Logo


Cuiabá , MT - -

Prefeitura de Cuiabá garante devolver “Dutrinha” para o povo cuiabano

“O Estádio de Futebol Presidente Eurico Gaspar Dutra, o popular “Dutrinha” vai passar por reformas e será entregue para população cuiabana, as obras devem começar nos próximos 60 dias”.



ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


 O Estádio de Futebol Presidente Eurico Gaspar Dutra, o popular “Dutrinha” vai passar por reformas e será entregue para população cuiabana, as obras devem começar nos próximos 60 dias”, afirmou o Secretário de Cultura de Cuiabá, Francisco Vuolo, durante a inauguração da reforma da Praça da Mandioca, no centro de Cuiabá.

Inaugurado em 31 de janeiro de 1952, o “Dutrinha” tem capacidade para 7.000pessoas, o local já foi palco de vários clássicos, jogos inesquecíveis e eventos culturais que faz parte da história do povo cuiabano.

Muitos afirmam que o “Dutrinha” não é um simples Estádio de Futebol, faz parte da cultura cuiabana, além de ser considerado a casa do Mixto Esporte Clube, “Tigre da Vargas”, o time da maior e mais animada torcida do Estado de Mato Grosso.

Interditado desde 2015, os torcedores tradicionais deixaram de frequentar os jogos de finais de semana, um evento que servia para os amigos se reencontrarem e colocar o papo em dia, antes e depois dos jogos, realizando uma confraternização contagiante, que levava milhares de pessoas para aquele local.

A reforma de princípio era para ser realizada em parceria da Prefeitura de Cuiabá, com o Governo do Estado de Mato Grosso, mas devido a demora por parte estadual, que já possui problemas com as obras inacabadas da Copa do Mundo de 2014, como a Arena Pantanal e os dois Centros de Treinamentos, do Pari e da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), a Prefeitura de Cuiabá, através do prefeito Emanuel Pinheiro e o Secretário de Cultura de CuiabáFrancisco Vuolo resolveram tocar o projeto da reforma com recursos do município, para devolver o quanto antes do “Estádio Dutrinha” para o povo cuiabano.

Reza a lenda, que no princípio da construção do Estádio de Futebol Presidente Eurico Gaspar Dutra, o nosso “Dutrinha”, era para ser uma réplica doMaracanãEstádio do Rio de Janeiro, e que recursos foram encaminhados para Mato Grosso, com está finalidade, mais de 50 anos depois da inauguração, até hoje não sabem para onde foram para os recursos, e porque o “Dutrinha” foi construído neste formato.

Pelo que tudo indica a história de sumir com recursos destinados para construir obras no Estado, não foi uma particularidade do ex-governador Silval Barbosa, é uma prática cultural desenvolvida por alguns membros da classe política de Mato Grosso, que se perpetua por mais de 50 anos. – (Lauro Nazário).


Data: 2018-06-07 00:00:00