Logo


Cuiabá , MT - -

Centro de Triagem chega a 100 mil atendimentos e passa a utilizar teste mais eficaz

Unidade passará a utilizar um novo teste de detecção da Covid-19, considerado mais moderno e eficaz por especialistas



ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


O Centro de Triagem da Covid-19, que funciona no complexo da Arena Pantanal, superou a marca de 100 mil pessoas atendidas em seis meses de funcionamento. Com o objetivo de aprimorar o protocolo de atendimento, a unidade de triagem passará a utilizar um teste de detecção do coronavírus mais moderno e eficaz.

O teste a ser incorporado ao protocolo de triagem é o de pesquisa de antígeno que, assim como um teste rápido, acusa o resultado em 15 minutos. Contudo, essa nova modalidade é considerada mais efetiva pelos especialistas e ideal para o diagnóstico de pessoas com a Covid-19.

Durante entrevista coletiva realizada nesta terça-feira (26.01), o governador Mauro Mendes enfatizou que a testagem via antígeno é mais assertiva na detecção do vírus. “Vamos melhorar muito a nossa eficiência com esse novo tipo de teste. Era teste rápido e agora é teste de diagnóstico, com antígeno, dentro do mesmo tempo de 15 minutos que o anterior. Será mais fácil de diagnosticar quem está ou não com a Covid-19 e, assim, fazer o devido encaminhamento”, explicou.

Já o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, frisou a qualidade do novo teste. “Surgiu esse novo teste de alta qualidade e com uma assertividade muito maior. Por meio dele, diminuiremos a possibilidade de falso negativo e a frequência de casos suspeitos”.

Governador Mauro Mendes e secretário de Saúde Gilberto Figueiredo explicam novos procedimentos para os testes rápidos no Centro de Triagem que completa 100 mil atendimentos
Créditos: Michel Alvim - SECOM/MT

 

O gestor ainda explica que, ao invés da análise do sangue, o novo teste faz a análise da secreção nasal. “Essa secreção é extraída com o swab e colocada numa solução de soro, para que seja dissolvida a amostra. Cinco gotas deste líquido são adicionadas à placa de teste e em 15 minutos sai o resultado”.

De acordo com a coordenação do Centro de Triagem, a previsão é de que o teste da pesquisa de antígeno seja disponibilizado ainda nesta semana pela unidade.

“Estamos trabalhando na adequação da estrutura do Centro de Triagem para atendermos às especificidades deste novo teste. O objetivo é manter a celeridade dos atendimentos, sem que haja o comprometimento da qualidade e da segurança dos trabalhadores”, esclareceu a secretária adjunta de gestão hospitalar da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), Caroline Dobes.

Atendimentos

Centro de Triagem faz os primeiros atendimentos com servidores do Estado para um grande treinamento de todas as equipes
Créditos: Tchélo Figueiredo - SECOM/MT

 

Aberto ao público desde o dia 22 de julho, o Centro de Triagem da Covid-19 completou seis meses de funcionamento em janeiro de 2021. A unidade de testagem tem auxiliado a Atenção Básica dos municípios da Baixada Cuiabana no enfrentamento à pandemia, por meio do tratamento precoce da doença. 

Os dados mais recentes mostram que, de 22 de julho de 2020 a 25 de janeiro de 2021, 100.378 pessoas foram atendidas na unidade. Deste total, 16.066 testaram positivo para o novo coronavírus, 55.033 tiveram o resultado negativo e 29.279 apresentaram quadro suspeito da Covid-19. Neste mesmo período, foram realizadas 7.556 tomografias, exame de avaliação dos pulmões que auxilia no diagnóstico e tratamento da doença.

Para o tratamento dos pacientes que testaram positivo ou que apresentaram a suspeita de coronavírus, a farmácia da unidade já entregou 45.345 medicamentos. Os remédios só são fornecidos após realização de consulta e emissão de receita médica.

Diariamente, o Centro de Triagem da Covid-19 distribui 500 senhas virtuais e 400 senhas presenciais – sendo 900 no total.


Data: 2021-01-26 00:00:00