Vivendo sua melhor fase no ano e embalado com uma série de sete vitórias seguidas, o Grêmio não deu chances para o Cuiabá, confirmou seu favoritismo e avançou para as semifinais da Copa do Brasil. No jogo de volta das quartas de final, na tarde desta quarta-feira (18), em Porto Alegre, o Tricolor Gaúcho teve amplo domínio e venceu por 2 a 0 com dois gols de Diego Costa, após duas assistências de Pepê. O Dourado, que foi valente e fez história ao chegar entre os oito melhores da competição, se despede da competição e passa a se concentrar nas disputas do Brasileiro da Série B e Campeonato Estadual.

Primeiro tempo

O Grêmio entrou em campo com uma postura muito diferente da partida na Arena Pantanal. Colocou os titulares e decidiu sair para matar o jogo. Assim, logo aos 9 minutos, quando o Dourado se aventurou no ataque, o Grêmio executou um ótimo contra-ataque, em velocidade. Diego Costa recebeu cruzamento de Pepê e, de cabeça, estufou as redes do Cuiabá: 1 a 0. Por muito pouco Diego Costa não ampliou aos 12 minutos, quando ficou de frente para o gol, sozinho e acabou chutando para fora.

O Cuiabá não tinha uma boa atuação e pecava na marcação, especialmente do lado esquerdo do ataque do Grêmio, onde havia um ‘corredor’ que favorecia os contra-ataques. O Cuiabá tentava escapar com Maxwell, mas sem força. O Tricolor ainda teve dois gols bem anulados por impedimento, com Diego Souza e David Braz. Os jogadores do Grêmio ainda pediram um pênalti de Hayner aos 39.

Aos 41 minutos, quando o Cuiabá esboçava uma pequena pressão, o Grêmio ampliou o placar. Novamente Pepê, em velocidade, deu assistência para Diego Souza, que ficou de frente para o gol e fuzilou com chute forte dentro da área. Everton ainda desperdiçou uma grande chance nos acréscimos, chutando para fora.

Segundo tempo

Na segunda parte do jogo, o Grêmio não retornou com o mesmo ímpeto. Mais acomodado com a grande vantagem no placar – jogava pelo empate -, optou pela cautela e fazer valer a mesma estratégia do primeiro tempo: o contra-ataque. No entanto, o Dourado voltou mais organizado e dificultou a penetração do time Tricolor sem, no entanto ser tão ofensivo.

Aos 12 minutos Jean Pyerre chuta colocado, de fora da área e João Carlos espalma, evitando o terceiro gol. A partida ficou morna e só aos 21 minutos, o Cuiabá esboçou um ataque com Elvis que chutou em cima de Geromel. Aos 24 minutos, de novo João Carlos salvou o Cuiabá quando Everton chuta de fora da área. A bola faz uma curva venenosa e o goleiro espalma.  Aos 33 minutos Ferreira chuta cruzado, João Carlos espalma e Pepê não chega a tempo para finalizar no rebote. Aos 42 minutos, Lucas SIlva lança Pepê no ataque, que chuta rasteiro, para fora. Uma ótima chance desperdiçada pelo Tricolor.  E o jogo ficou nisso.

Campanha histórica

De qualquer forma, o Dourado celebra o fato de ter feito história, com motivos de sobra para se orgulhar. Nas 32 edições do torneio, pela primeira vez um time mato-grossense chegou tão longe na competição. O time, que está perto de completar 19 anos de fundação, ainda faz boa campanha na Série B, onde é o atual quarto colocado na tabela e briga pelo acesso à elite do futebol brasileiro em 2021.

Próximos jogos

Após sua participação na Copa do Brasil, o Cuiabá não terá tempo para descansar e agora volta suas atenções para a Série B. O Dourado joga neste sábado (21) às 18 horas (horário de MT) contra o CSA na Arena Pantanal. Essa partida vale pela 22ª rodada da competição. Já o Grêmio terá como próximo compromisso o Goiás pelo Campeonato Brasileiro da Série A na próxima segunda-feira (30), às 17 horas (de MT) em Porto Alegre. Na Copa do Brasil, os gaúchos aguardam vencedor de São Paulo x Flamengo, para disputar a semifinal.