Logo


Cuiabá , MT - -

CHAPADA DA CIDADE PEQUENA PARA O ESTRELATO DO FUTEBOL AMADOR

Conheça um pouco mais da equipe que resgatou a antiga essência do futebol amador.



ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


 

Cuiabá 1/6/2017 12:06
Por Willian Reis
Finalista da Copa Ralinha 2017, a equipe do Chapada entrará em campo neste sábado (03) às 16h e medirá forças contra o Tesouros em busca do troféu de CAMPEÃO que levará o nome de Luizinho de Lima. O grupo chapadense surpreendeu a todos com o futebol de alto nível apresentado na competição. Com elenco formado por atletas da cidade de Chapada dos Guimarães, somados a dois atletas de Cuiabá, Chapada vai à contramão da filosofia implantada pela maioria dos clubes da baixada cuiabana que almeja títulos no futebol amador.

 

A equipe pertence a Polícia Militar de Chapada, e atualmente é administrada pelo Sargento Ribeiro, presidente e treinador da equipe. Hepta campeão do Campeonato Municipal de Chapada, a equipe na verdade tem o nome de Tiradentes Futebol Clube, homenagem ao patrono das Polícias Militares, e usa a denominação do município apenas em competições disputadas fora de Chapada dos Guimarães, como no Campeonato Amador de Campo Verde, onde se sagraram campeões em 2016 vencendo a equipe de Primavera do Leste.

 

A filosofia praticada por Ribeiro resgata a verdadeira essência do futebol amador. A equipe é formada por parentes, que são da comunidade chapadense. Erlan e Mirandinha, Sapinho e Juquinha(Rogerinho), Jose e Jeovane. Três duplas de irmãos formam a base da equipe, que somam ao experiente Fabinho, ex-atleta profissional, amigo do Sargento desde a infância e que dá um toque de experiência ao grupo. O custo da equipe? Acredite se quiser: R$2.500,00 (DOIS MIL E QUINHENTOS REAIS).

 

“Aqui o mais importante é a amizade. Mantemos um trabalho bonito e o primeiro objetivo é que os meninos não se percam para os vícios da vida. Então a nossa preocupação é que eles estejam sempre praticando esportes, mas quando isso traz resultados dentro de campo acaba sendo melhor ainda” afirmou Ribeiro. Esse foi o valor gasto se somado as oito partidas anteriores, pois a filosofia da equipe proíbe a remuneração de atletas, e a despesa se restringe a inscrição, taxa de arbitragem e água para hidratação nos jogos. Filosofia idêntica aos anos 80 e 90. A despesa total de Chapada é inferior aos valores investidos por algumas equipes em apenas dois atletas.

 

Além da equipe amadora, Ribeiro também apoia os trabalho realizados com muita competência por seu amigo Benê a frente das equipes sub-15 e sub-17 do município. A intenção do presidente é dedicar o segundo semestre as categorias de base.

 

A recompensa financeira está vinculada ao rendimento. Para receber é necessário ser campeão. A premiação dada pela organização do campeonato é dividida por igual entre o presidente e atletas.

 

AJUDANTES

 

Ano passado Chapada foi semifinalista da Copa Ralinha, sendo eliminada pelo campeão FT BARAÉS. E para esta temporada, o meio campista Mirandinha indicou dois reforços para o treinador. Cientes da filosofia da equipe, e que não receberia nenhum real por jogo, Léo Brocador e Felipe Alves apostaram no projeto, uniram-se ao carrossel chapadense e estão prestes a coroar a brilhante campanha com o título do melhor campeonato society da baixada cuiabana.

 

Léo é o responsável por fazer os gols da equipe, e se sente grato pela oportunidade e confiança recebido por todos do grupo. “A amizade que tenho com Mirandinha, Erlan, e outros, fizeram com que eu aceitasse o convite para me juntar aos meninos neste desafio. É uma rapaziada unida e entrosada, e eu só tenho a agradecer por fazer parte deste projeto”. Se o trabalho será coroado com o grande título da Copa Ralinha não sabemos, mas fica claro que investimento financeiro ainda não superou o quesito eficiência. Chapada dá uma lição de trabalho sério, humilde e acima de tudo eficiente. Muitas barbas ficarão de molho de hoje em diante, e colocará muitas cabeças para refletir se gastar milhares com atletas de futebol amador é certeza de título.

 





Fonte A Bola Da VEZ


Data: 2017-06-01 00:00:00