Logo


Cuiabá , MT - -

Coronavírus no esporte: os eventos que já foram afetados pela pandemia

Covid-19 já provocou adiamentos, cancelamentos e jogos com portões fechados de diversos esportes, em todas as partes do mundo



ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


A pandemia de coronavírus já matou mais de 10 000 pessoas em todo o mundo até a sexta-feira 20 e afetou diretamente os principais eventos esportivos do planeta. Nesta semana, estádios sem torcedores, atletas famosos infectados e notícias sobre adiamentos ou cancelamentos de torneios tomaram conta do noticiário esportivo. Confira, abaixo, quais medidas já foram tomadas para os megaeventos de cada modalidade:

FUTEBOL

Campeonatos Estaduais: suspensos

A CBF decidiu interromper as competições nacionais por tempo indeterminado, mas não quis tomar nenhuma decisão sobre os campeonatos estaduais. As federações de cada Estado convocaram reuniões com os clubes e algumas decidiram pela paralisação imediata. O primeiro Estadual que parou foi o de Minas Gerais. A Federação Mineira de Futebol suspendeu a primeira e a segunda divisão já no domingo 15. Na manhã desta segunda-feira 16, uma reunião com os 16 clubes do Campeonato Paulista definiu que a competição também será paralisada. Os representantes dos times e da federação do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro também acertaram o adiamento de suas competições, mas apenas pelos próximos 15 dias. Durante a última semana, os campeonatos foram sendo adiados, mas seis deles mantiveram seus calendários. Com o aumento do surto, as federações voltaram atrás e, nesta sexta-feira 20, o Campeonato Roraimense foi o último torneio a ser suspenso.

Grandes ligas da Europa e da América do Sul: portões fechados e jogos adiados

Depois de fechar os portões de alguns jogos, as principais ligas do continente tomaram medidas mais drásticas: a Liga Espanhola adiou as próximas duas rodadas depois que o Real Madrid entrou em quarentena. A Itália, país mais atingido pelo Covid-19 do continente, suspendeu todas as competições nacionais, incluindo a Série A, até o dia 4 de abril. A França anunciou portões fechados até o dia 15 de abril nas duas principais divisões. Portugal também anunciou a suspensão do público nos estádios por tempo indeterminado, assim como cinco países sul-americanos: Argentina, Chile, Colômbia, Equador e Paraguai. Nesta sexta-feira, 13, a Inglaterra anunciou a suspensão de seus jogosdepois da confirmação de que o técnico mikel Arteta, do Arsenal, está infectado. gora, o Campeonato Alemão é o único dos considerados grandes da Europa a manter seus jogos – a Bundesliga já sinalizou, no entanto, que deverá suspender suas partidas a partir da próxima segunda-feira. 

Liga dos Campeões: suspensa

A Uefa relutou em tomar uma atitude, mas nesta sexta-feira 13 anunciou a suspensão dos jogos que restam das oitavas de final da Liga dos Campeões e da Liga Europa, que estavam previstos para a próxima semana. Com isso, as partidas entre Bayern de Munique e Chelsea, Barcelona e Napoli, Manchester City e Real Madrid e Juventus e Lyon, pela principal competição continental, ficam suspensas por tempo indeterminado. Os times já classificados para as quartas de final da Champions League são PSG, RB Leipzig, Atlético de Madri e Atalanta.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

No estádio do Valencia, único assento “ocupado” foi o de um torcedor homenageado com uma estátua UEFA - Handout/Getty Images

Libertadores e Sul-Americana: suspensas

Com a pandemia se alastrando pelo continente americano, a Conmebol primeiro decidiu suspender por tempo indeterminado a disputa da Libertadores. Na quarta-feira 19, a entidade definiu uma data para retomar as atividades. A previsão é que os clubes voltem ao campo a partir do dia 5 de maio.

Eliminatórias da Copa: adiada

Conmebol solicitou, na noite de quarta-feira, 11, o adiamento das duas primeiras rodadas das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo do Catar, em 2022, por causa do surto de coronavírus. A Fifa respondeu nesta quinta, autorizando o adiamento, sem novas datas previstas. O Brasil enfrentaria Bolívia e Peru nos dias 27 e 31 de março. A entidade também estuda adiar a rodada programada para o mês de setembro. 

