Logo


Cuiabá , MT - -

Começa a disputa do futsal nos Jogos Estudantis Cuiabanos

Ao todo mais de 60 jogos desta modalidade estão previstos até o mês de junho.



ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


Alunos/atletas de 13 escolas de Cuiabá participaram nesta quarta-feira (20), da primeira rodada do futsal masculino dos Jogos Estudantis Cuiabanos 2015. Os jogos foram realizados no Complexo Dom Aquino e este é apenas o início das partidas que darão acesso às próximas fases classificatórias.

Ao todo mais de 60 jogos desta modalidade estão previstos até o mês de junho. Os participantes são oriundos das redes de ensino municipal, estadual e federal e escolas particulares. No futsal, os times foram divididos por faixa etária, sendo a categoria A entre 15 e 17 anos e a B de 12 a 14 anos. 

De acordo com o coordenador do futsal, Dinho Ribeiro, a principal preocupação é orientar as equipes para que tenham um bom desempenho ao longo da competição. Os resultados serão divulgados pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, no próximo Boletim.

“Ficamos atentos aos detalhes para que os jogadores consigam realizar a partida sem ter que se preocupar em exceder o tempo da partida, problemas na chuteira, caneleira etc. Chamamos à atenção quando necessário, mas é para o bem deles e para que tudo ocorra bem até o final da competição”, comentou. 

Disputando pela primeira vez dos Jogos Estudantis, Gabriel Victor, de 15 anos, conta que a equipe da Escola Estadual Heliodoro Capistrano, do Parque Cuiabá, vem treinando semanalmente.

“Não sabíamos como seria e então, buscamos treinar bastante. A primeira etapa não exige muito, mas pretendemos participar das próximas fases classificatórias, fazendo bons jogos”, disse. 

Ex-jogador do Mixto Esporte Clube e agora treinador da equipe da Escola Estadual Prof. João Crisostomo, Edmilson Cardoso, pediu calma e toques de bola mais rápidos. 

“Eles ficam bem nervosos e o nosso papel é passar confiança. A ideia é pensar o jogo como brincadeira saudável. O gol e vitória são resultados de muito trabalho e é isso que pretendemos fazer”, explicou. 

Representando o Colégio Salesiano São Gonçalo, Ivan de Arruda, de 13 anos,  disse estar confiante. “O time está bem entrosado e apesar da ansiedade tudo acredito que jogados bem”, concluiu. 

Entre as equipes da categoria B estavam jogadores do Colégio Isaac Newton, Salesiano São Gonçalo, Escola Municipal Maria Tita, Instituto Cuiabano de Ensino (ICE), Escola Municipal Rita Caldas, Escola Estadual João Crisostomo, Escola Dom José Despraiado e Escola Estadual Manoel Cavalcante Proença.

Na categoria A, as instituições participantes são Escola Estadual Heliodoro Capistrano, Escola Estadual Prof. Joaquina Cerqueira Caldas, Tiradentes, André Avelino, Escola Estadual João Crisostomo e Escola Estadual José de Mesquita. Estes jogos serão realizados na quadra externa do ginásio. Eles jogaram nas chaves A, B, C e D.

A 40ª edição dos Jogos Estudantis Cuiabanos segue até o dia 16 de junho nos ginásios Dom Aquino, Verdinho, Paiaguás e Quilombo, além dos mini estádios da capital e da UFMT, que sediará as provas de natação.

Neste ano mais de 1.600 alunos participam dos jogos. Eles vão disputar nas modalidades individuais e coletivas. Entre elas, atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, ciclismo, vôlei (quadra e areia), xadrez, natação, Badminton, luta olímpica, tênis de mesa e futebol. 

Os vencedores de cada categoria recebem troféus e medalhas, além de representar Cuiabá nos Jogos Estudantis Mato-grossenses.

Além da segunda rodada do futsal, que será realizada nesta quinta-feira (21), no Dom Aquino, haverá simultaneamente o jogo de tênis de mesa, às 15h30, na Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB).

 

 


Data: 2015-05-21 00:00:00