Logo


Cuiabá , MT - -

AZURRA NA DECISÃO - Jogador mato-grossense pode chegar á final da Eurocopa nesta terça-feira

O atleta é natural de Glória D'Oeste (312 km a oeste de Cuiabá), porém foi naturalizado italiano no início de fevereiro.



ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


O jogador mato-grossense Rafael Tolói terá a chance de disputar a final da Eurocopa, caso a seleção italiana passe da Espanha, no confronto desta terça-feira, às 15h, pela semifinal da competição continental. O atleta é natural de Glória D'Oeste (312 km a oeste de Cuiabá), porém foi naturalizado italiano no início de fevereiro.  

Rafael está na Itália há mais de cinco anos, período de residência exigido pela Fifa, que aceitou o pedido da Federação Italiana de Futebol (Figc) para alterar a nacionalidade do jogador. Em todo período no futebol italiano, o zagueiro teve uma breve passagem pela Roma, quando foi emprestado pelo São Paulo em 2014, na temporada seguinte assinou contrato definitivo com a Atalanta, equipe por qual disputou mais de 200 partidas.

Revelado pelo Goiás, clube pelo qual estreou profissionalmente no ano de 2008, o zagueiro não é o único brasileiro a representar a Itália. Além de Rafael,  o lateral-esquerdo Emerson Palmieri e o volante Jorginho também foram chamados. Ambos pertencem ao Chelsea, da Inglaterra, atual campeão da Uefa Champions League.

Parte da família do atleta é de Treviso, na região do Vêneto, no norte da Itália. Após o processo da Fifa, Tolói conseguiu ser oficialmente naturalizado em fevereiro e já em março convocado pela primeira vez em partida da Data Fifa.

A versatilidade do jogador chamou a atenção do técnico da seleção italiana. Rafael Tolói é zagueiro por formação, mas também pode ser improvisado na lateral-direita, foi assim que foi usado na formação de Mancini.

Campanha

Favorita na competição, a seleção italiana chega para a semifinal da Eurocopa com cinco triunfos em cinco partidas e somente dois gols sofridos. Invicta desde 2018, o time do técnico Roberto Mancini, que ficou de fora da última Copa do Mundo, busca chegar à decisão do torneio europeu.

Enquanto os espanhóis se classificaram na segunda posição na fase de grupos, com uma vitória e dois empates. Nas oitavas de final contra a Croácia, a seleção espanhola foi para a prorrogação e venceu o jogo por 5 a 3. Na fase seguinte, a equipe ficou no 1 a 1 com a Suíça e se classificou nas penalidades máximas.

Histórico

O último duelo entre as duas equipes pela competição europeia  ocorreu em 2016 e a Itália eliminou a Espanha nas oitavas de final. Em contrapartida, os espanhóis comemoraram o título da Eurocopa de 2012 em cima dos italianos em uma goleada por 4 a 0.

Na história, o confronto entre as seleções é bastante equilibrado. Ao todo, são onze vitórias para cada lado e 15 empates em 37 partidas disputadas. 

 

Por: Fernando Soares


Data: 2021-07-05 00:00:00