Logo


Cuiabá , MT - -

Secel abre edital para seleção de Pontos de Esporte e Lazer

A ação vai contemplar 25 organizações que ajudam a efetivar o direito ao esporte e ao lazer, principalmente em comunidades e populações mais vulneráveis



ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


Organizações que desenvolvem ações sociais de esporte e lazer podem receber uma importante fonte de fomento com o edital lançado pelo Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), nessa quinta-feira (09.07). Denominado “Pontos de Esporte e Lazer”, o edital de chamada pública vai contemplar 25 organizações da sociedade civil com prêmios de R$ 15 mil para cada uma e está com inscrições abertas até o dia 07 de agosto de 2020.

A seleção visa apoiar iniciativas que ajudam a efetivar o direito ao esporte e ao lazer, principalmente em comunidades e populações mais vulneráveis. Para ser contemplada como Ponto de Esporte e Lazer, a entidade deverá comprovar atuação em atividades esportivas continuadas de interesse social e coletivo há pelo menos três anos. Os demais requisitos para participar do processo de seleção estão disponíveis em www.esportes.mt.gov.br/editais.

De acordo com o secretário adjunto de Esporte e Lazer da Secel, Jefferson Carvalho Neves, o lançamento do edital é um marco para pasta e para as instituições na realização de suas boas práticas.

“Há excelentes projetos sociais na área esportiva acontecendo por todo o estado. São projetos que prestam serviços maravilhosos e que, a partir de agora, vão contar com apoio institucional do Governo para continuar levando esporte e cidadania à população. Apesar do recurso disponível limitar a quantidade de organizações contempladas,  a ideia é ampliar cada vez mais nos próximos anos”, declara Jefferson.

O conceito é que o Ponto de Esporte e Lazer funcione como instrumento de articulação de ações e projetos já existentes nas comunidades, com ações esportivas continuadas nos mais diversos campos.  Também serão consideradas áreas temáticas de atuação, como Esporte e Meio ambiente, Esporte Populares e Tradicionais, Esporte e Coletividade Esporte Inter-racial, Esportes indígenas, Esporte e infância e Esporte de Inclusão. 

Para garantir a descentralização dos recursos e a redução das desigualdades regionais, o edital prevê que 60% dos projetos selecionados sejam de municípios do interior do Estado. Os outros 40% serão distribuídos entre os municípios da Região do Vale do Rio Cuiabá (Cuiabá, Várzea Grande, Nossa Senhora do Livramento e Santo Antônio de Leverger). A seleção ainda buscará contemplar pelo menos uma organização que atue em projetos de práticas desportivas para Pessoas com Deficiência (PCD).

O edital prevê um investimento total de R$ 375 mil que contará com recursos do Fundo de Desenvolvimento Desportivo do Estado de Mato Grosso (Funded). Cada organização da sociedade civil selecionada receberá o prêmio em parcela única. 

 

 
 
Área de anexos
 
 
 

Data: 2020-07-13 00:00:00