Logo


Cuiabá , MT - -

FIFA e OMS agem em conjunto (#ACTogether) para combater a COVID-19

A FIFA associa-se à Organização Mundial da Saúde (OMS) para promover a necessidade de um justo acesso às vacinas, tratamentos e diagnósticos para a COVID-19



ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


FIFA e OMS agem em conjunto (#ACTogether) para combater a COVID-19

A FIFA associa-se à Organização Mundial da Saúde (OMS) para promover a necessidade de um justo acesso às vacinas, tratamentos e diagnósticos para a COVID-19 e para incentivar as pessoas a praticarem diariamente as medidas de saúde pública de proteção da vida, com o fim de evitar a propagação do coronavírus e salvaguardar a saúde.

Por ocasião do Campeonato Mundial de Clubes da FIFA 2020, que terá lugar no Qatar, entre 4 e 11 de Fevereiro de 2021, a FIFA e a OMS vão lançar uma campanha de sensibilização pública envolvendo estrelas do futebol, através de mensagens transmitidas na TV e no interior dos estádios, para  reforçar a promoção da iniciativa do Acelerador de Acesso às Ferramentas contra a COVID-19 (ACT), lançada em Abril de 2020,  e exortar as pessoas a praticarem o uso de máscaras, o distanciamento físico e a higiene das mãos.

“Todos nós temos de desempenhar o nosso papel na batalha contra o coronavírus. Apelamos também à comunidade internacional para agir em conjunto (#ACTogether), para garantir condições de igualdade no acesso às vacinas, tratamentos e testes de diagnóstico em todo o mundo”, afirmou o presidente da FIFA Gianni Infantino durante uma videoconferência prévia ao pontapé de saída do Mundial de Clubes da FIFA.

O Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus, Diretor-Geral da OMS, agradeceu à FIFA e aos jogadores a sua ajuda na sensibilização para as intervenções salva-vidas que todas a pessoas podem seguir e para a importância de intensificar o apoio mundial ao Acelerador ACT, para  acelerar o desenvolvimento e a distribuição equitativa de vacinas, tratamentos e testes, com a finalidade de reduzir a doença grave e os óbitos causados pela pandemia do coronavírus.

“A justiça constitui a fundação do futebol e de todos os outros desportos e assim deverá também ser em relação à saúde”,  afirmou o Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus. “As regras do desafio da COVID-19 são simples: todas as pessoas em risco de infeção pelo coronavírus, em todos os países, devem ter acesso equitativo às vacinas, tratamentos e meios de diagnóstico que permitem salvar vidas. Em apenas nove meses, o mundo fixou estas três poderosas linhas de defesa contra a COVID-19. Mas o nosso objetivo agora é garantir o acesso equitativo e o aperfeiçoamento contínuo dessas ferramentas”.

O Dr. Tedros acrescentou: “A OMS agradece à FIFA, por se associar aos parceiros da saúde de todo o mundo no sentido de promover a necessidade de uma justa distribuição das ferramentas necessárias para derrotar o coronavírus.”

A nova colaboração entre a FIFA e a OMS amplificará as mensagens salva-vidas que se destinam ao público de todo o mundo, com uma série de vídeos promocionais que serão transmitidos durante o Mundial de Clubes da FIFA. Nos vídeos, os capitães de equipa em competição reiteram os principais passos que todos devemos dar para combater e derrotar o coronavírus, com especial atenção para as mãos, cotovelos, cara, distância, sintomas, máscaras e janelas abertas.

“É importante não esquecermos que a vida está em primeiro lugar”, afirmou o presidente da FIFA. “Apenas seguindo os conselhos dos profissionais de saúde conseguiremos vencer a ameaça da COVID-19 e apelo a todos para que sigam esses passos na sua vida diária. Este conselho não só nos protege a nós, como também protege os nossos entes queridos e as pessoas que nos rodeiam. Ao transmitir estas mensagens durante o Mundial de Clubes da FIFA, expresso o meu apreço pelo apoio dispensado, pelas equipas participantes e os seus jogadores, equipas técnicas e outras entidades, ao respeito dos protocolos que devem ser cumpridos para se jogar este torneio e para garantir que manteremos acesa a chama do futebol e que ela nos iluminará durante estes tempos problemáticos”.

A campanha de sensibilização por vídeo apresentará jogadores e os treinadores principais das equipas em competição no Campeonato Mundial de Clubes da FIFA, no Qatar, em 2020, juntamente com figuras lendárias da FIFA e será divulgada através dos vários canais digitais da FIFA, OMS e clubes, com o apoio de estações emissoras de todo o mundo.

Notas dos editores:

A OMS e a FIFA assinaram uma colaboração de quatro anos em 2019 para promover estilos de vida saudáveis, através do futebol em todo o mundo. Mais informações sobre o memorando de entendimento entre a OMS e a FIFA podem ser encontradas aqui. As duas organizações lançaram conjuntamente a campanha “Passar a mensagem para chutar o coronavírus”, em Março de 2020, com vista a partilhar conselhos sobre as medidas eficazes para proteger as pessoas contra a COVID-19. A isso seguiu-se a campanha #BeActive, em Abril de 2020, para incentivar as pessoas a ficarem em casa saudáveis durante a pandemia. Posteriormente, a campanha mundial #SafeHome  foi divulgada em Maio de 2020, para apoiar as mulheres e as crianças em risco de violência doméstica, a qual foi seguida de mensagens adicionais de acompanhamento em Agosto e Novembro de 2020.

Em Abril de 2020, a OMS e os seus parceiros lançaram a iniciativa Acelerador do Acesso às Ferramentas contra a COVID-19 (ACT), para apoiar aquilo que se tornou no esforço mundial mais rápido, mais coordenado e bem-sucedido da história, para desenvolver ferramentas de combate a uma doença. O  objetivo é pôr termo à pandemia tão rapidamente quanto possível, reduzindo as mortes e a doença grave pela COVID-19, através do desenvolvimento acelerado, da atribuição equitativa e reforço da distribuição das vacinas, tratamentos e testes, com vista a reduzir a mortalidade e a doença grave. O défice de financiamento do Acelerador ACT para 2021 é de 26 mil milhões de USD, uma fração do custo económico mundial projetado de até 9,2 biliões de USD, se os governos não garantirem que as economias em desenvolvimento terão acesso equitativo à vacinas contra a COVID-19. 


Data: 2021-02-01 00:00:00