A menos de duas semanas para a sua estreia no
Campeonato Mato-grossense 2020, o Mixto tenta contornar a crise e se erguer com um time modesto, mas competitivo, retomando o projeto de recuperação lançado no ano passado e que vai continuar em 2020, com os pés no chão, com uma política de atuação profissional e com transparência administrativo-financeira.
Na Getulio Vargas, onde funcionou o QG mixtense por longos anos no passado, conselheiros, diretores e torcedores inauguraram na noite desta segunda-feira 6 o escritório administrativo do clube, definiu posições e departamentos, quando foram anunciadas campanhas de marketing, busca de patrocinadores, sorteios e acontecimentos sociais alvinegros. Ao fim do encontro, foram sorteados e conhecidos os vencedores de recente sorteio [tipo rifa] com artigos e produtos eletrodomésticos.
Maior detentor de títulos estaduais do futebol mato-grossense (24 campeonatos), o Mixto, entretanto, está há 11 anos sem levantar um caneco - sem contar a Copa FMF vencida pela base, no ano retrasado - que lhe deu o ingresso na Copa do Brasil em 2019. Em casa, na ocasião, o Mixto despachou o forte CSA, na Arena Pantanal, mas foi eliminado, também em casa, pela Chapeconse, numa virada surpreendente com dois gols dos visitantes em três minutos: 1 x 2.
A CRISE EM NÚMEROS
A campanha no ano passado, com a nova diretoria, não foi de todo tão ruim. Em números globais, o Mixto teve uma receita acima de R$ 1,670 milhão, reunindo cotas, premiações, bilheterias e outras fontes. Ocorre que, por conta de erros de gestões anteriores, as despoesas consumiram mais de R$ 1,107 milhão, além do que a justiça trabalhista bloqueou R$ 637 mil. O resultado é que há um vácuo financeiro enorme, que precisa ser superado.
Em um telão, os presentes viram a exposição do diretor-jurídico Vinícius Falcão, que, em que pese o cenário de dificuldades, mostrou que há empresas dispostas a apostar no trabalho da nova diretoria, até porque a "marca Mixto Esporte Clube" ainda é muiio forte e a torcida ainda é a maior do Estado. Foi criado o cargo de gerente de futebol.
Com uma campanha que deve ser lançada na próxima semana,"Orgulho de ser cuiabano", o Mixto faz projeções otimistas para este ano, mas enquanto não há contratos celebrados, o clube se reserva ao direito de aguardar. Os patrocinadores são, em tese, são a fonte principal de recaita para a campanha do Estadual deste ano. A redução de custos de transporte, hospedagem e alimentação, além da extinção da taxa de arbitragem, conforme contrato com patrocinadores e a Federação Mato-grossense de Futebol, também vai ser importante auxílio nestes tempos de vacas magras.