Logo


Cuiabá , MT - -

Hugo Calderano busca neste domingo o bicampeonato da Bundesliga de tênis de mesa

Sexto do mundo e primeiro brasileiro classificado para Tóquio-2020 a voltar a competir, carioca defenderá o Liebherr Ochsenhausen em reedição da final do ano passado



ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


13/6/2020 - Primeiro brasileiro classificado para os Jogos Olímpicos de Tóquio a voltar às competições em meio à pandemia do novo coronavírus, Hugo Calderano poderá conquistar neste domingo (14) o bicampeonato da Bundesliga, a liga alemã de tênis de mesa. Sua equipe, o Liebherr Ochsenhausen, disputará o título nacional com Saabrücken, em uma reedição da final da temporada passada. O confronto está marcado para as 9h (de Brasília) e terá transmissão ao vivo em hugocalderano.com.

Sexto colocado do ranking mundial, Hugo voltou às mesas na quinta-feira (11) pela semifinal da Bundesliga, após três meses sem jogos oficiais. O carioca de 23 anos ajudou sua equipe a superar Borussia Düsseldorf por 3 jogos a 2: marcou um dos pontos do time ao vencer o alemão Timo Boll (10º), ex-número um do mundo, por 3 sets a 2.

“No primeiro jogo, apesar de já me sentir bem tecnicamente, foi difícil achar o meu ritmo depois de três meses sem competições. Mas joguei bem melhor contra o Timo Boll e com certeza fiquei muito feliz por termos passado pra final”, afirmou Hugo, que também teve de se adaptar ao novo protocolo de jogo, alterado em virtude de precauções sanitárias.

“Não foi muito fácil. O mais difícil para mim foi não poder passar a mão na mesa. Além de secar o suor, isso faz parte da minha rotina e me ajuda a me concentrar entre os pontos. Felizmente, consegui me adaptar bem no final”, explicou.

Ochsenhausen se classificou para os playofffs com a terceira melhor campanha da fase de classificação (15 vitórias em 21 jogos). Além de Hugo, os atuais campeões contam com o francês Simon Gauzy (19º), o polonês Jakub Dyjas (64º) e o austríaco Stefan Fegerl (87º).

Já Saarbrücken conseguiu dois triunfos a mais e fechou a temporada regular na ponta da tabela. Seu elenco tem o alemão Patrick Franziska (16º), o chinês Shang Kun (sem ranking), o esloveno Darko Jorgic (34º) e o tcheco Tomas Polansky (150º).

Para Hugo, a decisão promete ser mais dura do que em 2019, quando Ochsenhausen ficou com a taça após uma vitória por 3 jogos a 0.

“Saarbrücken está com uma equipe mais forte do que a do ano passado, com o chinês Shang Kun. Vai ser um jogo muito difícil e todos temos que estar preparados para uma luta mental”, avaliou.

Há seis anos em Ochsenhausen, Hugo poderá conquistar o terceiro título pela equipe - além da Bundesliga, também levou a Copa da Alemanha do ano passado. Já o clube busca seu quinto caneco da liga nacional.

Adaptações em tempos de pandemia

Para realizar os playoffs com a devida segurança sanitária, a Bundesliga teve de fazer uma série de ajustes, do protocolo de jogo ao sistema de disputa dos confrontos. A semifinal passou de uma melhor de três para um duelo único apenas com partidas individuais, eliminando a possibilidade de um jogo de duplas, para reduzir o contato entre os atletas.

Além disso, as semifinais e a decisão são disputadas sem a presença de público. No protocolo de jogo, houve mudanças como o veto a cumprimentos com toque e também o fim das trocas de lado na mesa.

Em tempo de escassez de eventos esportivos e devido à ausência de torcedores, os playoffs da Bundesliga também ganharam repercussão ainda maior na Alemanha: os jogos estão sendo transmitidos pela TV aberta no país.

Hugo Calderano é patrocinado por Xiom, Nissan e BOCOM BBM


Data: 2020-06-13 00:00:00