Logo


Cuiabá , MT - -

"ARTIGO" Truques para evitar a depreciação do seu veículo

Saiba o que fazer para ajudar o carro a ficar conservado por mais tempo



ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


Todo mundo sabe que assim que se compra um dos carros à venda em Cuiabá disponíveis em uma concessionária, a desvalorização dele se inicia assim que ele sai do local. Em outras palavras, só o fato do carro ter sido adquirido e saído da concessionária para trilhar seu caminho rumo às mãos do dono já faz com que ele perca seu status de novo e, dessa forma, um pouco da sua valorização.

Apesar disso, existem uma série de cuidados que podem ser tomados para se evitar ao máximo que o veículo sofra uma depreciação acima da média observada no mercado no momento da revenda. Quando um carro está bem conservado, ele conseguirá conseguir preços similares ao do valor médio de mercado ou mesmo superiores.

Continue lendo adiante para obter dicas imperdíveis de como evitar que o veículo fique depreciado.

Cuidar das rodas com carinho

Para se assegurar que as rodas se mantenham bem conservadas e evitar possíveis desgastes no sistema de suspensão do carro, recomenda-se fazer o alinhamento e balanceamento das rodas, a cada 10 mil km rodados. Tudo isso deve ser aliado também a uma revisão completa de todos os itens do veículo.

No entanto, é preciso prestar atenção a esse quesito também em situações específicas, quando como um carro passa por alguma irregularidade na pista, como um buraco ou algo do gênero e começa a perceber algumas falhas do carro, como a direção desviada ou trepidação. Nesse caso, você pode se ver forçado a adiantar a realização desses serviços.

Além disso, pessoas que estão habituadas a usar o veículo em terrenos acidentados com maior frequência precisam fazer uma calibração dos pneus de 15 em 15 dias.

Outro ponto importante diz respeito à limpeza dessas rodas. Deve-se nutrir uma maior preferência por produtos neutros, como água e sabão, a fim de não causar danos ao acabamento. É igualmente recomendado que se lubrifique as porcas da roda, com o objetivo de impedir que surja ferrugem na peça em questão.

Preste atenção na conservação do motor

O motor é um dos elementos sobre os quais mais se deve permanecer atento se se deseja que o veículo não fique depreciado. Para que isso seja possível, deve-se efetuar a troca de óleo, fazer a revisão das velas do motor e do filtro de combustível a cada 10 mil km ou então a cada período de seis meses.

A cada ano, deve-se igualmente fazer a medição da vida útil da bateria e verificar se existe algum problema no alternador, responsável por carregar a bateria.

Efetuar a troca da pastilha de freios frequentemente

Regular os freios é obrigatoriamente necessário em questão de manutenção preventiva. A troca das pastilhas precisa ser realizada quando a frenagem causa um barulho de tonalidade metálica, o que aponta que ele já está ao final de seu ciclo de vida útil, de validade.

Caso o problema não seja notado, o desgaste pode ser ainda maior e o dono poderá ser obrigado a trocar igualmente o disco de freio. Isso porque como as pastilhas são pressionadas contra o disco, se existe um desgaste nas pastilhas o disco também sofrerá uma série de danos a cada frenagem que o carro dá.

Ademais, os fluídos de freios devem ser igualmente trocados anualmente. A troca é algo bem barato e, além de ajudar a evitar desgastes no sistema de frenagem, auxilia a manter o item seguro.

A manutenção dos itens deve ser constante

Quando se trata de carros usados, não é só a tabela FIPE por si só que irá contar pontos na hora de se precificar o veículo. Bem porque ela é um ponto de referência, uma base para se calcular o valor, mas não é o único determinante. Com efeito, o grau de conservação também influenciará enormemente o seu preço.

Isso significa não apenas cuidar da parte mecânica e coisas do tipo, mas também atentar para outros itens. Um deles, por exemplo, são as palhetas do limpador de para-brisa, que precisam ser trocadas todo ano. Afinal, quando a borracha sofre um desgaste, ela pode acabar riscando um vidro.

A limpeza do para-brisa auxilia a preservar a palheta ao evitar que haja acúmulo de sujeira e gordura, que provocam desgaste na borracha deste acessório.

No que se refere ao cinto de segurança, os engates e também os pontos de fixação precisam ser continuamente lubrificados. Além disso, as tiras dos cintos, além de serem mantidas sem folgas e bem costuradas, devem igualmente passar por uma limpeza regular, utilizando-se detergente suave e um pano levemente umedecido.

Prezar pela limpeza dos bancos

De tempos em tempos, os revestimentos de bancos do carro precisam ser aspirados. A frequência mínima recomendada é de uma semana. Isso porque a sujeira que fica acumulada pode provocar manchas no tecido que serão difíceis de serem retiradas.

No caso dos bancos de couro, além de terem que ser limpos com pano umedecido regularmente, necessitam ser hidratados a cada seis meses, porém utilizando-se produtos específicos para essa finalidade.

Consertar potenciais danos na carroceria o quanto antes

Batidas e riscos na carroceria do veículo precisam ser reparados o quanto antes. Se porventura o impacto provocou um dano na pintura, quando o metal for exposto e, desse modo, estiver mais suscetível as intempéries, gerará diversos pontos de ferrugem.

Além de tudo isso, o grau de sujeita na carroceria pode provocar arranhões na pintura. Ao se limpar o veículo com uma certa frequência, valendo-se de sabão neutro e água, auxilia a evitar essa modalidade de danos.

Quando o carro estiver na iminência de ser revendido, vale a pena apostar em uma boa revisão, caso o dono não tenha feito uma boa e completa manutenção preventiva antes. Isso ajudará a descobrir possíveis defeitos e melhorias a serem feitas no carro, ajudando-o a se valorizar.

 

 

 

Agora você conhece uma série de dicas para evitar a depreciação do seu carro. Curta e compartilhe esse post em suas redes sociais!

 

 

 

 

 

Pedro Rosa  
  Marketing Digital
 
     

Data: 2020-09-02 00:00:00