Cuiabá , MT - -

Atletas mato-grossenses disputam na maior competi鈬o escolar do pas

At domingo (15.09), 13 equipes de Mato Grosso enfrentam os Estados da Regional Verde nos Jogos Escolares da Juventude


Depois de percorrer cerca de 1,5 mil quilômetros até Palmas, no Tocantins, estudantes mato-grossenses começaram seus confrontos em uma das fases nacionais dos Jogos Escolares da Juventude. Com boas expectativas, os jovens atletas chegaram à cidade com disposição para treinos e aquecimentos mesmo após a longa viagem. Dos estreantes aos mais experientes, todos demonstram muito entusiasmo por terem a chance de garantir o título de campeão da Regional Verde da maior competição escolar do país.

Alexandre Loureiro/COB

FUTSAL FEMININO

Meninas do futsal feminino em disputa na quinta-feira (12.09).

 

Até domingo (15.09), as 13 equipes de Mato Grosso enfrentam os times do Distrito Federal e dos sete Estados da Região Norte, nas modalidades coletivas de futsal, handebol, vôlei e basquete.  As duas equipes melhor colocadas em cada modalidade, gênero e faixa etária garantem vagas para a última etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude, que definirá as campeãs brasileiras de 2019. 

 

Com a experiência de ter sido campeão brasileiro como atleta em 2010 e campeão brasileiro como técnico em 2014 e 2017, o treinador mato-grossense, Geovane Mello, acredita que mais medalhas virão.  “Nosso time é bem novo, várias meninas são calouras na competição nacional, mas têm uma boa qualidade técnica e conseguem se adaptar bem às situações do jogo. Esperamos chegar à final e levar o título para Mato Grosso”,  prevê Geovane, que hoje treina a equipe feminina de vôlei, da categoria B (12 a 14 anos) do Colégio Isaac Newton, em Cuiabá. 

 

As boas perspectivas para Mato Grosso também são sentidas pelas duas goleiras do time feminino de futsal da categoria A (15 a 17 anos), Josevânia Brito e Camila Brites, ambas com outras participações na competição nacional.

 

“É muito bom sair representando o Estado, evoluímos e levamos nosso talento para fora. E viemos com o pensamento positivo. Temos muita chance de classificar, nosso time é muito bom, muito forte. Estamos confiantes”, enaltecem as jovens atletas da Escola Estadual 13 de maio, de Sorriso.

Alexandre Loureiro/COB

FUTSAL FEMININO 2

A goleira Josevânia, de Sorriso, na partida desta quarta-feira (12.09).

 

 

Para o estudante José Carlos Guedes, pivô de basquete do Colégio Coopema de Barra do Garças, nem o nervosismo por estrear numa competição nacional tira a confiança por medalhas.  “A maioria dos meus amigos já esteve num Brasileiro, mas eu, particularmente, estou muito nervoso por competir pela primeira vez. Mas estou confiante também, pois tivemos um bom rendimento nas etapas regionais e  estaduais em Mato Grosso e treinamos muito ultimamente”, conta José Carlos, que compete na categoria B (12 a 14 anos).

 

As fases nacionais dos Jogos Escolares da Juventude são organizadas pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB). Além da Regional Verde, da qual Mato Grosso faz parte, os outros Estados  do país disputam nas Regionais Amarela e Azul. A etapa final para definir os campeões brasileiros acontecerá em novembro, em Blumenau, Santa Catarina.

 

Em Mato Grosso, as etapas que classificaram as equipes para a competição nacional foram realizadas pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). Campeãs estaduais,  as equipes escolares que representam o Estado em Palmas são de instituições de ensino públicas e privadas de Barra do Garças, Cuiabá, Pedra Preta, Primavera do Leste, Sorriso. 

 

 *Três equipes (de Cuiabá, Sorriso e Sinop) já garantiram vaga direta para a fase final na cidade catarinense por Mato Grosso ter ficado entre os cinco primeiros colocados nas modalidades durante a competição nacional do ano anterior. 

Data: 2019-09-13 00:00:00
P疊inas Acessadas no ano de 2018: 185.719