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Eurocopa e Copa América: inalteradas

A Eurocopa, que terá 12 sedes e cuja abertura está marcada para 12 de junho justamente na Itália, país mais afetado pelo Covid-2019, corre sério risco de adiamento. Segundo o jornal francês L´Equipe, já discute-se entre os dirigentes a possibilidade de o torneio acontecer somente em 2021. Uma decisão deve ser em reunião tomada na próxima semana. A situação é a mesma em relação à Copa América, com sedes na Argentina e na Colômbia – até o momento, a Conmebol não falou oficialmente sobre riscos de adiamento ou cancelamento.

Major League Soccer: suspensa

A principal liga de futebol dos Estados Unidos declarou suspensão de ao menos um mês nesta quinta-feira.

FÓRMULA 1


GP da Austrália: cancelado

No início da manhã desta sexta-feira 13 na Austrália (noite de quinta no Brasil), os organizadores da Fórmula 1 decidiram cancelar a realização do Grande Prêmio de Austrália, a etapa de estreia do Mundial de Fórmula 1. A situação se agravou após um membro da equipe McLaren ser diagnosticado com o coronavírus. Pilotos como Sebastian Vettel e Kimi Raikkonen ja deixaram o país, inclusive.

GPs do Bahrein, do Vietnã e da China: adiados

Os GPs do Barein e do Vietnã, previstos para acontecer respectivamente em 22 de março e 5 de abril, foram adiados nesta sexta-feira, 15. Foco inicial do coronavírus, a China já havia anunciado no mês passado que não teria condições de realizar a quarta etapa do Mundial de Fórmula 1, prevista para 19 de abril. Ainda não há novas datas para a corrida (se é que irão ocorrer).

Olimpíada de Tóquio-2020: inalterada

O comitê organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio-2020 segue negando a possibilidade de os Jogos não começarem no dia 24 de julho, mas os rumores sobre um possível adiamento ou até cancelamento crescem a cada dia. Nesta quinta-feira, 12, o presidente Donald Trump afirmou, durante evento na Casa Branca, que os Jogos no Japão poderiam ser adiados em até um ano. Um dia antes, a ministra dos Jogos tratou a possibilidade como “inconcebível”, mas foi contrariada por colegas da organização.

BASQUETE

O momento da decisão do cancelamento da partida entre Utah Jazz e Oklahoma City Thunder após a confirmação que um dos jogadores no ginásio havia sido diagnosticado com coronavírus Bryan Terry/The Oklahoman/AP

NBA e Euroliga: suspensas

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

As duas principais ligas de basquete do mundo, a americana e a europeia, foram suspensas por tempo indeterminado, depois que jogadores do Utah Jazz e do Real Madrid foram confirmados como infectados. Também nesta quinta, a NCAA, entidade que rege o esporte universitário nos Estados Unidos, cancelou o March Madness, fase de mata-mata do principal campeonato da categoria, segundo informações do New York Times.

TÊNIS

Tour da ATP: suspenso
A Associação dos Tenistas Profissionais (ATP) decidiu suspender todos os eventos do circuito masculino marcados para as próximas seis semanas. No início da semana já havia sido cancelado o torneio Masters 1000 de Indian Wells, na Califórnia. Nesta quinta, o grande torneio seguinte, o Aberto de Miami, também foi cancelado pelos organizadores.

Finais da Fed Cup: adiadas
Equivalente à Copa Davis para o tênis feminino, a Fed Cup realizaria sua fase final entre os dias 14 e 19 de abril, em Budapeste, na Hungria. A Federação Internacional de Tênis (ITF, na sigla em inglês), entidade responsável pela competição, confirmou seu adiamento, sem uma nova data para a realização do torneio. As finais envolveriam tenistas de doze países, incluindo a França, a atual campeã.


Data: 2020-03-22 00:00:00