Logo


Cuiabá , MT - -

Novo radar passa a multar na Miguel Sutil em Cuiabá

Quase um ano após ser instalado, o radar da Avenida Miguel Sutil, pouco antes do viaduto da rodoviária (em direção ao bairro Santa Rosa), em Cuiabá, começará a aplicar multas a partir do dia 8 de fevereiro.



ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


 O equipamento foi fixado em fevereiro de 2018 e passou por aferição do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) em agosto do ano passado. Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) iniciou trabalho educativo esta semana para comunicar início das autuações.  

 

Ainda na Miguel Sutil, outro radar, instalado nas proximidades de um shopping, aguarda a liberação do Inmetro para iniciar a aplicação de penalidades. De acordo com Diretor de Transito da Semob, Michel Diniz, o processo demora, em média, 30 dias, mas ainda não há como precisar data de inicio de funcionamento desse equipamento.   

 

“Os radares e faixas eletrônicas são instaladas a partir de estudos de transito realizados nesses locais. Seja por alto número de acidentes, a exemplo do que iniciará autuações no dia 08, ou por aumento de movimentação de pedestres, como o próximo ao shopping”, explicou.

  

Conforme a Semob, um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público (MP), prevê aumento de 40% de fiscalização eletrônica até 2020, na Capital, e os novos locais de fiscalização visam cumprir o acordo.   

 

Conforme Diniz, a Semob já iniciou estudos para implantação de outros dois pontos de aplicação de penalidades, um na Avenida Miguel Sutil, no bairro Coophamil e outro no cruzamento da Avenida Isaac Póvoas e Rua Joaquim Murtinho, no centro da Capital. “Estamos em estudos iniciais, mas ainda não temos previsão para término dele e nem de obras, que seria a instalação dos equipamentos”, disse.   

 

Na Capital, ainda segundo a Secretaria de Mobilidade, atualmente existem 154 faixas monitoradas, com 77 equipamentos em 26 pontos diferentes.   

Balanço   

 

Estudos anuais realizados pela Semob comprovam redução de acidentes e autuações. ‘Fechamos 2018 com redução de 40% no índice de acidentes nos pontos em que estão os radares’, contou Diniz.  

 

Entre janeiro e dezembro de 2018 foram aplicas 307 mil multas em Cuiabá. O número corresponde a uma redução de 20% em comparação ao ano de 2017, quando foram registradas 387 mil irregularidades. Deste total, a principal infração registrada é transitar em velocidade superior a permitida, foram 139 mil multas. (Informações Jornal A Gazeta)



Data: 2019-02-21 00:00:00