Logo


Cuiabá , MT - -

Luverdense, do início vitorioso à quase falência futebolística

O LEC caiu para a Série D, a 4ª divisão do futebol brasileiro. Na Série C 2019, o time ganhou apenas uma partida WISLEY TOMAZ DA REDAÇÃO/PNB



ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


 

 

A primeira fase do Campeonato Brasileiro da Série C terminou neste domingo (25) com 8 equipes classificadas para a etapa seguinte e 4 times rebaixados para a Série D 2020. Todavia, para o Luverdense Esporte Clube, o campeonato acabou na rodada anterior (17ª), quando o time mato-grossense caiu antecipadamente para a Série D, a quarta divisão do futebol brasileiro. De acordo com os críticos, o Brasileirão da Série C 2019 sequer existiu para o time de Lucas do Rio Verde, que em 18 rodadas venceu apenas uma partida, empatou 10 e foi derrotado 7 vezes. A última derrota e a despedida da Série C aconteceu neste domingo (25) por 3 a 2, para o também rebaixado Atlético Acreano. 

 

Trata-se de uma campanha vergonhosa para um time que já disputou a Série B por quatro anos consecutivos, conquistou três vezes o Campeonato Mato-grossense e foi campeão da Copa Verde. Além de ter na sua história vitórias contra grandes clubes brasileiros, como Santos, Vasco e Corinthians.

Reprodução/ Site oficial LEC

Lec 6

 O Luverdense tem na sua história vitórias contra Santos, Fluminense (Foto) e Corinthians. 

 

PROBLEMA DE GESTÃO?

 

O que teria acontecido com o Luverdense? Um time jovem, com grandes conquistas, um futuro promissor e que até um tempo atrás era considerado modelo em termos de investimentos e administração. Para o jornalista e editor do caderno de Esportes do Jornal A Gazeta, Oliveira Júnior, a palavra é só uma: “gestão”, ou melhor, “má gestão”. O Luverdense sempre teve o comando centralizado nas mãos de uma única pessoa, Helmute Lawisch, atual presidente, um dos fundadores do clube e que de uma forma ou outra sempre “deu as cartas dentro do clube".

 

De acordo com o jornalista, é inegável que a princípio as coisas deram certo para o LEC, até pelas vitórias e títulos conquistados. "A partir do momento que o Helmute se afastou da direção do clube, foi para a Federação Mato-grossense de Futebol e depois volta, a coisa desandou e a gestão começou a falhar, seja com problemas financeiros, seja com contratações equivocadas de jogadores e treinadores. O que resultou no rebaixamento da Série B para a Série C e consequentemente uma sucessão de erros, que culminou no cenário em que se encontra hoje", avalia o editor. Especula-se que o clube esteja endividado, com problemas trabalhistas com ex-funcionários, entre outros contratempos.

 

 

Reprodução/ Site Oficial Lec

Júnior Rocha

 Júnior Rocha - Técnico do Lec em 2019. 

 

O jornalista pontua, que uma das provas dos erros no que diz respeito à má gestão foi o que aconteceu agora nessa campanha desastrosa na Série C 2019, com o técnico Júnior Rocha vencendo apenas uma partida em 17 rodadas, e a diretoria só o demitiu depois que o time já tinha sido rebaixado.

 

Oliveira ainda lembrou o que aconteceu com a Sociedade Esportiva e Recreativa Juventude, de Primavera do Leste. O time foi fundado na década de 80 por um grupo de empresários, assim como o Lec, que atingiu seu ápice ao ser Campeão Mato-grossense da Série B em 1990, e nos anos de 2000 e 2001 foi Campeão Mato-grossense da Série A. O time também disputou a Copa do Brasil, com uma histórica vitória de goleada no antigo estádio Verdão por 4x1 em cima do Fluminense, pela segunda fase da Copa do Brasil de 2001.

 

No entanto, hoje o SER Juventude não existe mais. Na avaliação do editor de esportes do Jornal a Gazeta, o Juventude acabou pelos mesmos motivos dos últimos fracassos do Luverdense: vaidade da diretoria e centralização do comando do time nas mãos de um pequeno grupo de pessoas.

