Logo


Cuiabá , MT - -

Delegação de MT embarca para Jogos Escolares em Brasília

A competição reunirá mais de 4 mil atletas de 1357 escolas de todo o país



ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


 

Delegação mato-grossense embarca para etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude, na categoria A (para atletas de 15 a 17 anos), em modalidades coletivas e individuais, que será realizada de 16 a 25 de novembro, em Brasília (Distrito Federal), com a participação de 192 pessoas, entre atletas, técnicos e oficiais. E o grupo embarcará em duas datas, em 14.11, às 19h, e em 19.11, às 19h, ambas do Ginásio Poliesportivo Professor Aecim Tocantins, em Cuiabá.


De acordo com o titular da Secretaria Adjunta de Esporte e Lazer de Mato Grosso (Sael-MT), Leonardo de Oliveira, a turma dos esportes individuais viajará primeiro, serão 101 membros, nas seguintes modalidades: Vôlei de Praia, Atletismo, Ginástica Rítmica, Judô, Natação, Xadrez, Luta Olímpica, Tênis de Mesa, Badminton e Ciclismo; Depois embarcarão 91 pessoas, nas seguintes modalidades: Basquetebol, Futebol de Salão, Handebol e Voleibol.


No ano passado, Mato Grosso conquistou 21 medalhas na categoria A. Foram 13 medalhas no Atletismo, uma no Judô, duas na Luta Olímpica, uma na Natação, uma no Ciclismo, uma no Handebol masculino, uma no Vôlei feminino e uma no Vôlei masculino. Neste ano temos a expectativa de avançar um pouco mais. Ficaremos na torcida por nossos atletas e esperançosos por bons resultados”, comenta o secretário de esporte de MT, Leonardo de Oliveira.


Na Luta Olímpica, Larissa Tywaki Pedroso, de 15 anos, da cidade de Paranatinga, já coleciona três medalhas em etapas nacionais dos Jogos Escolares da Juventude, na categoria B (para atletas de 12 a 14 anos). Ela conquistou bronze em 2014 (Peso Médio), depois bronze em 2015 (Peso Médio) e medalha de ouro em 2016 (Peso Pesado). E, neste ano, disputará pela primeira vez na categoria A (15 a 17 anos), no peso médio, mas com a experiência de um tri-medalhista.


“Tenho feito Crossfit para desenvolver meu condicionamento físico e minha preparação técnica está ótima. Meu sonho é ser uma boa atleta, orgulhar meu pai e minha mãe, que estão lá no céu me olhando, orgulhar minha vó e sempre vencer na Luta Olímpica. E também tenho o sonho de disputar uma Olimpíada. Eu amo os Jogos Escolares e foi onde comecei na Luta Olímpica. De lá para cá minha vida mudou totalmente. Eu gosto do que faço”, conta a atleta, Larissa Tywaki.


O Comitê Olímpico do Brasil (COB) é a instituição responsável por organizar os Jogos Escolares da Juventude, em parceria com o Ministério do Esporte e com apoio dos Governos Estaduais. E, no caso da delegação mato-grossense, todo o gasto com logística, ida e volta (Cuiabá-Brasília), e acompanhamento técnico são custeados pela Secretaria Adjunta de Esporte e Lazer de Mato Grosso (Sael-MT). Mais informações pelas páginas do COB e Sael-MT no Facebook.


Texto e Foto: Junior Martins

 
 
3 Anexos
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Data: 2017-11-14 00:00:00