Logo


Cuiabá , MT - -

Brasil conquista medalhas de ouro no tênis e na canoagem slalom nos Jogos Pan-Americanos de Santiago

Destacam-se as vitórias no tênis e na canoagem slalom, que renderam medalhas de ouro para o Brasil



ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


Entre a noite de sábado (28) e a manhã deste domingo (29), a delegação brasileira ampliou seu saldo de medalhas nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, com a conquista de mais 15 pódios.

Destacam-se as vitórias no tênis e na canoagem slalom, que renderam medalhas de ouro para o Brasil.

No tênis, o Brasil dominou as competições de duplas, conquistando dois ouros e uma prata. No evento feminino, Luísa Stefani e Laura Pigossi, medalhistas de bronze nas Olimpíadas de Tóquio em 2021, venceram as colombianas Fernanda Herazo e Paulina Perez por 2 sets a 0, com parciais de 7/5 e 6/3. Essa vitória marca a primeira vez desde a edição de 2003, em Santo Domingo, na República Dominicana, que o Brasil conquista o ouro em duplas femininas no Pan, feito realizado por Bruna Colósio e Joana Cortez.

Neste domingo, às 17h (horário de Brasília), Laura disputará a medalha de ouro individual contra a argentina Lourdes Carlé. Na semifinal, Laura travou uma batalha de mais de três horas contra a argentina Júlia Riera, saindo vitoriosa por 2 sets a 1, com parciais de 4/6, 6/4 e 7/6 (7/5), garantindo assim a vaga nas Olimpíadas de Paris em 2024, mantendo a condição entre as 400 primeiras do ranking da Associação de Tênis Feminino (WTA, sigla em inglês), atualmente ocupando a 125ª posição.

O título nas duplas masculinas no Pan, que era um feito ainda não alcançado no torneio masculino, finalmente ocorreu com a vitória de Marcelo Demoliner e Gustavo Heide por 2 sets a 1, parciais de 6/1, 2/6 e 10-7 (no formato de "super tie-break", onde o vencedor atinge dez pontos primeiro), sobre os anfitriões chilenos Alejandro Tabilo e Tomas Barrios.

O duelo pela medalha de bronze na disputa de simples entre o jovem Heide, de 21 anos, e o experiente Thiago Monteiro, de 29 anos, resultou na vitória de Monteiro por 2 sets a 1, com parciais de 1/6, 6/3 e 7/6 (7/5).

Na canoagem slalom, Ana Sátila conquistou a medalha de ouro na categoria C1 (canoa individual), tornando-se tricampeã dos Jogos Pan-Americanos, superando a canadense Lois Betteridge (prata) e a paraguaia Ana Paula Castro (bronze). Além disso, destacou-se no caiaque cross, vencendo a norte-americana Evy Leibfarth (prata) e mais uma vez a canadense Betteridge (bronze).

Na mesma modalidade, porém, na disputa masculina, o ouro também foi para o Brasil, com Guilherme Mapelli superando Alex Baldoni, do Canadá, e Eriberto Robles, do Peru.

O Brasil conquistou mais três pratas na canoagem slalom. No C1 masculino, Kauã Silva teve uma punição de dois segundos por tocar um dos obstáculos no percurso, perdendo a oportunidade de conquistar a medalha de ouro para o norte-americano Zachary Lokken. No K1 (caiaque individual), as pratas foram obtidas por Omira Estácia e Pedro Gonçalves, ambos ficando atrás dos adversários dos Estados Unidos e do Canadá, respectivamente.

No hipismo CCE (Concurso Completo de Equitação), a equipe brasileira (Márcio Jorge Carvalho, Carlos Parro, Rafael Losano e Ruy Fonseca) conquistou a medalha de bronze, assegurando a vaga do Brasil nas Olimpíadas de Paris.

Na competição individual, Márcio Jorge e o cavalo Castle Howard Casanova conquistaram a medalha de prata. A norte-americana Caroline Pamukcu garantiu o ouro, enquanto a canadense Lindsay Traisnel ficou com o bronze.

Na natação em águas abertas, Ana Marcela Cunha alcançou a medalha de prata nos dez quilômetros, com a norte-americana Ashley Twichell conquistando o ouro e Viviane Jungblut, do Brasil, obtendo o bronze.

Na marcha atlética, Caio Bonfim garantiu a prata na prova de 20 quilômetros, somando três medalhas em Jogos Pan-Americanos. O equatoriano David Hurtado conquistou o ouro, e o mexicano Eduardo Olivas ficou com o bronze.


Data: 2023-10-31 00:00:00