Logo


Cuiabá , MT - -

Campeonato Gaúcho: Hegemonia ou fim de jejum: Gre-Nal com "cara de Copa" decide Gauchão

Inter e Grêmio entram em campo às 16h no Beira-Rio para a final do campeonato; clássico terá torcida mista, Caminho do Gol e 1º campeão desde reforma do estádio



ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


Beira-Rio lotado, valendo tudo ou nada e até com Caminho do Gol para a torcida. Bem que poderia ser uma partida de Copa do Mundo em Porto Alegre. Mas não é. Na verdade, para colorados e gremistas pode soar mais importante. Porque, dentro dos limites do Rio Grande do Sul, vencer o maior rival e levantar a taça do Gauchão valem demais. Ainda mais quando está em jogo o primeiro título a ser disputado desde a reforma do estádio e diante da exitosa área mista que reúne fãs rivais numa área em comum. A partir das 16h deste domingo, o Gre-Nal 406 definirá tudo isso. E um pouco mais. 

LEIA TAMBÉM
> Do Caminho do Gol à segurança: o serviço do Gre-Nal
> Atacantes tentam virar o jogo após Gauchão de jejum
> Musa do Gauchão quer fazer embaixadinhas no Gre-Nal

O clássico também mudará o paradigma do confronto. Se o Inter sair vencedor, emplacará o quinto título consecutivo, uma marca não alcançada pelo clube há 42 anos. Já o Grêmio amarga meia década sem conquistas. Para D'Alessandro levantar a taça neste domingo, precisará vencer por qualquer placar. Rhodolfo, por sua vez, ergue o troféu para os tricolores em caso de vitória, claro, e ainda empate com gols. Um novo 0 a 0, como na Arena na última semana, leva a decisão para os pênaltis.

O Gre-Nal tem sua pitada de Copa em campo. Ao menos quatro jogadores - Erazo, Cristian Rodríguez, Aránguiz e Nilmar - e o técnico Felipão têm passagens pelo Mundial, dando ainda mais charme ao duelo. Em recuperação de lesão, o zagueiro Juan, com duas Copas no currículo, não deverá atuar, assim como Réver, Vitinho e Anderson, estes por critério técnico. Quem se recuperou foi o argentino Lisandro López. O já citado Cristian Rodríguez ainda é dúvida e não deve atuar mais do que 45 minutos pelo lado tricolor. Esperança na frente, Yuri Mamute está 100%. A única alteração certa é Erazo na vaga do suspenso Geromel.

Mas tudo é possível, uma vez que os dois treinadores evitaram confirmar completamente as equipes. Felipão
chega a sua décima decisão pelo Grêmio, a primeira em sua terceira passagem. O aproveitamento é bom, só perdera duas de nove e, em dois Gre-Nais de finais, levou a melhor. Aguirre pode se tornar o primeiro técnico estrangeiro campeão pelo Inter desde 1950 e o quarto no geral, de um total de 13 gringos.

taça gauchão gre-nal (Foto: Marcos Westermann/RBS TV)Taça do Gauchão no palco da decisão de domingo
(Foto: Marcos Westermann/RBS TV)

Desde o início do Gauchão, o Grêmio tratou de fazer do estadual uma Copa do Mundo. De olho na Libertadores, o Inter procurou usar uma equipe alternativa. Isso até as finais. Para deixar claro que o Gre-Nal vale o mesmo para o Colorado, o presidente Vitorio Piffero apimentou a semana, criticando atitudes de Felipão no jogo de ida. O treinador gremista optou por não polemizar e manter o clima de paz, como Diego Aguirre.

Além de elogiar o colega, Scolari voltou a exaltar a torcida mista. Inovação que estreou no clássico de 1º de março, a área em comum para mil colorados e mil gremistas e que ruma a sua terceira edição, com expectativa de novo sucesso.

Para completar, haverá novamente o Caminho do Gol, espaço que permite aos torcedores andarem a pé até o estádio, como fora realizado durante a Copa do Mundo. Por falar em Copa, o Mundial foi testemunha do maior público do Beira-Rio remodelado. Na ocasião, 43.285 pessoas viram Argentina x Nigéria. A ideia é ultrapassar a marca no Gre-Nal.

Leandro Vuaden apita o clássico, auxiliado por Rafael Alves e Marcelo Barison. A RBS TV transmite para todo o estado, o Premiere, para todo o Brasil, e o GloboEsporte.com acompanha todos os lances em tempo real, com fotos e vídeos exclusivos.

HEADER escalacoes 690 (Foto: Infoesporte)



Inter: Alisson; William, Ernando, Alan Costa e Geferson; Rodrigo Dourado, Aránguiz, Valdívia (Nicolas Freitas), D’Alessandro e Eduardo Sasha; Nilmar.

Grêmio: Marcelo Grohe; Matías Rodríguez, Rhodolfo, Erazo e Marcelo Oliveira; Fellipe Bastos, Maicon, Giuliano, Douglas e Luan; Braian Rodríguez.

HEADER quem esta fora 690 (Foto: Infoesporte)


Inter: Juan e Jorge Henrique estão em reta final de recuperação de lesões e ficaram fora dos relacionados de Diego Aguirre. Nilton é outro que não joga por lesão muscular.

Grêmio: Expulso no jogo de ida, Geromel é o principal desfalque. Ramiro ainda se recupera de cirurgia no joelho.

 


Data: 2015-05-03 00:00:00