Logo


Cuiabá , MT - -

Governo Federal decreta situação de emergência em Chapada dos Guimarães

Voluntários se unem na tentativa de combater o fogo e resgatar animai



ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


Uma portaria publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (14) pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, do Ministério do Desenvolvimento Regional, colocou Chapada dos Guimarães (67 km de Cuiabá) na lista de municípios em situação de emergência em razão dos incêndios florestais que têm avançado na região.  

 

A publicação assinada pelo secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, Lucas Alexandre Alves, leva em consideração um pedido da Prefeitura e  garante ao município acesso a recursos federais para ações de socorro, assistência, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação de infraestruturas danificadas. 

 

Os satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) detectaram nesta terça-feira (15) 32 focos de calor, que podem indicar existência de queimadas. Apenas nas duas primeiras semanas de setembro, o município registrou 113 focos.  Grupos de brigadistas voluntários têm atuado em regiões como do Vale do Jamacá, que sofre com o avanço das chamas. 

 

Eduardo Rocha

WhatsApp Image 2020-09-14 at 23.24.14.jpeg

Incêndio registrado no Vale do Jamacá, na região de Chapada dos Guimarães, entre ontem (14) e hoje (15).

Em entrevista ao PNB Online, o professor Eduardo Rocha contou que vários voluntários estão na região na tentativa de combater o fogo e resgatar animais. “Ontem voluntários ficaram até as 02h tentando conter o fogo no Vale do Jamacá. Foi muito tenso. Hoje o fogo continua, e eles já estão lá novamente desde 05h da manhã”, relatou. 

 

Rocha, que também é voluntário e atua junto com as brigadas da região, afirma que não há qualquer controle sobre a situação. “O Vale da Benção, uma das principais zonas de amortecimento do Parque Nacional continua pegando fogo. Há focos próximos do atrativo Chapada Aventura, no Vale da Bocaina, próximo à Cachoeira do Marimbondo, Cachoeira da Geladeira. Se disseram que há controle, não é verdade”.

 

Os voluntários estão tentando alcançar mais pessoas que possam atuar no combate às chamas. Por meio de um formulário online, interessados podem realizar inscrição para trabalho voluntário em Chapada dos Guimarães. O Corpo de Bombeiros de Mato Grosso também estão trabalhando na região. Brigadistas tem feito o monitoramento e combate aos focos desde 1º de julho, tentando evitar que o fogo se propague.

 


Data: 2020-09-15 00:00:00