Logo


Cuiabá , MT - -

RETOMADA Futebol português volta aos gramados, mas com portões fechados

Decisão pode ser revista se houver crescimento de infectados pela Covid-19



ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


O futebol português é o primeiro das grandes ligas europeias a ter data definida para a volta aos gramados, depois da suspensão das atividades esportivas em todo o mundo por causa da pandemia do coronavírus. Um acordo entre o governo, a Federação Portuguesa de Futebol e a Liga de Clubes Profissionais prevê o retorno das partidas da 1a Liga (o equivalente à série A do campeonato brasileiro) e a final da Taça de Portugal (equivalente à Copa do Brasil) a partir do final de semana de 30 e 31 de maio. O reinicio dos jogos faz parte do plano de desconfinamento anunciado nesta quinta-feira, 30 de abril, pelo governo e dependerá do cumprimento de um protocolo sanitário e da evolução do número de casos de infectados pela covid-19.

 

As dez rodadas finais do campeonato português, disputado por 18 clubes, e a partida entre Benfica e Porto pela final da Taça de Portugal serão com portões fechados. Essa foi a condição para o retorno aos gramados, diante da impossibilidade de controle da proximidade entre os torcedores num estádio de futebol. Sem acesso do público aos estádios, os clubes portugueses começam a estudar medidas para compensar os torcedores que compraram ingressos antecipadamente.

 

O Porto lidera o campeonato português com 60 pontos, apenas um ponto à frente do Benfica. O campeão garante vaga na fase de grupos da UEFAChampionsLeague, enquanto o vice disputa um play off classificatório. O confronto direto entre os dois times para definir o campeão da Taça de Portugal ainda não tem data marcada.

 

O sinal verde para o retorno aos gramados, no entanto, ficou restrito à primeira divisão. Pela avaliação do governo, não existiriam condições para a retomada dos jogos da 2a. Liga, torneio que será encerrado. Com a decisão, Nacional,  da ilha da Madeira, e Farense devem subir para a primeira divisão na próxima temporada. Parte dos clubes da segunda divisão portuguesa, no entanto, não concorda com a suspensão dos jogos e a definição de acesso quando ainda faltam 10 rodadas. O problema é que, pela classificação atual, até o 12o. colocado tem chances matemáticas de alcançar a liderança.

 

Veja as definições para o retorno do futebol nos principais países da Europa.

 

França – O campeonato foi encerado e o Paris Saint German, que liderava com 12 pontos à frente e um jogo a menos do que o Olimpique, foi considerado campeão da temporada 2019/2020. PSG e Olimpiquegarantem vaga na UEFAChampionsLeague e o Rennes disputará o play off para tentar chegar à fase de grupos.

 

Alemanha – Os times treinam há duas semanas, mas ainda não há data para o retorno dos jogos. O reinício da BundesLiga estava previsto para odia 9 de maio, mas foi adiado pelo governo e deve ocorrer na segunda quinzena do mês. Após 25 rodadas e a nove do final do campeonato, Bayern lidera com 55 pontos, seguido por Borussia Dortmund, 51, Leipzig, 50, Borussia Monchengladbach, 49, e Bayer Leverkusen, 47.

 

Inglaterra – A data prevista para o retorno aos gramados é 14 junho. Na temporada 2019/2020 da Premier League, dificilmenteo título deixará de ser conquistado pelo Liverpool. Depois de uma espera de 30 anos, o time do técnico JurgenKlopp soma incríveis 82 pontos, numa campanha irrepreensível, com 27 vitórias, um empate e uma derrota, em 29 partidas. Muito atrás, com 57 pontos, o Manchester City tem praticamente assegurada uma das vagas para a UEFA ChampionsLeague. Pelas duas vagas restantes brigam Leicester, 53 pontos, Chelsea, 48, Manchester United, 45, Wolverhampton e Sheffield United, ambos com 43, Tottenham, 41, e Arsenal, 40. 

 

Espanha – A partir de segunda-feira, 4 de maio, os clubes retomam os treinos, mas ainda não há uma data para o reinicio dos jogos. A decisão sobre o retorno ou não da competição será tomada depois que todos os jogadores forem testados para Covid-19. Os exames começam a ser realizados na próxima semana. Dificilmente o governo espanhol permitirá a presença de público nos estádios, caso a La Liga seja retomada. Após 27 rodadas, Barcelona, com 58 pontos, e Real Madrid, 56, mais uma vez disputam o título.

 

Itália – Os clubes que disputam o calcio e o governo travam uma queda de braço. Após as declarações do ministro dos Esportes Vincenzo Spadafora, que considera “cada vez mais difícil o recomeço da competição, os 20 clubes da primeira divisão italiana fizeram nesta sexta-feira, 1 de maio, uma reunião de urgência, por vídeo conferência, e manifestaram o desejo de reiniciar o campeonato. Os clubes anunciaram a disposição de adotar todas as medidas de saúde que sejam recomendadas e vão insistir com o governo para a retomada dos jogos. Após 26 rodadas, a Juventus, com 63 pontos, é seguida de perto pela Lazio, com 62. 

 


Data: 2020-05-01 00:00:00