Logo


Cuiabá , MT - -

Novembro Azul: Várzea Grande realiza programação especial no mês de Conscientização sobre o Câncer de Próstata

A Unidade do Caps AD ficará aberta de segunda à quinta, das 19h às 21h, para consultas médicas e realização de exames



ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


 Novembro Azul é o nome do movimento internacional que busca a conscientização a respeito do câncer de próstata e da saúde masculina. A campanha, conhecida como Novembro Azul, visa alertar os homens da importância do diagnóstico precoce. A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS-VG), começa no próximo dia 5 de novembro, a realizar de forma intensificada as ações da Campanha visto que o câncer de próstata, é causa da morte de muitos homens no País.

A abertura oficial das ações será realizada na Policlínica do Parque do Lago, a partir das 14h, com palestra sobre prevenção de câncer de próstata e a saúde do homem, pelo Drº Evaristo Metello (urologista). Também serão realizados agendamentos para exames de toque e de sangue. Segundo dados da Secretaria Municipal de saúde, de novembro de 2017 à setembro de 2018 foram realizados 3.850 exames de prevenção ao câncer de próstata. A meta deste ano é de dobrar esse número até o final do ano.

O secretário municipal de Saúde, Diógenes Marcondes, fala da importância da campanha e defende atos de governos e entidades que trabalham o novembro azul na saúde preventiva do homem com a disponibilização de ações e serviços mais próximos de seus locais de trabalho e casas.   

“Vamos intensificar o “Novembro Azul”, a fim de conscientizar, humanizar e sensibilizar a população masculina com a finalidade de realizar exames preventivos necessários. Para tanto, uma unidade de saúde ficará aberta de segunda à quinta-feira, durante o mês de novembro, das 19 h às 21 h, horário fora do expediente normal de trabalho, para facilitar o acesso aos exames preventivos necessários. São atos e ações que estarão acontecendo em todas as unidades de saúde para alcançar a meta. Estamos encerrando o “Outubro Rosa”, campanha importante para a saúde da mulher, visto que os números de exames superaram, os do ano passado”, destacou o secretário.

Conforme a Secretaria de Saúde, o principal objetivo das palestras e das ações durante o Novembro Azul, no município, é o de conscientizar os homens sobre a importância da prevenção do câncer de próstata que tem um grande percentual de cura quando descoberto precocemente. Mesmo depois de encerrada a campanha os homens podem esclarecer dúvidas sobre os exames que podem ser realizados, como o PSH e o exame de toque, que é visto com preconceito por muitos, mas é o único que pode detectar ou não o câncer ou qualquer outra alteração na próstata, basta procurar a unidade mais próxima de sua residência.

Confira a programação do Novembro Azul em Várzea Grande, que tem como objetivo fortalecer as recomendações e a importância da campanha novembro azul. Onde cada unidade devera promover ações educativas sobre câncer de próstata (saúde do homem), alertando a população sobre os riscos, prevenção, tratamento e a necessidade do diagnóstico precoce.

PROGRAMAÇÃO:

Policlínica do Parque do Lago: Dia 05 de novembro às 14h, Abertura oficial do “Novembro Azul”. Palestra sobre prevenção de câncer de próstata e exame de toque por demanda agendada pelo Drº Evaristo Metello (urologista); Solicitação de exames de sangue.

PSF Unipark: Dias 08, 14, 21 e 29 de novembro, sempre às 7h30, com Café da Manhã, Palestras sobre Educação em saúde “Câncer de Próstata e a importância do diagnóstico precoce”; Dinâmica de interação, educação sobre saúde do homem CA próstata; Exames de sangue PSA; Educação em saúde “DANTS”; Educação em saúde “DST” que influenciam câncer de próstata.

Centro de Saúde Imperial: Dias  05 à 07 de novembro, às 8h30, realização e agendamentos de Consultas médicas; Palestra sobre prevenção e orientação câncer de próstata; Solicitação de exames OS.

PSF J. Manaíra : Dia 14 de novembro das 07h às 17h, Dia “D” da campanha na unidade, onde serão realizados Coffee Break, Roda de conversa sobre prevenção de câncer de próstata e as demais doenças; Solicitação de exames PSA; Teste rápido.

Policlínica do Cristo Rei : Dias 05 à 30 de Novembro, sempre às 07h, Palestra sobre o câncer de próstata; Palestra saúde do homem – vacinas e exames rotina; Palestra ISTS e a importância do uso de preservativo.

PSF Capão Grande : Dias 03 às 17h, dia 05 às 09h e os dias 12 e 14 de novembro às 07h30. Abertura Novembro Azul, no campo sintético do bairro, torneio de futebol; Solicitação de exames laboratoriais, aferição de pressão arterial e glicemia capilar; Grande arrastão pelo bairro. Tema novembro azul; Mobilização dos caminhoneiros no posto de combustível da comunidade, ofertando aferição de pressão arterial e verificação de glicemia capilar; Palestras educativas sobre as temáticas.