 

O Jornalista esportivo Altair Anderli, que trabalha na Rádio Regional FM, de Lucas do Rio Verde, que acompanha o Luverdense desde 2005, quando chegou no município, diz que na sua avaliação a queda de produção do Lec passa por problemas financeiros e falta de apoio da torcida. "A Receita do time caiu bastante no ano de 2018 e para este ano de 2019 foi menor ainda. Com isso, o time montado foi muito modesto e limitado, não tinha condições de fazer frente a clubes que investiram mais e contrataram jogadores tarimbados", explica. 


Anderli disse ainda que observou que o Luverdense começou a se distanciar da sua torcida no ano de 2017, na disputa da Série B do Brasileiro, quando deixou de mandar alguns jogos em Lucas do Rio Verde e foi para a Arena Pantanal. "Foi um sério erro da diretoria, eles deixaram de investir no estádio Passo das Emas para jogar em Cuiabá. Naquele momento, além e não ter conseguido vencer seus jogos na Capital eles carimbaram o rebaixamento para a Série C. Isso acabou afastando muitos torcedores, que vendo a situação do time, abandonaram totalmente o clube. Hoje, em dias de jogos do Luverdense há menos de 100 pessoas no estádio". 

O jornalista ainda disse que vê com preocupação o futuro do Luverdense, já que o atual presidente Helmute Lawisch, além de estar desgastado na direção no clube não pode mais concorrer a reeleição. O que deixa em aberto o que vem pela frente.

 

Outro Lado 

 

Reprodução/ Site Oficial Lec

Helmute

 Helmute Lawisch, atual presidente do Luverdense Esporte Clube. 

pnbonline entrou em contato com o atual presidente do Luverdense, Helmute Lawisch, para questionar o porquê do time fazer uma campanha tão ruim e ser rebaixado para quarta divisão, a manutenção do treinador Júnior Rocha, mesmo vencendo apenas uma partida em toda a competição, bem como os outros questionamentos apontados pelos jornalistas esportivos. Contudo, Helmute foi sucinto e deu a entender que não fará mais parte da direção do clube em nenhum cargo. "Sobre este assunto (rebaixamento) eu ainda não falei com ninguém e não vou falar. No final do ano termina meu mandato e pelo regimento interno do clube não posso ir para a reeleição, só isso que tenho a dizer sobre este assunto. "

 

2019 - O Ano de 2019 ainda não acabou para o Luverdense, o time está disputando a Copa FMF e se classificou para a próxima fase da Copa Verde. No final do ano acontece a eleição para a escolha de uma nova diretoria, que irá planejar e definir os rumos do clube para 2020. 

 

História

 

O Luverdense Esporte Clube foi criado no dia 24 de janeiro de 2004. Em sua primeira competição, o Campeonato Estadual de 2004, o Verdão do Norte terminou a primeira fase em quarto lugar. Na segunda fase, terminou na sexta posição, entre oito equipes, e apenas uma atrás da zona de classificação para a terceira fase. 

Reprodução/ Site oficial LEC

Lec

 

Primeira Conquista - O primeiro título veio ainda no ano de nascimento, na Copa Governador (atual Copa FMF). Dez equipes disputaram a competição. Na primeira fase, o Verdãoenfrentou Sinop e Cuiabá. Foram duas vitórias, ambas contra Sinop, e dois empates, contra o Cuiabá. A equipe se classificou para a segunda fase, onde enfrentou novamente o Cuiabá, além do Juventude, de Primavera do Leste, e o Vila Aurora, de Rondonópolis. Nesta etapa, foram quatro vitórias do Verdão e apenas um empate, novamente contra o time da capital.

Na decisão, mais um confronto contra o Cuiabá, mas desta vez, nada de empate, pelo menos no primeiro jogo, na capital. O Luverdense aplicou 6 a 1 no Dourado, e no jogo de volta, em Lucas do Rio Verde, novo empate, desta vez em 1 a 1. A campanha do primeiro título da história do Luverdense, vencido de forma invicta, teve sete vitórias, quatro empates, 29 gols marcados e 13 sofridos. Com a conquista, o Verdão conquistou o direito de disputar pela primeira vez na história, a Série C do Campeonato Brasileiro, em 2005. 

Reprodução/ Site oficial LEC

Lec 2

 

 

COPA GOVERNADOR 2007 E SÉRIE C 2008

 

O que parecia apenas mais uma edição da Copa Governador, torneio organizado pela Federação Matogrossense de Futebol no segundo semestre, foi o início de uma história que resultou no atual  momento do clube, na Série B do Campeonato Brasileiro. O Luverdense conquistou o título daquele ano, contra o Cacerense, e garantiu vaga na Série C de 2008.

