Logo


Cuiabá , MT - -

Shopping Popular dando exemplo na coleta seletiva e recolhe aproximadamente 4 toneladas mês de lixo

Sustentabilidade, geração de empregos e preservação do meio ambiente é sucesso na parceria COOREPAM e Shopping Popular



ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


 Alessandra Marques

Da Assessoria

Há aproximadamente um ano e meio nasceu uma parceria entre Shopping Popular e a Cooperativa Alternativa Cat. Lixo, Reciclagem e Preservação Ambiental (Coorepam), o intuito desta parceria é de realizar um trabalho sustentável, ecológico e o principal a geração de empregos. Esta parceria vem rendendo frutos bons para o meio ambiente com a destinação correta e sustentável do lixo, são selecionados e separados em torno de 4 toneladas de materiais orgânicos e recicláveis mensalmente.

Nas dependências do Shopping Popular as coletas seletivas ocorrem três vezes ao dia, às 9h30, 17h30 e 19h. Logo após ser coletado outra turma separa, seleciona o que será enviado para a sede da cooperativa no bairro Pedra 90 e o que for lixo orgânico é colocado no local apropriado para coleta do lixo comum.

Os que pode ser coletado como garrafa pet, papelão, latinhas, caixinhas de leite e garrafas de óleo, passando pelo processo de reciclagem podem se transformar desde artesanatos, baldes e bacias até telhas e panelas e o restante são prensados e vendidos a grandes indústrias de reciclagem.

O compromisso de trabalhar a sustentabilidade do lixo produzido dentro do Shopping Popular nasceu através de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com o Ministério Público pela 17ª Promotoria de Justiça com o promotor Gerson Barbosa e do Contrato de Concessão Onerosa nº 5.757 com a Prefeitura de Cuiabá.

O presidente Misael Galvão falou um pouco desta importante parceria com a COOREPAM. “Dentro da concessão e do TAC com o Ministério Público, um dos compromissos seriam trabalhar a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente, com a destinação correta do lixo produzido no Shopping Popular, como não fugimos de desafios aceitamos as condições e realizamos uma parceria exemplo com a COOREPAM, em virtude desta parceria pudemos também ajudar e melhorar a vida dos trabalhadores, pois é isso que defendemos e lutamos esse é nosso papel. A parceria com a Coorepam vem rendendo frutos bons no modelos e no desafios de fazer acontecer, hoje é um exemplo para outras empresas em função da reciclagem, mas para que tudo isso pudesse acontecer, sempre tivemos apoio da nossa diretoria e dos associados que acreditam em nosso trabalho e avalizam nossas ações para o bem comum, isso é a família popular”. Frisa Misael

Fora a coleta no Shopping Popular, os associados e a comunidade externa tem um papel importantíssimo nesse processo pois podem também trazer o material reciclável de casa, explica a cooperadora Fátima Ferreira. “A importância da população estar destinando seu material para o lugar correto é positivo para o meio ambiente. Por exemplo o morador dos bairros vizinhos podem usar um recipiente de shampoo, de água sanitária, um saco de arroz, feijão ou uma latinha de refrigerante e trazer para cá, deixar no nosso depósito no estacionamento e aqui vamos selecionar e mandar para a cooperativa, é aberto a toda comunidade cuiabana e também associados a trazer de casa separado”, ressaltou Fátima.

Além da sustentabilidade, a parceria está gerando frutos e tem beneficiado mais de 25 famílias e a meta até o final do ano é de duplicar o número de cooperados, “Espero que essa parceria dure por muitos anos” frisou Maria Raimunda que é Presidente da Coorepam.

O ponto de coleta do Shopping Popular é no estacionamento e está aberto das 7h às 18h tanto aos associados como a população em geral que queiram contribuir com meio ambiente levando seu material reciclável, e dessa maneira ajudar no fortalecimento e na geração de emprego, principalmente ao meio ambiente.

 
 
 
 
 
 
 
 

Data: 2018-07-28 00:00:00