Logo


Cuiabá , MT - -

Copa do Mundo de Ginástica: Na torcida, Dani Hypolito abre espaço para meninas desabrocharem em casa

Veterana da seleção é poupada na Copa do Mundo de SP para dar mais espaço às jovens Flávia, Rebeca, Lorrane e Letícia, que brigam por medalhas neste sábado



ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


No momento em que a ginástica feminina brasileira vê o surgimento de adolescentes com enorme potencial, a trintona Daniele Hypolito, a mais velha integrante da seleção brasileira vem sendo fundamental para que as jovens Flávia SaraivaRebeca Andrade, Lorrane dos Santos e Letícia Costa tenham mais espaço para usar a Copa do Mundo de São Paulo com o objetivo de se acostumarem com o desafio de competir em casa, como vai acontecer nas Olimpíadas do Rio 2016. 

Para ajudar no desabrochar das meninas, Dani foi poupada da competição que está acontecendo no ginásio do Ibirapuera. Incentivadas pela veterana com quatro participações olímpicas, Flavinha disputa neste sábado, a partir das 16h20 (de Brasília), a final das barras assimétricas, e Rebeca estará em ação nas decisões do salto, às 14h45, e também das barras. O GloboEsporte.com acompanha toda a competição em Tempo Real. O SporTV transmite as finais neste sábado, a partir das 14h. A TV Globo transmite ao vivo as decisões do domingo dentro do Esporte Espetacular.

- A gente precisa que elas tenham essa experiência, porque imagina se elas não competissem nesta etapa e não tivessem uma pressão da torcida brasileira antes de estar nas Olimpíadas. A gente sabe o quanto a nossa torcida é calorosa. Elas precisavam disso para não chegar nas Olimpíadas com uma pressão a mais - comentou Daniele, de 31 anos de idade..

Flávia Saraiva na Copa do Mundo de SP (Foto: Ricardo Bufolin/CBG)Flávia Saraiva está estreando entre as adultas na Copa do Mundo de São Paulo (Foto: Ricardo Bufolin/CBG)

Leia também:

Veja como comprar ingressos para a Copa do Mundo de São Paulo

Flavinha encanta torcida e vai à final; Diego se poupa e passa em sexto

Saiba como foi o primeiro dia em São Paulo

Lais Souza revê velhos companheiros da ginástica no Ibirapuera: "Irmãos"

Pétrix leva tombo feio, na avança na barra fixa, mas ganha apoio da torcida

Joia da seleção brasileira, Flavinha tem apenas 15 anos, mas já viveu importantes experiências na sua breve carreira, como a participação com um ouro e duas pratas nos Jogos Olímpicos da Juventude de Nanquim, no ano passado, na China. Ela considera que tal passagem pode ser comparada com o calor da torcida brasileira no Ibirapuera.

Rebeca Andrade na Copa do Mundo de São Paulo (Foto: Ricardo Bufolin/CBG)Rebeca Andrade é favorita no salto na final deste sábado (Foto: Ricardo Bufolin/CBG)

- Eu já tive experiência na China com bastante gente gritando. Está sendo muito bom aqui em São Paulo, porque eu gosto das palmas da torcida e acho legal a experiência. Vou dar o meu melhor para ganhar medalha na final - disse Flavinha, que se classificou para as finais dos três aparelhos que disputou (solo, trave e assimétricas).

Rebeca também tem 15 anos e é apontada como a maior promessa dessa nova geração. Ela está tendo sua primeira experiência em competição com grande torcida, já que cedeu sua vaga em Nanquim para Flavinha por conta de uma lesão no ano passado. Bronze nas assimétricas na etapa de Ljubljana, na Eslovênia, a ginasta deu, em São Paulo, uma mostra de seu potencial no salto, avançando em primeiro mesmo sem precisar apresentar os saltos mais difíceis que treina. Rebeca parece não sentir pressão sobre seus ombros.

- Achei positivo competir em casa, com a torcida apoiando. Dá uma alegria todo mundo gritando seu nome, depois eles pedem para tirar foto. Mesmo você errando, eles dão parabéns. Acho isso legal. Não tem bem uma pressão, mas sempre tem um nervosismo. Em qualquer competição você fica nervosa, sempre. Gostei dos meus saltos. Foram muito bons. Não gostei das assimétricas porque errei (teve uma queda). Fiquei triste, porque não pode errar na competição, mas passei para a final ainda (na oitava e última vaga). Agora vou tentar acertar. Dá para ganhar uma medalha ainda - disse Rebeca.

Lorrane dos Santos na Copa do Mundo de SP (Foto: Ricardo Bufolin/CBG)Lorrane superou 2014 de lesões e entrou no ritmo para ir à final do solo (Foto: Ricardo Bufolin/CBG)

Aos 17 anos, Lorrane dos Santos está em sua segunda temporada entre as adultas. Também apontada como promessa, ela teve o ano de 2014 comprometido por causa de uma instabilidade nos ombros, que a exigiu passar por cirurgia duas vezes. Enfim Lorrane está de volta e mostrando seu valor. Ela foi a única a participar de todas as competições da equipe feminina neste ano e levou a prata na trave na etapa da Eslovênia. Em São Paulo, uma queda na entrada a tirou da final da trave, mas Lorrane avançou à decisão do solo em segundo lugar, atrás apenas de Flavinha.