O que não se sabia é que aquele seria o último ano em que os clubes entrariam diretamente na Série C. A CBF, em 2008, decidiu criar a Série D e, como a Série C daquele ano tinha  a presença de 40 clubes, apenas os 20 melhores de 2008 permaneceriam na Terceirona de 2009. Na primeira fase, o Verdão enfrentou Fast Clube e Rio Branco (AC), se classificando na  segunda posição. Na segunda fase, os adversários foram os acreanos do Rio Branco, além de Remo e Holanda (AM). E foi justamente contra os amazonenses que o Luverdense protagonizou uma das partidas mais épicas de  sua história.

 

Na última rodada, Luverdense e Holanda entraram empatados, com cinco pontos, atrás do Remo, com seis e Rio Branco, com sete. No Acre, o time da casa bateu os paraenses por 3 a 0,  deixando a decisão da segunda vaga para a partida disputada no Amazonas. O Luverdense abriu o placar, mas viu o Holanda virar a partida. Nos minutos finais, o resultado parcial colocava  os amazonenses na terceira fase e eliminava o Verdão. Foi quando Maico Gaúcho se encaminhou para a cobrança de um escanteio. Bola na área, bate rebate e a bola novamente sobra para o mesmo Maico,que chutou para empatar a partida, dando números finais e garantindo a vaga para o time de Lucas do Rio Verde e consequentemente, a permanência da equipe na Série C.

2011 A 2012: TÍTULOS ESTADUAIS E QUASE ACESSO

Em 2011, o Luverdense disputou novamente a Série C do Campeonato Brasileiro. O clube conseguiu passar para a segunda fase da competição ao derrotar o Águia de Marabá por 1 a 0,  em Lucas do Rio Verde, sob os olhares de 5.730 pagantes. Para confirmar a classificação, era preciso que o STJD negasse o recurso pedido pelo Rio Branco. O Luverdense chegou a ser  mencionado na segunda fase, mas com o recurso do Rio Branco, acabou eliminado. Pouco tempo depois, em um novo julgamento, a equipe acreana foi condenada e eliminada da Série C de 2011.  Um dia depois, 14 de outubro de 2011, a CBF oficializou a volta do Luverdense para a segunda fase. 

Reprodução/ Site oficial LEC

Lec 4

 

Ainda em 2011, foi realizada na capital do estado a primeira edição da Copa Pantanal. Um quadrangular com Luverdense, Cuiabá Esporte Clube, Sport Club Internacional (RS) e Cruzeiro Esporte  Clube (MG), onde o verdão sagrou-se campeão da competição. A campanha nacional de 2011 foi o início de uma quebra de recordes de rivais de seu próprio estado. Disputando paralelamente com a  Série C, o Luverdense foi tricampeão invicto da Copa MT ao derrotar o Operário de Várzea Grande por 1×0, no Passo das Emas. Na 2ª Fase da Série C, o Luverdense foi eliminado com uma campanha de 6 jogos,  3 empates e 3 derrotas. Mesmo assim, conquistou uma ótima campanha no Campeonato Brasileiro, ficando com a 8ª colocação.

Ao final de 2011, a CBF divulgou um novo Ranking Nacional de Clubes para 2012. Com a nova atualização, o Luverdense ganhou 29 posições, deixando a 185º colocação e assumindo a 156º posição, e, consequentemente, a 5ª colocação de Times Mato-grossenses mais bem posicionados no Ranking, atrás de Mixto, União, Operário e Barra do Garças. No mesmo dia, a tabela da Copa do Brasil 2012 foi  divulgada, e nela ficou decidido que o Luverdense pegaria o Paraná Clube na primeira fase da competição. Um fato curioso, onde nas duas estreias e participações do Alviverde na Copa do Brasil,  em ambas pegou um time paranaense logo de cara.

