que vão além das rápidas transições em contra-ataques pelas pontas.

Iubel afirmou que busca estabelecer um modelo em que o Dourado tenha o controle das ações, seja com a bola nos pés ou se defendendo com solidez para contragolpear. Em quatro confrontos, o time teve mais posse em dois duelos e jogou melhor em partidas onde teve estratégias distintas.

Diante do São Paulo, o Cuiabá ficou menos tempo com a bola, finalizou cinco vezes e acertou o alvo três, marcando dois gols com verticalidade e precisão.

Já contra o Sport, o time dominou as ações, teve 55% de posse de bola, chutou 12 vezes ao gol e só três deram trabalho ao goleiro. Os números podem mostrar um trabalho ainda em evolução, mas que apresenta equilíbrio nos setores e a busca por diferentes padrões ofensivos e defensivos, algo importante em um campeonato longo.

Se o desempenho recente tem agradado, os resultados ainda não vieram. O time somou apenas três pontos de 12 possíveis com Iubel à frente, sendo três empates e uma derrota. Incluindo a partida em que Valentim estava à beira do campo, o Cuiabá tem 26,6% de aproveitamento no Brasileirão, porcentagem de time rebaixado no fim do campeonato.

O treinador que comanda o Dourado não tem experiência em competições de alto nível, já que nunca foi técnico efetivo no futebol profissional. Porém, até a chegada de um novo comandante, o modelo que vem sendo desenvolvido pode resultar em um time organizado para a seqüência e conquistar o objetivo de permanecer na Série A em 2022.

Na próxima rodada o Cuiabá volta a jogar na Arena Pantanal, depois de visitar o Fluminense, América (MG), São Paulo e Sport (PE). O Auriverde da Baixada enfrenta o atual campeão, Flamengo, em busca de conquistar a primeira vitória na Série A do Brasileirão, nesta quinta-feira (01), às 19h.

 


Data: 2021-06-30 00:00:00