Logo


Cuiabá , MT - -

Complexo Arena Pantanal bate recorde de eventos

Estruturas esportivas deixam para trás estigma de elefante branco



ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


 “O Complexo Esportivo Arena Pantanal bateu recorde de eventos em 2017”, disse o titular da Secretaria Adjunta de Esporte e Lazer de Mato Grosso (Sael-MT), Leonardo De Oliveira. Com a realização de 260 ações, entre elas, jogos, treinamentos, mutirões, palestras, simpósios, cursos, exposições, shows, encontros e outros. Mesmo em um ano de crise financeira, esse resultado é mais que o dobro do ano anterior e a meta é superar isso no próximo ano, em 2018.

O Complexo Esportivo Arena Pantanal, que envolve a Arena Pantanal, o Ginásio Poliesportivo Professor Aecim Tocantins, a Piscina Olímpica, a Quadra de Areia e o Palácio das Artes Marciais Iusso Sinohara, sediou 175 eventos na Arena, 67 no Aecim Tocantins, doze na piscina, quatro na quadra de areia e dois no Palácio das Artes Marciais. E, segundo o secretário, o objetivo é democratizar os espaços com a presença da população nas estruturas esportivas.

“A Arena Pantanal e as demais estruturas estão vivas! Nós conseguimos deixar para trás a ideia de que esse complexo é um elefante branco. Mesmo com recursos escassos, mas com iniciativas inovadoras, corajosas e de baixo custo, nós democratizamos as praças esportivas. Atualmente a população tem frequentado os locais, mais do que em anos anteriores, para praticar o desporto e o lazer. E queremos ampliar tudo isso no ano seguinte”, comenta Leonardo De Oliveira.

Dentre os 260 eventos e ações, estão jogos pelo Campeonato Mato-grossense de Futebol, Copa do Brasil, Copa Verde, Campeonato Brasileiro Feminino de Futebol, Campeonato Brasileiro Série B de Futebol, Campeonato Brasileiro Série C, Campeonato Mato-grossense de Futebol Sub-19 e Sub-17, Copa FMF, Peladão, Grand Prix de Vôlei, Jogos dos Conselhos, Campeonato Brasileiro de Futebol Americano, Lutas Marciais, Copa Brasil Central de Rugby, Vem Pra Arena e outros.

“Tivemos competições inéditas na história do Complexo Esportivo Arena Pantanal, como o 1º Torneio de Futebol Integrado Sesp Arena, o 1º Jogos dos Conselhos de Classe, a 1ª Copa das Atléticas, a final do Pequi Nations de Rugby, o 3º Hullks Fight Championship, uma etapa do Campeonato Brasileiro de Montaria em Touros, o 67º Intercolonial Brasileiro de Tênis de Mesa e etc. E já temos mais eventos singulares em planejamento para o novo ano”, diz o secretário.

Além disso, toda a estrutura do Complexo Esportivo Arena Pantanal é utilizada diariamente pelos cerca de 300 estudantes da Escola Estadual Governador José Fragelli (Arena da Educação), com práticas esportivas nas modalidades de Atletismo, Basquete, Tênis de Mesa, Xadrez, Futsal, Luta Olímpica, Judô, Natação, Ginástica e Vôlei de Areia.

História

O 67º Campeonato Intercolonial Brasileiro de Tênis de Mesa foi realizado, nos dias 20, 21 e 22 de janeiro, no Ginásio Poliesportivo Professor Aecim Tocantins, em Cuiabá. Um evento com a participação de cerca de 400 mesatenistas vindos de nove unidades federativas, com atletas de seleção brasileira e que movimentou a economia da capital em quase um milhão de reais, nos serviços de hospedagem, alimentação, transporte e entretenimento, entre outros. 

O 3º Hullks Fight Championship, um torneio organizado pela Federação de Kick Boxing do Estado de Mato Grosso (FKBEMT), no estilo “K1”, de luta em pé, ocorreu nos dias 26, 27 e 28 de maio, num ringue na lateral do gramado da Arena Pantanal, em Cuiabá. Teve a participação de 18 lutadores, foram feitas o total de treze lutas e contou com a maior premiação em dinheiro de Mato Grosso. E teve ampla divulgação nos veículos de imprensa do estado.

A final da Copa Brasil Central de Rugby, mais conhecida por “Pequi Nations”, entre Cuiabá Rugby e Rugby Sem Fronteiras, foi realizada em 16 de setembro, na Arena Pantanal, em Cuiabá. Um jogo que recebeu críticas pela especulação de que causaria danos ao gramado, mas que não danificou e ainda conseguiu reunir razoável público. Tendo como resultado a vitória do Rugby Sem Fronteiras sobre o Cuiabá Rugby por placar apertado de 15 a 14.

A etapa do Campeonato Brasileiro de Montaria em Touros ocorreu, de 17 a 19 de novembro, no Ginásio Poliesportivo Professor Aecim Tocantins, em Cuiabá. Um evento organizado pela PBR (Professional Bull Riders) com uma estrutura de tirar o fôlego e conhecida internacionalmente por promover grandes espetáculos. Também sofreu críticas pela suposição de que danificaria a quadra do ginásio, mas não gerou nenhum dano e ainda reuniu mais de 10 mil espectadores.

Texto e Fotos: Junior Martins

 
3 Anexos
 
 
 
 
 
 
 
 

Data: 2017-12-19 00:00:00