No dia 7 de março de 2012, o Luverdense estreou na Copa do Brasil recebendo o Paraná Clube. O jogo de ida terminou igualado em 2×2, com o Paraná empatando nos últimos minutos da partida e  deixando um gosto amargo para os mais de 3 mil torcedores que estavam no Passo das Emas. Uma semana depois, Paraná e Luverdense voltaram a se enfrentar, só que na Vila Capanema. O LEC jogou  melhor no primeiro tempo, chegando a estufar as redes com Valdir Papel, mas o bandeira anulou o gol. No 2º tempo, o Paraná acabou fazendo 2×0 e levando a classificação. A Copa do Brasil 2012  foi marcada, porém, por ser a primeira vez em que o Luverdense marcou ponto e gols na competição. Ainda em 2012, a torcida do Verdão, como já acontecera em 2009, sofreu até o último momento da final do Estadual. Na partida de ida, jogando em sua casa, o Luverdense venceu o Cuiabá por 1×0, mas acabou derrotado no jogo da volta. Repetindo a campanha da primeira conquista,  o Verdão do Norte decidiu o campeonato nos pênaltis e, com uma belíssima atuação de Fernando Wellington, que defendeu os 3 pênaltis do Cuiabá, o Luverdense sagrou-se Bicampeão Mato-grossense.

Aproveitando a paralisação decorrente do imbróglio jurídico nas Séries C e D de 2012, o Luverdense participou da 2ª Edição da Copa Pantanal de Futebol, que também contou com Cuiabá, Mixto e Caxias. Nas semifinais, o Luverdense goleou o Mixto por 3 a 0 com gols de Valdir Papel, Rafael Tavares (Rubinho) e Pablo. Na final, a equipe foi derrotada pelo Caxias por 2 a 0 com gols quase  ao término da partida.

Classificado com cinco rodadas de antecedência no Grupo A, o Luverdense avançou como vice-líder somando 34 pontos em 18 jogos na primeira fase em um grupo com os times ditos tradicionais  do Brasil, como o Fortaleza, Paysandu, Treze e Santa Cruz.

Na 2ª Fase, a equipe foi até Chapecó/SC enfrentar a Chapecoense e acabou derrotada por 3×0. No jogo da volta, com uma missão quase impossível, o Luverdense, com o apoio de 5.720 torcedores,  venceu a Chapecoense por 1×0, resultado que não foi suficiente para reverter o placar agregado do primeiro jogo. O sonho do acesso à Série B estava adiado mais uma vez. Em contrapartida,  o Verdão conquistou a sua melhor campanha em Nacionais, ficando com o 6º lugar na classificação geral do campeonato.

2013: ACESSO PARA SÉRIE B E ÓTIMA CAMPANHA NA COPA DO BRASIL

Na Copa do Brasil de 2013, o Luverdense escreveu mais um importante capítulo de sua história, quando passou da primeira fase da competição eliminando o Tupi-MG, com uma vitória de 3×0 em  seus domínios. Na segunda fase, o Luverdense enfrentou o Bahia, eliminando-o em plena Arena Fonte Nova, em Salvador, isso porque, na partida de ida o Luverdense venceu por 2×0 e na volta perdeu de apenas 1×0. Na terceira fase da competição, o Luverdense eliminou o histórico Fortaleza, com um empate de 0x0 em Fortaleza, e uma vitória de 2×1 no Passo. Nas Oitavas-de-Final,  o Luverdense recebeu o Corinthians, no Passo das Emas, e venceu com gol de Tozin ao final da partida. Em contrapartida, no jogo da volta, o clube perdeu de 2×0 no Pacaembu e acabou eliminado  da competição com uma campanha histórica e emblemática, sendo até apelidado de “Tolima do Cerrado”, em analogia com a recente eliminação do clube paulistano para a equipe colombiana na Libertadores.

Mas o melhor ainda estava por vir. Sob os olhares de 5.260 pessoas, o Luverdense conquistou o tão sonhado acesso para a Série B 2014 ao vencer o Caxias com duas vitórias, 2×1 em Caxias  do Sul e 2×0 em Lucas do Rio Verde. Com esse feito, após 18 anos, o Verdão do Norte recolocou o Mato Grosso na 2ª Divisão Nacional. Na semifinal, o Furacão do Norte enfrentou o Santa Cruz  e foi eliminado com duas derrotas, 0x2 em Lucas do Rio Verde e 1×2 em Recife. Com o término da temporada, o Luverdense encerrou a competição na 3ª colocação da Série C, um feito histórico
para o clube que completaria 10 anos no ano seguinte.

2014 A 2016: ESTRÉIA NA SÉRIE B E RECONHECIMENTO NACIONAL

 

Em 2014, após ser o primeiro colocado no seu grupo, e eliminar o Cacerense nas quartas-de-final e o CEOV na semifinal, o Luverdense foi vice-campeão mato-grossense, sendo derrotado pelo   Data: 2019-08-28 00:00:00