Logo


Cuiabá , MT - -

Sem Dudu, Oswaldo terá de repensar o sistema ofensivo do Palmeiras

Com a punição do atacante, treinador pode dar chance a Kelvin ou optar por uma formação com mais armadores



ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


 O que os palmeirenses mais temiam acabou acontecendo. Em julgamento realizado no TJD da Federação Paulista de Futebol, na última segunda-feira, Dudu acabou punido por sua expulsão na segunda final do Campeonato Paulista e suspenso por 180 dias.

O Verdão vai recorrer da decisão, mas, em todo caso, o técnico Oswaldo de Oliveira já terá de repensar nos próximos dias como escalar a equipe daqui para frente no Brasileirão sem uma de suas principais peças para o setor ofensivo.

Contratado em janeiro após disputa pública entre os rivais São Paulo e Corinthians, Dudu chegou ao Verdão com o status de titular absoluto.

De lá para cá, atuou em 21 partidas e fez quatro gols, mas acabou marcado negativamente pelo desempenho ruim nas finais do Paulistão – desperdiçou cobrança de pênalti na primeira partida e acabou expulso no jogo de volta, disputado na Vila Belmiro.

Opção de velocidade e habilidade pelas laterais, o atacante tem atuado quase sempre pela esquerda, às vezes invertendo com Rafael Marques e caindo pela direita. 

Caso Oswaldo queira manter o padrão tático, Kelvin herdaria a vaga por ter características semelhantes e, principalmente, por ter agradado nas últimas rodadas – os outros nomes à disposição para o ataque são Ryder Matos, que teve poucas chances na temporada, Maikon Leite, que negocia para deixar o clube, e Leandro, que se recuperou recentemente de cirurgia no pé esquerdo e atuou apenas poucos minutos em 2015.

Kelvin Palmeiras (Foto: César Greco / Agência Palmeiras)Kelvin pode herdar vaga de titular no Palmeiras (Foto: César Greco / Agência Palmeiras)

Com o provável retorno de Arouca – o volante já vem treinando na Academia –, Oswaldo pode avançar Robinho e reconstruir seu sistema de criação com opções como Rafael Marques, Zé Roberto, Alan Patrick, Valdivia e Cleiton Xavier (Fellype Gabriel ainda não assinou contrato).

Adepto do esquema 4-2-3-1, o técnico Oswaldo de Oliveira já admitiu a possibilidade de alterar a formação de acordo com os atletas que tiver à disposição. Atualmente, Leandro Pereira ou Cristaldo atuam isolados, como referências do setor ofensivo, sempre apoiados com uma linha de três armadores.

Se houver necessidade, o treinador pode avançar Rafael Marques para atuar ao lado de Leandro Pereira ou até entrar em campo com dois centroavantes, assim abrindo espaço para uma escalação com dois meias ou três volantes. Vale ressaltar que Valdivia, convocado para a disputa da Copa América, será desfalque depois da quarta rodada do Brasileirão.

Com muitas indefinições, o Palmeiras se reapresenta nesta terça-feira, na Academia de Futebol, e inicia preparação para o duelo do próximo domingo, às 11h, contra o Goiás, na arena, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro.


Data: 2015-05-19 00:00:00