Logo


Cuiabá , MT - -

O triste fim do Verdão, o palco inesquecível do futebol de Mato Grosso



ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Para quem viveu as emoções de assistir a jogos no Estádio José Fragelli, o inesquecível Verdão, ficará sempre na memória. Construído com capacidade prevista para 55 mil pessoas no projeto arquitetônico de Silvano Wendel, o Verdão teve sua construção iniciada na gestão do ex-governador José Fragelli e inaugurado por Garcia Neto.
 
No dia 12 de março de 1975, a equipe do Fluminense-RJ e a Seleção de Cuiabá se enfrentaram na partida que comemorava a conclusão parcial das obras, quando na oportunidade a equipe de Cuiabá entrou para a história balançando pela primeira vez as redes do "Verdão". 
 
No ano seguinte, 8 de abril, o estádio era finamente concluído com a presença do Flamengo e um quadrangular entre os clubes da capital, Mixto, Operário e Dom Bosco, assistido por mais de 44 mil torcedores.
 
Em 34 anos de história, o Verdão abrigou cinco jogos da Seleção Brasileira de Futebol: Brasil x Suiça em 1981; Brasil x Equador em 1989; Brasil x Finlândia, em 1992 (veja o vídeo) e Brasil x Islândia, em 2002.]
Em 2009, o Verdão já havia sido interditado pelo Ministério Público Estadual (MPE) por falta de segurança. 
 
Os responsáveis pela campanha de Cuiabá para sediar a Copa de 2014 inspecionaram o Verdão e descobriram problemas estruturais que fizeram o projeto prever a demolição do estádio para construir um novo, a Arena Pantanal em meio a muitos protestos.
 
Em maio de 2010, com Cuiabá já escolhida como uma das 12 sedes da Copa, a demolição do Verdão foi iniciada.[4] tendo terminada a maior parte em junho. A última parte do Verdão a ser demolida foi a bilheteria 4, que dava acesso à arquibancada descoberta, em outubro de 2013
 
                          A construção e demolição do maior templo do futebol de Mato Grosso

Data: 2020-02-17 00:00:00