Logo


Cuiabá , MT - -

Fifa orienta mudança na Copa 2022, Uefa apoia, mas Premier League reage

Proposta de alteração de disputa para novembro e dezembro é ratificada no Catar, país-sede, para ser discutida na reunião do Comitê Executivo, em Zurique, em março



ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


A Fifa publicou em seu site o que muitos esperavam, mas com o que nem todos concordam: a Copa do Mundo de 2022 deve mesmo ter a data de disputa alterada de junho e julho para novembro e dezembro, por causa das altas temperaturas no verão do Oriente Médio - passam de 40º C e podem chegar a 50º C. Fruto de um estudo de seis meses de um grupo de trabalho da entidade para o calendário internacional entre 2018 e 2024, a proposta foi finalizada em Doha nesta terça-feira e vai ser discutida na próxima reunião de seu Comitê Executivo, nos dias 19 e 20 de março, em Zurique, Suíça. De acordo com o relatório, todas as seis confederações continentais apoiam a decisão, inclusive a Uefa. Mas a Premier League, dos clubes da Inglaterra, apoiada pelas organizações dos outros principais países do continente, reagiu imediatamente e se posicionou contrária à alteração por meio de declarações de seu presidente Richard Scudamore a sites de jornais europeus.
Além da mudança de data, o estudo também propõe a redução no período de disputa do torneio, para menos de um mês, e a transferência da Copa das Confederações do ano anterior, mantida em junho e julho, para outro país asiático. Com essa alteração, o Mundial de Clubes de 2021 seria disputado no Catar para servir de evento-teste para a Copa do Mundo. Até os Jogos de Inverno de 2022, programado para fevereiro, e o Ramadã, com início em abril, foram levados em conta para a programação.
- Dado que as cidades candidatas aos Jogos de Inverno de 2022 - Almaty (Cazaquistão) e Pequim (China) - preveem a disputa de 4 a 20 de fevereiro, que o mês de Ramadã inicia em 2 de abril de 2022 e que as consistentes condições de calor prevalecem de maio a setembro no Catar, a única opção efetiva é a janela de novembro a dezembro - explicou a Fifa em seu comunicado oficial.


A oposição dos clubes europeus à mudança de data não foi compartilhada pela Uefa. A entidade presidida pelo francês Michel Platini expressou oficialmente seu apoio. Mas, poucas horas depois de anunciado pela Fifa o resultado do estudo, o presidente da Premier League disse estar "decepcionado" e qualificou a decisão como "muito ruim", dizendo que se sentia "abandonado" pela Uefa. Para os dirigentes, a Copa do Mundo de 2022 deveria ser antecipada para maio, o que só impactaria na finalização antecipada do calendário dos campeonatos nacionais, não na reprogramação na sua metade inicial.
Apesar da posição crítica dos clubes, a Uefa confirmou que não vai ter problemas para mudar a data de suas competições.


- A Uefa considera que o melhor para jogadores e fãs é que esta competição seja no inverno. Não temos quaisquer problemas importantes para reprogramar nossas competições para a temporada 2022/2023 - afirmou a Uefa em comunicado oficial.
Em janeiro, o diretor-executivo de comunicação e marketing do Comitê Supremo da Copa de 2022, Nasser Al-Khater, garantiu em entrevista realizada que as tecnologias de refrigeração dos estádios podiam suportar as altas temperaturas. Mas o estudo elaborado com a participação do sindicato internacional dos jogadores profissionais de futebol (FIFPro) chegou à conclusão que o melhor para a saúde dos atletas seria disputar o Mundial no inverno do Catar.
- Estamos muito satisfeitos que, após avaliar cuidadosamente as várias opiniões e ter discussões detalhadas com todas as partes interessadas, nós identificamos o que acreditamos ser a melhor solução para o calendário internacional de 2018-2024 e o futebol em geral. Foi um trabalho desafiador e quero agradecer todos os membros da comunidade do futebol pelo empenho construtivo para ajudar a encontrar uma solução que nós acreditamos que pode funcionar para todos - afirmou o Sheikh Salman Bin Ebrahim Al Khalifa, presidente da Confederação Asiática de Futebol (AFC, na sigla em inglês) e membro do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo de 2022, ao site da Fifa.
Embora tenha participado das discussões em relação às alterações, o FIFPro se posicionou preventivamente contra a redução do período de disputa para menos de um mês.

- Qualquer discussão sobre a proposta de redução nos dias de competição da Copa do Mundo é uma questão que envolve os jogadores. As alterações no calendário de jogos, que poderiam colocar pressão extra sobre a carga de trabalho dos jogadores, é para analisar em conjunto com todas as partes interessadas em tempo oportuno - disse o sindicato em comunicado oficial.

 


Data: 2015-02-24 00:00:00