Logo


Cuiabá , MT - -

Olimpíada de Tóquio 2020 adiada: qual será a nova data dos Jogos?

A pandemia do coronavírus, que já atinge quase todos os países do mundo, impossibilitou a realização do evento na data original, que começaria no dia 24 de julho.



ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


Jogos Olímpicos de Tóquio 2021. O grande evento esportivo de 2020 foi adiado por um ano. A pandemia do coronavírus, que já atinge quase todos os países do mundo, impossibilitou a realização do evento na data original, que começaria no dia 24 de julho.

O anúncio foi feito após telefonemas entre o Primeiro Ministro do Japão, Shinzo Abe, e o presidente do COI, Thomas Bach.

 

After his telephone talks with IOC President Bach, PM Abe spoke to the press and explained that the two have agreed that the Tokyo Olympic Games would not be cancelled, and the games will be held by the summer of 2021.

Ver imagem no Twitter
9.639 pessoas estão falando sobre isso

Ao longo da última semana, o COI já havia se posicionado favorável ao adiamento dos Jogos. Nesta terça-feira, a notícia foi oficializada. Os Jogos Paralímpicos também 

Quando serão realizados os Jogos Olímpicos de Tóquio?

O Comitê Olímpico Internacional ainda não divulgou uma data concreta, mas em nota, confirmou que não será realizado em 2020 e nem para além do meio o próximo ano. O comunicado ainda fala que a decisão foi tomada pensando na "preservação da saúde dos atletas, todos os envolvidos nos Jogos Olímpicos e na comunidade internacional". 

Ou seja, a expectativa é que os Jogos Olímpicos sejam realizados entre junho e agosto de 2021.

Por que os Jogos Olímpicos foram adiados?

A pandemia de coronavírus em todo o mundo foi a principal razão do adiamento em até um ano das Olimpíadas de Tóquio de 2020. Em todo o globo, já foram registrado quase 400 mil casos de covid-19. Segundo a Universidade John Hopkins, dos EUA, mais de 17 mil mortes já aconteceram por decorrência desta doença.

Outra quetão que atrapalharia os Jogos seria a preparação dos atletas. Diversos campeonatos classificatórios foram suspensos para evitar aglomerações e ainda mais casos do coronavírus. Diversos atletas foram favoráveis ao adiamento das Olimpíadas justamente pela falta de treinamentos no momento.

Alguns países, como o Canadá, já haviam anunciado que não enviaram atletas para Tóquio caso os Jogos fossem realizados na data prevista.

Comitês Olímpicos pressionaram por adiamento

Antes da decisão do COI, diversos comitês se manifestaram contrários à realização das Olimpíadas neste ano. As entidades estavam preocupadas que a data original fosse mantida.

O Comitê Olímpico Brasileiro (COB), por exemplo, divulgou nota oficial no dia 21 de março pedindo o adiamento dos Jogos para 2021. Antes, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) já havia manifestado a mesma opinião. Tanto o COB quanto o CPB fecharam seus centros de treinamento.

“O Comitê Olímpico do Brasil defende a transferência dos Jogos Olímpicos de Tóquio para 2021, em período equivalente ao originalmente marcado, entre o fim de julho e a primeira quinzena de agosto.

A posição do COB se dá por conta do notório agravamento da pandemia do COVID-19, que já infectou quase 400 mil pessoas em todo o mundo, e pela consequente dificuldade dos atletas de manterem seu melhor nível competitivo pela necessidade de paralisação dos treinos e competições em escala global”, diz parte da nota do COB.

Além do COB, o Comitê Olímpico Espanhol (COE) foi outro que pediu o adiamento dos Jogos. Dois importantes dirigentes da Itália, país mais com maior número de mortes causadas pela Covid-19 também fizeram um apelo, mas até o momento nada disso vem sensibilizando o COI ou o governo japonês.

“Nós somos diferentes de outras organizações”, diz COI

Embora diga estar atento às notícias da pandemia do novo coronavírus, o presidente do COI, Thomas Bach, vinha mantendo a posição de que o evento será realizado nas datas previstas – de 24 de julho a 9 de agosto.

No dia 20 de março, a tocha olímpica chegou ao Japão sem ter passado pelo tradicional revezamento na Grécia, que apesar de ser o berço dos Jogos cancelou a tradição para evitar aglomerações visando a proteção de seu povo. O governo japonês também é contra qualquer adiamento.

Olimpíadas Tóquio 21 03 2020