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Livio Oricchio: Felipe Massa faz o melhor tempo, mas pede cautela

'Temos de esperar até todos estarem na mesma hora na pista, com o mesmo pneu e com a mesma quantidade de gasolina', diz brasileiro em dia de testes em Barcelona



ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


Felipe Massa foi o primeiro a tentar reduzir o eventual entusiasmo que o seu ótimo tempo, nesta quinta-feira, poderia representar. No primeiro dia da última série de teste da pré-temporada, no Circuito da Catalunha, em Barcelona, Massa estabeleceu o melhor tempo não apenas do dia como dos treinos, até agora. 
- Temos de esperar até todos os pilotos estarem na mesma hora na pista, com a mesma quantidade de gasolina e o mesmo pneu. Aí, sim, saberemos se estamos, de fato, rápidos como parece.
Na semana passada as oito equipes que, nesta quinta, testaram seus modelos novos também realizaram quatro dias de ensaios na pista catalã. O piloto da Williams fez hoje 1min23s500 e completou 103 voltas. O melhor tempo era o do francês Romain Grosjean, Lotus E23-Mercedes, 1min24s067, com pneus supermacios da Pirelli, de domingo. O regulamento impõe que cada piloto disponha de apenas quatro unidades motrizes durante o campeonato, em vez de cinco, e haverá uma etapa a mais, 20 em vez de 19.
- Foi a primeira vez nos testes que buscamos performance. Até agora nossa preocupação havia sido com a confiabilidade do carro, este ano ainda mais importante. O que posso dizer de nosso tempo é que é muito bom - disse o piloto brasileiro.


Massa tinha os pneus macios da Pirelli. Na conversa com a imprensa estrangeira, os jornalistas lembraram que Nico Rosberg, da Mercedes, conseguiu 1min24s321, mas com pneus médios, domingo.
- Por aí você vê como eles estão fortes. Sabíamos disso, eles têm o melhor carro. E acredito que a Mercedes tem ainda algo no bolso. É por essa razão que não dá para dizer qual o nosso estágio hoje.
Por outro lado, Massa fez uma declaração que atesta o avanço da Williams. Kimi Raikkonen, com Ferrari SF15-T, registrou 1min26s327 (80 voltas), sexto, e Daniil Kvyat, RBR, 1min25s947 (75), quarto. Os dois tiveram problemas nos seus carros.
- Em relação aos outros times, estamos lá. A Ferrari não teve um bom dia hoje, desconhecemos em que trabalharam, mas cresceram, não há dúvida. Já a simulação de corrida da RBR não foi muito boa.


Há um fator que, segundo Massa, poderá ser decisivo, no início da temporada, em favor do modelo FW37-Mercedes da Williams. 
- A confiabilidade, não tivemos um único problema, em Jerez e aqui. Se os outros enfrentarem dificuldades essa maior resistência poderá ser muito boa para nós.
Desde que começaram os treinos, este ano, hoje foi a primeira vez que a Mercedes teve de manter um dos pilotos por longo tempo parado nos boxes. Hamilton completou somente 48 voltas, diante de 103 de Massa, 122 do companheiro de Felipe Nasr na Sauber, o sueco Marcus Ericsson, por exemplo, autor do segundo tempo, 1min24s276, com pneus supermacios. O sistema de recuperação de energia cinético, MGU-K, deixou o campeão do mundo fora da sessão da tarde. Pela manhã, com pneus médios, fez 1min24s881, terceiro melhor do dia. Mas Massa com os médios surpreendeu, pois marcou 1min24s687. E ainda explicou: 
- Naquela volta peguei um carro mais lento na curva 3, obrigando-me a contorná-la mais por fora. Meu tempo seria um décimo e meio melhor.
Seria, então, 1min24s8 de Hamilton diante de 1min24s5 de Massa, com os mesmos pneus médios. É provável, contudo, que Hamilton não exigisse tudo do modelo W06 como Massa do FW37. A preocupação do inglês ainda não era com performance, como o piloto da Williams.


A não ser o aerofólio traseiro novo, Massa não especificou os novos componentes do conjunto aerodinâmico que o grupo coordenado por Jason Somerville, o responsável pela aerodinâmica do modelo FW37, usou pela primeira vez nesta quinta-feira. 
- Melhoraram o carro, sem dúvida. Nos próximos dias chegarão novas peças e para a Austrália ainda alguma coisa.
Um ótimo sinal para o piloto e seu parceiro, o finlandês Valtteri Bottas, programado para acelerar o FW37 amanhã, é o fato de o monoposto seguir sendo muito rápido nas retas. 
- Ainda temos as melhores velocidades, o que mostra que ganhamos mais pressão aerodinâmica, pois o FW37 é mais estável, mais fácil de guiar, sem com isso perder eficiência nas retas, o que é muito importante.


Massa lembrou, ainda, que os 4.655 metros do Circuito da Catalunha estão longe de representar um bom traçado para a base do carro da Williams.
- Apesar de evoluirmos na geração de pressão aerodinâmica, esta não é uma pista muito boa para nós. É só ver a nossa performance aqui no ano passado.
No GP da Espanha de 2014, Massa largou apenas em nono, com 1min27s402, enquanto Bottas, em quarto, 1mi26s632. O pole position foi Hamilton, 1min25s232. E todos estavam com os pneus macios da Pirelli. Os escolhidos para aquela prova foram os macios e os duros.

Domingo será a vez de Massa despedir-se da pré-temporada. É provável que realize uma simulação de classificação e depois de uma corrida, no formato e horários da etapa de abertura do Mundial, de 13 a 15 de março no Circuito Albert Park, em Melbourne. Talvez nunca como desta vez Massa se apresentou para o campeonato tão bem preparado. Mas como fez questão de dizer, a Mercedes ainda está bem à frente de todos.

 

 


Data: 2015-02-26 00:00:00