Logo


Cuiabá , MT - -

Cuiabaninho de 8 anos conquista dois títulos brasileiros de tênis

“Já estamos em preparação para as próximas competições nacionais”, diz técnico



ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


 Livas Eduardo Damazio, 8 anos, se consagrou duas vezes campeão na 35ª edição do Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre, popularmente chamado de Copa Gerdau, encerrada nesta semana, na Associação Leopoldina Juvenil, em Porto Alegre (RS). Foi vitorioso na categoria 08 anos simples (individual) e na categoria 08 anos duplas, junto com o parceiro de quadra, Enzo Galvão, 7 anos e também cuiabano.

No individual, Livas Eduardo começou com vitória sobre o gaúcho, Pedro Mello, 6 anos, de Canoas-RS, por dois sets a zero e parciais de 6/2 e 6/3, depois venceu o paulista, Rafael Souza, 7 anos, de Santos-SP, por parciais de 6/3 e 6/2, avançou às semifinais e ganhou do paranaense, Henrique Vialle, 8 anos, de Curitiba-RS e conquistou o título de campeão ao superar o capixaba, Victor Pignaton, 7 anos, de Vitória-ES.

Nas duplas, Livas Eduardo e Enzo Galvão inauguraram com vitória em cima da dupla, Victor Pignaton e Thiago Veronezi, 8 anos, de Curitiba-PR, por dois sets a zero e placar parcial de duplo 6/3, depois ganharam de João Pedro Nardi, 7 anos, de Pinhais-PR, e Henrique Vialle por parciais de 6/2 e 6/3, então arremataram o título de campeão após desistência de Gabriel Schmitz, 7 anos, de Brusque-SC, e Rafael Souza.

“Parte da minha família é bastante ligada à prática do tênis. Meus avôs, tios e primos sempre tiveram o hábito de se reunir e nas rodas de conversas contavam histórias de grandes partidas, viagens e torneios. E o Livas Eduardo prestava atenção em todos os detalhes. Acho que isso influenciou o sonho dele de ser tenista profissional. Jogou o torneio seguro e determinado. Realmente disposto a dar o melhor de si”, diz o pai coruja.

De acordo com o professor de tênis e pai do tenista, Livas Tarcílio, existem treinamentos específicos para desenvolver o atleta em cada faixa etária. Segundo ele, no infantil, o primeiro passo é procurar materiais esportivos adequados para cada idade e dimensões da quadra, depois se fomenta a construção das características da personalidade do jogador e então se avança para a melhora de cada uma das capacidades motoras.

“Meu filho faz quatro treinos semanais de duas horas cada. Vai para a escola no período da manhã, faz as tarefas no início da tarde e depois vai para a academia de tênis, que é onde ele gosta de ficar. Compete no circuito estadual e em torneios nacionais. E isso lhe fez muito bem, pois tem maturidade acima da média. Isso é perceptível nas tomadas de decisões e na forma como cria meios para resolver problemas”, conta o professor da Tennis Company, Livas Tarcílio.

O 35º Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre (Copa Gerdau), que ocorreu de 26 de fevereiro até 04 de março, contou com a presença de mil competidores de 59 países, na soma de todas as categorias (de 8 a 18 anos). E, no Tennis Kids, os campeões foram: Livas Eduardo (categoria 8 anos – MT); Luís Miguel (9 anos – GO); Luiza Pereira (9 feminino – SP); Pedro Chabalgoity (10 anos – DF); Gabriela Castro (10 anos – SP); Victor Cunha (11 anos – MG) e Ana Campigotto (11 anos – SC).

Texto: Junior Martins

Fotos: Luiz Carlos Cândido

 
5 Anexos

Data: 2018-03-09 00:00:00