Logo


Cuiabá , MT - -

Hugo Calderano se diz pronto para voltar às competições nesta quinta: 'Estamos todos motivados e animados'

Sexto do mundo, mesa-tenista de 23 anos defenderá o Liebherr Ochsenhausen nas semifinais da Bundesliga, a liga alemã



ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:



10/6/2020 - Após três meses sem jogos oficiais devido à pandemia do novo coronavírus, Hugo Calderano voltará a competir nesta quinta-feira (11), às 8h (de Brasília), para defender o Liebherr Ochsenhausen nas semifinais da Bundesliga, a liga alemã de tênis de mesa. A equipe do brasileiro, atual campeã nacional, disputará com o Borussia Düsseldorf uma vaga na decisão .

Acompanhe a transmissão da semifinal ao vivo em hugocalderano.com

Sexto colocado do ranking mundial, Hugo competiu pela última vez no Aberto do Qatar, na primeira semana de março. Desde então, ele vinha treinando em Ochsenhausen, na Alemanha, onde mora. No início da pandemia, o brasileiro adaptou sua rotina ao levar uma mesa para dentro de casa, mas, há cerca de um mês e meio, recebeu autorização para retomar as atividades no ginásio do clube.

"Tive bastante tempo tranquilo para trabalhar o meu jogo e posso dizer que evoluí fisicamente também. Eu me sinto bem preparado e estamos todos motivados e animados para os primeiros jogos depois de três meses sem competições", afirmou.

A rivalidade estará presente no confronto semifinal: além de vários duelos decisivos recentes, Ochsenhausen impediu no ano passado o sexto título seguido de Düsseldorf na Bundesliga. A equipe que avançar enfrentará Saarbrücken na decisão, marcada para as 9h de domingo (14).

Para cumprir as devidas precauções sanitárias, a Bundesliga teve de fazer alguns ajustes nos playoffs. O principal deles foi passar as semifinais para um duelo único, ao invés da melhor de três prevista inicialmente. O sistema de jogo também mudou: haverá apenas partidas individuais para reduzir o contato entre os atletas. O regulamento previa que, caso necessário, o quinto jogo de cada confronto deveria ser de duplas.

"Acho que o formato dos playoffs foi bem adaptado para a situação atual. Não teremos uma série melhor de três, mas só um jogo na semifinal. E todos os jogos sem espectadores, priorizando a segurança", avaliou Hugo, destacando que também não haverá presença de público tanto na semi quanto na final.

Em tempo de escassez de eventos esportivos e devido à ausência de torcedores, os playoffs da Bundesliga ganharam repercussão ainda maior na Alemanha: os jogos serão transmitidos pela TV aberta no país.

Em alta

Antes da pandemia, Hugo vinha de grandes resultados ao longo do último ano. Em 2019, o brasileiro teve uma temporada marcada pela regularidade, o que lhe rendeu uma posição sólida entre os melhores do mundo. O brasileiro passou a maior parte da temporada em sexto lugar no ranking - ao todo, já são 20 meses seguidos no Top 10.

Com 78,7% de aproveitamento no ano, Hugo esteve recorrentemente nas fases finais do Circuito Mundial. Em oito etapas disputadas, incluindo o Grand Finals, o carioca chegou duas vezes às semifinais e quatro às quartas. Além disso, teve seu melhor desempenho em Mundiais, parando apenas diante do eventual campeão Ma Long, nas oitavas.

Seu resultado mais importante na temporada foram as duas medalhas de ouro - simples e duplas masculinas - conquistadas nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru. O bicampeonato individual lhe assegurou vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio, remarcados para 23 de julho a 8 de agosto do ano que vem.

Tênis de mesa internacional parado

A Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF) mantém suspenso todo o calendário internacional. Na última quinta-feira (4), o Comitê Executivo da entidade anunciou que o Campeonato Mundial por equipes não deverá mais ser disputado este ano, ficando, em princípio, para os primeiros meses de 2021. A competição já havia sido adiada duas vezes: de março para junho, e, depois, para setembro.

O Circuito Mundial também não tem data certa para retorno. A ITTF disse se manter "esperançosa" de que a retomada das competições possa acontecer no último trimestre deste ano. A entidade também avalia a possibilidade alternativa de realizar eventos regionais ainda em 2020.

Hugo Calderano é patrocinado por Xiom, Nissan e BOCOM BBM


Data: 2020-06-10 00:00:00