- Este ano eu voltei zerada. O ombro está bom. Eles me colocaram para participar de todas as competições, porque fiquei o ano inteiro parada em 2014. Eu preciso entrar em forma, em ritmo de competição. Acho bom para mim. Chegou a minha hora. Cada competição, eu me sinto mais confiante. Gosto bastante de competir. Estou mais firme - disse Lorrane.

Aos 20 anos, Letícia é a mais experiente da equipe no Ibirapuera. Apesar de estar em sua primeira Copa do Mundo, tem dois Mundiais no currículo e acompanhou o crescimento do time. Muito elogiada por Georgette Vidor, coordenadora da seleção feminina, a ginasta credita sua evolução à concentração. As selfies e brincadeiras nas redes sociais que a fazem querida por toda a seleção não entram no ginásio. Foi essa seriedade que a permitiu mostrar pela primeira vez um salto com dupla pirueta que a impulsionou para a final do aparelho em São Paulo.

Letícia Costa na Copa do Mundo de São Paulo (Foto: Ricardo Bufolin/CBG)Letícia Costa credita evolução à concentração no treino (Foto: Ricardo Bufolin/CBG)

- Cresceu uma força de vontade em mim desde o último Mundial. Estou me esforçando cada dia mais, porque quero melhorar, quero mostrar para mim mesmo o que posso. Sou uma pessoa completamente diferente dentro e fora do ginásio. Eu quase não converso no treino. Quase não falo, quase não rio. Isso tira minha concentração. Fora eu sou bem diferente - disse Letícia.

Dani Hypolito, por sua vez, foi poupada apenas para esta Copa do Mundo de São Paulo. Ela segue como titular da equipe brasileira e vai com tudo para buscar a classificação para a sua quinta participação olímpica após ter participado de todas as edições dos Jogos desde Sydney 2000.

- Estou adorando estar aqui, porque é o meu mundo. Claro que eu preferia muito mais estar competindo, mas eu entendo. Estou indo para a minha quinta Olimpíada e é importante as mais jovens estarem aqui competindo. Pelo que eu vi, elas estavam tranquilas. A gente precisa delas com o psicológico bem tranquilo.

Como não está se apresentando em São Paulo, Dani pode torcer com mais atenção pelo seu irmão Diego, que é dúvida na final do salto neste sábado, mas está confirmado na decisão do solo, neste domingo.

- Meu irmão está muito focado. Ele é um guerreiro. Estou muito perto da luta dele. Ele está com força total. Vou torcer para ele fazer um solo bonito na final.

Os outros cinco brasileiros também avançaram a pelo menos uma final cada. O campeão olímpico Arthur Zanetti deu show nas argolas, com a maior nota da carreira (16,050 pontos), eterá a companhia do amigo de treino Henrique Flores na decisão do domingo. Ângelo Assumpção foi às finais do salto e do solo, Francisco Barretto se classificou nas barras paralelas, e Petrix Barbosa avançou no cavalo com alças.

PROGRAMAÇÃO DA COPA DO MUNDO DE SÃO PAULO

Sábado (2 de maio)

13h às 13h55: aquecimento GAM* (salto, paralelas e barra fixa) e GAF** (salto e barras assimétricas);

14h10 às 14h40: final GAM (salto, com os brasileiros Diego Hypolito e Ângelo Assumpção)

14h45 às 15h15: final GAF (salto, com as brasileiras Rebeca Andrade e Letícia Costa)

15h20 às 15h50: final GAM (paralelas, com o brasileiro Francisco Barretto)

16h às 16h15: premiação

16h20 às 16h50: final GAF (barras assimétricas, com as brasileiras Flávia Saraiva e Rebeca Andrade)

16h55 às 17h25: final GAM (barra fixa)

17h30 às 17h45: premiação



Domingo (3 de maio)

9h às 9h50: aquecimento GAM (solo, cavalo com alças e argolas) e GAF (trave e solo)

10h10 às 10h35: final GAM (solo, com os brasileiros Diego Hypolito e Ângelo Assumpção)

10h40 às 10h50: premiação

10h55 às 11h20: final GAM (argolas, com os brasileiros Arthur Zanetti e Henrique Flores)

11h25 às 11h35: premiação

11h40 às 12h10: final GAF (solo, com as brasileiras Flávia Saraiva e Lorrane dos Santos)

12h15 às 12h30: premiação

12h35 às 13h05: final GAF (trave, com a brasileira Flávia Saraiva)

13h10 às 13h40: final GAM (cavalo com alças, com o brasileiro Pétrix Barbosa)

13h45 às 14h: premiação 



*GAM (Ginástica Artística Masculina)

**GAF (Ginástica Artística Feminina) 

 


Data: 2015-05-02 00:00:00