Centro de Saúde de Água Limpa : Dias 14 e 21 de novembro, às 08h, Palestra sobre infecção sexualmente transmissível; Palestra sobre câncer de Próstata; Oferta teste Rápido I.S.T e glicemia capilar.

PSF Souza Lima: dia 07 de novembro às 08h. Abertura do “Novembro Azul”, na unidade; Coffee break; Palestra sobre câncer próstata e controle Diabetes e hipertensão arterial.

PSF Jardim União: Dias 30 de Outubro à 31 de novembro, Café da manhã; Palestra com ênfase na prevenção de câncer de próstata; Consulta médica; Palestra juntamente com alunos de nutrição e consultas médicas para o público masculino.

PACS VII : Dias 19 e 30 de novembro, às 14h em ambas datas. Roda de conversa de como prevenir as ISTS esclarecendo também dúvidas sobre teste rápido (HIV, VDRL, Hepatites B e C).

Policlínica do Marajoara : Dia 06 de novembro às 09h. Abertura Novembro Azul na unidade; Palestra educativa; Teste rápido sífilis, HIV, Hepatite B e C. Café da manhã ao público.

PSF Manga : Dia 05 de novembro às 14h. Abertura Novembro Azul na unidade; Educação saúde; Solicitação exame PSA; Realizações de teste rápido: HIV, Sífilis, hepatite B, hepatite C; Corte de cabelo; Alongamento realizado por professora de educação física; Sorteio brindes; Bazar de roupas masculina; Coffee break.

PSF Maria Galdina da Silva (Vila Arthur) : Dias 08 e 23 às 08h. Agendamento de consultas; Palestra em sala de espera sobre câncer de próstata; Teste rápido; Consultas médicas; Café da manhã.

Clínica de Atenção Primária à Saúde – Jd. Glória : Dia 07 de novembro às 08h. Educação em saúde sobre câncer de próstata. Orientação sobre teste rápido; Café da manhã.

Centro de Saúde Cohab Cristo Rei : Dias 07, 14, 21 e 28 de novembro às 08h. Roda de conversa e palestra sobre a saúde do homem e a prevenção do câncer de próstata. Consultas médicas; Solicitação de exames PSA; Café da manhã.

PSF São Mateus : Dias 01 à 28 de novembro sempre às 08h, Palestras educativas; Palestra sobre câncer de próstata; Palestra educativas na igreja católica do bairro Cidade de Deus; Café da manhã.

Centro de Saúde Ouro Verde : Dias 07, 08, 14, 22, 23, 26, 27, 28 e 29 de novembro. Palestra sobre auto-cuidado (saúde do homem). Realização Palestra sobre envelhecer com saúde com parceria do Centro de Referência de Assistência Social; Palestra sobre diabetes (o que é, sintomas, como prevenir, como tratar); Oferta teste rápido sífilis e teste de glicemia;

CAPS – AD: A Unidade ficará aberta de segunda à quinta das 19h às 21h para realização de exames e consultas médicas. No dia 28 de novembro às 08h, haverá palestra sobre educação em saúde com o tema câncer de próstata e saúde do homem.

Centro de Saúde Nossa Senhora da Guia: Dia 05 de novembro às 07h30. Orientações individualizadas e coletivas sobre câncer de próstata; Oferta cuidados preventivos durante consulta médica; Encaminhamento e agendamento com especialista (urologista).

PSF Água Vermelha: Dia 31 de novembro às 08h. Palestras, Vídeos, alimentação; Palestra orientativa, público alvo - Moradores da região de abrangência; Material orientativo para panfletagem.

CAPS II:  Dia 22 de novembro às 07h30. Roda de conversa sobre câncer de próstata; Café da manhã.

Clínica de Atenção Primária (24 de dezembro) : Dia 07 de novembro às 08h. Palestra sobre educação em saúde, câncer de próstata e saúde do homem.

PSF Capão: Dia 07 de novembro às 08h. Palestra sobre câncer de próstata. Agendamento de consulta; Solicitação exames;

Auditório da Secretária de Promoção e Assistência Social: Dia 30 de novembro às 14h. Evento em comemoração a abertura “Novembro Azul”; Público alvo servidores SUS (sexo masculino). Palestra sobre a importância da família; Dinâmica (psicólogo).

Escola Licínio Monteiro da Silva (Novembro Azul C.E.J.A): Dias 07 e 08 de novembro, às 19h30. Palestra sobre câncer de próstata; Orientação educativa; Solicitação de exames.

Novembro Azul Videplast Embalagens Plásticas: Dia 01 de novembro às 15h. Palestra sobre câncer de próstata.


Data: 2018-10-31 00:00:00