Cuiabá , MT - -

Falta um mês para o Mato-grossense; veja a preparação dos 10 times

Competição começa no dia 17 de janeiro com a reedição da final de 2017 entre Cuiabá e Sinop. Quatro equipes já treinam para a nova temporada e apenas uma põe a participação sob risco.


 Falta um mês para começar o Campeonato Mato-grossense 2018. Em função da Copa do Mundo, o estadual vai iniciar mais cedo - 17 de janeiro - e os times precisam se adiantar para estrearem com a preparação adequada. Dos 10 times participantes, quatro já treinam. Outras três têm apresentações marcadas para esta semana e apenas uma ainda corre o risco de desistir.

Abaixo dissecamos para você como está a preparação de cada time para o Campeonato Mato-grossense.

 

Pontos Corridos

 

O formato de disputa do ano que vem teve uma mudança. Na primeira fase as equipes jogarão todas contra todas, em turno único. As oito primeiras avançam para as quartas de final e as duas últimas serão rebaixadas. A partir das quartas, o sistema será mata-mata até a decisão.

 

Ação

 

Um dos times que subiram para a elite ano passado, foi uma das primeiras a iniciar a preparação. A diretoria do Ação promoveu uma peneira para descobrir talentos e contratou jogadores experientes - o goleiro Heverton Perereca e os zagueiros Kall e Odail Jr. O técnico será Hugo Alcântara, que era diretor no Cuiabá e até treinou o time cuiabanista interinamente.

 
Odail Jr e Kall formam a dupla de zaga do Ação  (Foto: Derik Bueno/TVCA) Odail Jr e Kall formam a dupla de zaga do Ação  (Foto: Derik Bueno/TVCA)

Odail Jr e Kall formam a dupla de zaga do Ação (Foto: Derik Bueno/TVCA)

A equipe trabalha no CT do Carrapicho em Várzea Grande desde o início do mês de dezembro e quer fazer uma campanha sólida. O primeiro objetivo da diretoria é não ser rebaixado.

 

Araguaia

 

O mais novo dentre os integrantes do Mato-grossense, o Araguaia - fundado em 2014 - fechou uma parceria e os jogadores devem chegar esta semana. Segundo o presidente Celso Souza, a apresentação vai ser na quarta ou quinta-feira e ele confirmou o técnico Samuel Esteves, que dirigiu o Operário Ltda no estadual deste ano.

 
 
Samuel Esteves, comandou o Operário Ltda no Mato-grossense 2017 (Foto: Derik Bueno/TVCA) Samuel Esteves, comandou o Operário Ltda no Mato-grossense 2017 (Foto: Derik Bueno/TVCA)

Samuel Esteves, comandou o Operário Ltda no Mato-grossense 2017 (Foto: Derik Bueno/TVCA)

A diretoria do time corre para liberar o estádio Zeca Costa, que está interditado por falta de laudos. Mas os treinos estão liberados para serem no local. O primeiro objetivo é montar um time mais novo e não ser rebaixado no estadual.

 

Cuiabá

 

O atual campeão e um dos favoritos ao título estadual apresentou o elenco no começo do mês de dezembro e já treina no CT do clube. O elenco foi totalmente renovado daquele que disputou a Série C do Brasileiro deste ano. As principais contratações foram a do volante Escobar, ex-Boa Esporte e do meia Hiltinho, ex-Sampaio Corrêa. O técnico será Itamar Schulle, campeão paraibano com o Botafogo neste ano.

 
Cuiabá venceu o Sinop na decisão do Mato-grossense 2017 (Foto: Assessoria/CuiabáEC) Cuiabá venceu o Sinop na decisão do Mato-grossense 2017 (Foto: Assessoria/CuiabáEC)

Cuiabá venceu o Sinop na decisão do Mato-grossense 2017 (Foto: Assessoria/CuiabáEC)

 

O objetivo do clube é ser campeão estadual pelo oitava vez de sua história. Com isso o time se tornaria o maior campeão da década, já são cinco títulos desde 2011.

 

Dom Bosco

 

O tradicional Azulão da Colina, time mais antigo em atividade do futebol mato-grossense, participa da primeira divisão pela quarta vez consecutiva e almeja algo maior nesta temporada. A diretoria do Dom Bosco manteve a base vice-campeã da Copa FMF: o goleiro Victor, o zagueiro Jean, o volante Profeta e os meias Deivisson e Michel permaneceram. E foram contratados alguns atletas mais experientes, caso do atacante Geílson.

 
Geílson, novo reforço do Dom Bosco (Foto: Assessoria/Dom Bosco)