Logo


Cuiabá , MT - -

Com nota 10, Filipinho vai às quartas no RJ. Jadson e Ítalo também avançam

Toledo enfrenta Ricardo Christie na próxima fase, enquanto potiguares decidem uma vaga na semi. Gabriel Medina, Mineirinho e Wiggolly dão adeus ao Rio Pro na sexta



ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


O Brasil tem três representante nas quartas de final do Rio Pro, etapa brasileira da Liga Mundial de Surfe. Com direito ao primeiro 10 da competição, o paulista Filipe Toledo venceu a sensação havaiana John John Florence e a surpresa australiana Matt Banting, no round 4, enquanto o potiguar Jadson André passou pelo conterrâneo Ítalo Ferreira e o neozelandês Ricardo Christie na mesma fase. Na repescagem, Ítalo eliminou John John e se juntou a Filipinho e Jadson nas quartas. Toledo enfrentará Ricardo Christie na próxima fase, enquanto os potiguares decidirão uma vaga na semi.

A sexta-feira, no entanto, também foi de eliminação para outros membros da "Brazilian Storm". Gabriel Medina, Adriano de Souza e Wiggolly Dantas perderam na 3ª fase e deram adeus mais cedo à etapa.

A expectativa agora é que sejam realizados os rounds 2, 3 e 4 do feminino neste sábado, deixando as finais do masculino e feminino para o domingo. Tudo dependerá, no entanto, da condição do mar. A WSL fará uma nova chamada neste sábado, às 7h (horário de Brasília).

Filipinho tira o primeiro 10 do Rio Pro

Filipe Toledo consegue nota 10 e avança de fase no Mundial de Surfe (Foto: André Durão)Filipe Toledo consegue nota 10 e avança de fase no Mundial de Surfe (Foto: André Durão)

 

A bateria que abriu o round 4 era galáctica: os dois grandes destaques do evento até o momento, Filipe Toledo e John John enfrentavam a surpresa Banting, que havia acabado de eliminar Kelly Slater mais cedo. Filipinho mostrou logo de cara seu cartão de visitas: um dez perfeito, o primeiro da competição, graças a um aéreo seguido por duas boas manobras. Na sequência, o brasileiro emplacou um 7,83 e deixou a vida dificílima para os dois rivais ao somar 17,83. Com um 7,30 e um 6,27, Banting ainda ficou em segundo. Já John John não conseguiu repetir as boas atuações anteriores. O havaiano tentou uma série de aéreos, errou todos e ficou em último com 7,74.

- Foi realmente muito emocionante surfar com o apoio dessa torcida e da minha família. Vou me esforçar ao máximo para ir para às finais e representar o Time Medina, o Time Adriano - disse Filipinho, citando os amigos já eliminados.

Na segunda bateria da 4ª fase, os outros dois brasileiros ainda na competição entraram em ação, os potiguares Ítalo Ferreira e Jadson André, contra o neozelandês Ricardo Christie.  Jadson saiu na frente com um 6,50 e um 3,50, mas viu o conterrâneo Ítalo Ferreira virar o jogo com um 6,23, que somado ao 5,17 lhe rendeu um somatório de 11,40. Christie amargava a lanterna com um total de 8,93. Mas nos minutos finais, Jadson embarcou em um tubo e emendou com um floater, flutuando sobre a crista da onda. Antes da decisão dos juízes, Jadson saiu comemorando. Mas levou um susto. Uma nota 4,50, de uma onda anterior, apareceu no placar. O potiguar ficou tenso, achando que tinha perdido. Mas logo em seguida apareceu a nota 6,13, o suficiente para lhe dar a vaga nas quartas de final.

- Minha onda foi muito melhor que 4,50. Fiquei doido porque sabia que era mais que isso. Então vi que era a onda anterior, tinha uma nota ainda a vir, e fiquei feliz. Estou amarradão. É meu melhor resultado neste ano. Espero ir ainda mais longe, porque é muito bom competir em casa - disse aliviado.

Ítalo despacha John John na repescagem 

Ítalo Ferreira é, definitivamente, um “demolidor de gigantes”. O potiguar, que já eliminou Kelly Slater em Gold Coast, não se intimidou com John John Florence, grande sensação do surfe havaiano. Ousado, Ítalo não temeu errar e arriscou diversos aéreos. Com um floater combinado com um 360°, tirou 7,00. Em seguida, executou um lindo aéreo, por pouco não caiu e garantiu um 8,73, chegando a 15,73 contra 4,30, deixando o rival em combinação. Precisando de duas boas notas para virar, John John foi para o tudo ou nada, mas errou os aéreos que tentou e foi eliminado.

surfe Ítalo Ferreira Rio Pro (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Ítalo Ferreira faz um floater no Rio Pro (Foto: André Durão / Globoesporte.com)

RESULTADOS DO ROUND 4

1: John John Florence (HAV) 7,74 x Filipe Toledo (BRA) 17,83 x Matt Banting (AUS) 13,57

2: Ítalo Ferreira (BRA) 11,40 x Jadson André (BRA) 12,63 x Ricardo Christie (NZL) 8,93

3: Mick Fanning (AUS) 8,76 x Bede Durbidge (AUS) 9,33 x Josh Kerr (AUS) 13,03

4: Matt Wilkinson (AUS) 12,74 x Owen Right (AUS) 12,23 x Keanu Aising (HAV) 10,37

RESULTADOS DO ROUND 5

1: Matt Banting (AUS) 13,27 x 13,50 Ricardo Christie (NZL)

2: Ítalo Ferreira (BRA) 15,73 x 4,30 John John Florence (HAV)

3: Bede Durbidge (AUS) 13,67 x 5,20 Keanu Aising (HAV)

4: Mick Fanning (AUS) 9,60 x 14,80 Owen Right (AUS)

BATERIAS DAS QUARTAS DE FINAL

1: Filipe Toledo (BRA) X Ricardo Christie (NZL)

2: Jadson André (BRA) X Ítalo Ferreira (BRA) 

3: Josh Kerr (AUS) X Bede Durbidge (AUS)

4: Matt Wilkinson (AUS) x Owen Right (AUS)


Data: 2015-05-15 00:00:00