Logo


Cuiabá , MT - -

FLOR RIBEIRINHA - Primeiro ateliê no bairro São Gonçalo Beira Rio será inaugurado neste sábado

BPW inaugura primeiro ateliê do Chita & Fuxico em parceria com a Associação Cultural Flor Ribeirinha às 9 horas de amanhã (19)



ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


A Associação Cultural Flor Ribeirinha da comunidade de São Gonçalo Beira Rio, receberá o projeto Chita & Fuxico, idealizado pela Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais (BPW) Cuiabá. Neste sábado, 19 de junho, ás 9 horas, será inaugurado o primeiro ateliê de costura do projeto, Núcleo Flor Ribeirinha, em evento híbrido, transmitido por meio da plataforma Zoom, com transmissão para várias partes do país, e exterior, através da Espanha, Turquia, Canadá e Equador, mercados internacionais prospectados com apoio da BPW Brasil.

Há quase 20 anos a Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais - BPW Cuiabá, vem desenvolvendo projetos que impactam positivamente a sociedade. Tem uma trajetória marcada por ações que empoderam a mulher em diversas esferas, e também contribuem com o empreendedorismo feminino.

O Chita & Fuxico foi criado em 2018 e já tem sua marca registrada. Contempla em seu eixo estrutural a qualificação e a autonomia econômica de mulheres em situação de vulnerabilidade social, por renda, vítimas de violência doméstica e mães com filhos portadores de necessidades especiais.

Na parceria, a Associação Cultural Flor Ribeirinha está disponibilizando espaço da sua sede, reformado e equipado pela BPW, para a produção e aprendizagem, coordenará o projeto localmente, selecionará as participantes e as facilitadoras de confecção de chita e do fuxico, que inicialmente serão custeadas com recursos da ONG Feminina que recebeu doações e adquiriu máquinas de costuras e matérias primas através de live musical solidária realizada no ano passado.

Visando tornar o projeto uma griffe, com costura criativa, utilizando tecidos de cores alegres que fazem parte da cultura, tradição e regionalidade, a presidente da BPW Cuiabá, Zilda Zompero diz que a organização no estágio atual, intenciona não só o mercado local, mas busca também o nacional e internacional.

Para auxiliar no objetivo de conquistar mercados, a BPW Cuiabá está contando com a consultoria especializada, de Fernanda Maximiano e Lais Gulin, além da conselheira superior e  coordenadora da Comissão de Responsabilidade Social, Sueli Batista, que com formação em Terceiro Setor e Políticas Públicas, criou o Chita & Fuxico com ações que atendem algumas diretrizes dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, ajudando a diminuir os índices da pobreza, da desigualdade de gênero, e promover o trabalho e o desenvolvimento econômico, fomentando a inovação, e a construção de instituições eficazes, responsáveis e inclusivas.

No evento Mariza Bazo, conselheira superior da BPW Cuiabá,  fará apresentação da linha de produtos. Serão leiloadas obras de arte dentro da temática do Chita & Fuxico. As telas foram doadas pelos artistas Adriano Figueiredo, Rafael Jonnier, Odete Venâncio e Nadja Lammela. Duílio Sampaio, doou uma viola de cocho.

Na ocasião, o Grupo Flor Ribeirinha fará uma apresentação de parte de seu repertório de dança, terá ainda música regional com a participação de Pescuma, e a cantora Deize Águena, coordenadora da Comissão de Cultura da ONG Feminina, que estará acompanhada do violonista Rusível.

A fundadora e presidente da Associação Cultural e do Grupo Flor Ribeirinha, Domingas Leonor, enaltece a importância do projeto da BPW para a comunidade de São Gonçalo Beira Rio. Ela frisa que é um dos projetos mais esperados, tendo em vista o trabalho com as mulheres que terão oportunidade de costurar, criar e elaborar novas peças. "É com muito orgulho que recebemos o Chita & Fuxico, que terá muito sucesso. O projeto atenderá a nossa comunidade e bairros com a qualificação, que poderá gerar renda para as famílias, e será desenvolvido aqui no Quintal", disse ela, reforçando que através da arte e da cultura, os projetos transformam a vida das pessoas. As ações por meio das parcerias ganham força e estimulam a comunidade.

No lançamento do primeiro ateliê, a BPW Cuiabá assinará outro termo de cooperação, com a instituição Seara de Luz  para a instalação, ainda neste ano de um ateliê no bairro Liberdade, sede da entidade. Foram convidados também parceiros com quem a organização já realizou ações solidárias, a exemplo da Associação Mães Unidas pelo Amor; projeto Mãos que Ajudam e Casa do Amparo.

 


Data: 2021-06-18 00:00:00