Logo


Cuiabá , MT - -

Ana Sátila confirma evolução e fica com a prata no K1 sub-23 em Foz do Iguaçu

Destaque da canoagem slalom do Brasil, atleta termina a prova apenas atrás de Jessica Fox no Mundial Sub-23 e Júnior da modalidade. País ganha outro bronze



ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


Os abraços, a alegria e o choro na primeira medalha de prata do Brasil no Mundial Sub-23 e Júnior, disputado em Foz do Iguaçu. Neste domingo, Ana Sátila, de 19 anos, iniciou uma procissão de cumprimentos e mexeu com a emoção de familiares e amigos assim que terminou a prova do K1 sub-23 e viu seu nome aparecer no telão confirmando a segunda colocação, atrás apenas do fenômeno australiano Jessica Fox, atual campeã mundial sênior. A austríaca Lisa Leitner foi a terceira.

Ana Sátila foi a sexta atleta a fazer a descida e marcou o tempo de 96s66. Ela ficou à espera das outras quatro competidoras que restavam. Viu Jessica Fox fazer um tempo absurdo de 93s52 e aguardou ao lado da australiana a confirmação dos resultados. Recebeu os parabéns da rival e correu para comemorar.

- Estava esperando e não aguentava mais a ansiedade. Esse é o pior momento de toda a descida. Fui confiante, ainda cometi erros, mas sabia que o meu tempo era suficiente para estar no pódio e era isso que eu esperava para dar alegria a todo o país - disse Ana Sátila, que conquistou o título mundial júnior no ano passado.

O fato de competir em casa deixou a brasileira ainda mais satisfeita com a conquista. Com objetivos que vão além do Mundial Sub-23 e Júnior, Ana Sátila garante que vai iniciar uma nova fase de sua carreira a partir dessa medalha de prata.

- Sou uma nova atleta depois desse campeonato. Agora sei que posso ir além. Isso me motiva a treinar a mais e pensar em ganhar o ouro nos Jogos Pan-Americanos. Competir em casa é uma experiência incrível. Nunca havia sentido algo parecido. Nas próximas competições, já vou estar mais experiente. Vivi o ápice das emoções - comentou Ana.

Nesta temporada, além do Pan, Ana ainda vai disputar as etapas da Copa do Mundo e o Mundial sênior em setembro, em Londres, na mesma pista onde foi realizado os Jogos Olímpicos de 2012. Mais encontros pela frente com Jessica Fox.

Ana Satila, canoagem, mundial sub-23, jessica fox (Foto: Thales Soares)Ana Sátila ao lado da campeã e exemplo Jessica Fox (Foto: Thales Soares)

- Era um sonho. A Jessica é uma atleta exemplar para eu seguir na minha carreira. Ela tem muita história na canoagem, é a melhor do mundo e fiquei poucos segundos atrás dela. Fico feliz por dividir o pódio com ela - disse Ana.

Com todas conquistas em sua carreira, Jessica também tinha motivos para festejar a conquista no K1 sub-23. No dia anterior, ela terminou na quinta colocação no C1 sub-23 ao cometer um erro na descida, o que a levou às lágrimas. Desta vez, era sorrisos.

- Sim, chorei muito depois do C1. Mas agora estou muito feliz com essa corrida. Foi muito difícil terminar em quinto lugar no C1, quando esperava vencer. Dei a volta por cima e foquei na prova do K1. Fico feliz por ter vencido - afirmou Jessica, campeã mundial sênior em 2014 no K1 e no C1.

mais um bronze

Na categoria C2, disputada apenas no masculino, o Brasil conquistou a medalha de bronze no sub-23. A parceria formada por Charles Correa e Anderson Oliveira ficou na terceira colocação neste domingo, atrás apenas das duplas da Polônia e Eslováquia, respectivamente. Ainda havia mais dois representantes brasileiros na prova: Felipe da Silva/Fábio Scchena, que ficaram em quinto, e Pedro Aversa/Rafael de Souza, sétimo. Foi o segundo bronze do país, já que no sábado Felipe da Silva havia sido o terceiro no C1 sub-23.

Charles Correa, Anderson Oliveira, canoagem, mundial (Foto: Thales Soares)Charles Correa e Anderson Oliveira depois da descida na qual garantiram o bronze (Foto: Thales Soares)

No C2 júnior, o Brasil teve dois representantes neste domingo. Maicon de Borba e Carlos Moraes terminaram a prova na quinta colocação, enquanto os gêmeos Wallan e Weltton de Carvalho ficaram em 10º. O pódio foi formado pelas parcerias de França, República Tcheca e Alemanha.

complemento

Sem presença de brasileiras na prova feminina do K1 júnior, a eslovaca Michaela Hassova levou a primeira colocação. Na sequência chegaram a alemã Elena Apel e a francesa Camille Prigent. Nas disputas femininas por equipes do K1, Áustria, Austrália e República Tcheca fizeram o pódio no sub-23, com o Brasil na nona colocação, enquanto no júnior a vitória foi de República Tcheca, seguida de Alemanha e Espanha, com o Brasil fechando em sexto lugar.

O C2 por equipes não teve seus resultados validados para o Mundial por não cumprir as exigências mínimas de três continentes e cinco participantes.

 


Data: 2015-04-27 00:00:00