Logo


Cuiabá , MT - -

Arena Pantanal comemora três anos com polêmicas e glórias

O jogo inaugural da Arena Pantanal foi no dia 02 de abril de 2014, jogo válido pela primeira fase da Copa do Brasil entre Mixto e Santos



ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


Construída para a Copa do Mundo 2014, a Arena Pantanal completa três anos neste domingo, 02 de abril, com muitas polêmicas e falta de cuidado por parte do estado, mas se tornou a nova casa do futebol mato-grossense, onde foram comemorados títulos pelo Cuiabá, único clube a levantar troféus no local. O jogo inaugural foi entre Mixto x Santos, pela primeira fase da Copa do Brasil, de lá para cá foram 170 jogos e 464 gols marcados.

Problemas

O estádio, que custou cerca de R$ 660 milhões aos cofres públicos, ainda vive um impasse sobre a sua entrega oficial ao governo de Mato Grosso. A empresa Mendes Júnior, construtora da Arena Pantanal, alega não ter recebido o valor total e por isso se nega a terminar a obra. Por outro lado, o governo judicializou a empresa porque acredita que o dinheiro gasto daria para ter concluído o estádio.

No meio dessa briga, a Arena Pantanal ficou sem os devidos reparos e diversos problemas apareceram, como bancos de reservas rasgados, vazamentos de água nos banheiros e vestiários, tetos desmoronaram, pisos se soltaram, a parte elétrica comprometida, com diversos apagões, lixo acumulado e falta de limpeza, além de rachaduras nas estruturas de concreto.

Gols e artilharia

Mas o estádio também trouxe glórias aos torcedores mato-grossenses. Artilheiros pisaram no gramado e começam a contar a sua história. O primeiro gol foi marcado pelo Reinaldo, ex-atacante do Luverdense. Ele balançou as redes do Vasco, pela Série B do Brasileiro de 2014, na segunda partida do estádio, uma vez que Mixto e Santos ficaram no 0 a 0.

Depois desse gol, diversos jogadores deixaram a sua marca, foram 464 gols, uma média de 2,73 por partida. E o maior deles, artilheiro da Arena Pantanal, é o atacante Fernandinho, que marcou 11 vezes por Dom Bosco e Operário Ltda.

A Arena Pantanal recebeu quatro jogos da Copa do Mundo, foram marcados 12 gols, e um deles em especial foi um dos mais bonitos do mundial, marcado por James Rodriguez. Alexis Sanchez, Valdívia e Cuadrado também balançaram as redes do estádio cuiabano. Logo após a copa mais jogos das Séries A, B, C e D do Brasileiro movimentaram o estádio recém-inaugurado. Em 2014 foram 24 jogos no total.

2015

Em 2015 essa marca cresceu, chegou nos 67 jogos e pela primeira vez uma equipe levantou um troféu na Arena Pantanal. O Cuiabá se sagrou campeão da Copa Verde, no confronto conhecido como “Milagre do Pantanal”, quando o Dourado goleou o Remo na final por 5 a 1. Quatro dias depois, o mesmo Cuiabá comemorou o título de campeão Mato-grossense diante do Operário Várzea-grandense.

 

2016

Em 2016 houve uma diminuição no número de jogos - 55 partidas contra 67 do ano anterior -, isso ocorreu porque a Arena Pantanal passou a ter problemas com os laudos de segurança e vigilância sanitária. Com isso diversos jogos da Série A do Brasileiro não puderam ser disputados em Cuiabá. Somente Santos x Flamengo e Santa Cruz x Corinthians foram jogados na Arena. E no fim do ano, mais uma vez o Cuiabá comemorou título no estádio: campeão da Copa FMF Sub-21.

2017

Na atual temporada a Arena Pantanal poderia ter iniciado o ano com a partida entre Brasil e Paraguai pelas eliminatórias da Copa do Mundo 2018, mas problemas com laudos e manutenção do estádio inviabilizaram a partida em Cuiabá. Já foram disputados 23 jogos entre Campeonato Mato-grossense, Copa Verde e Copa do Brasil. O jogo com maior público em 2017 foi entre Luverdense e Corinthians pela terceira fase da Copa do Brasil, que levou cerca de 16 mil pessoas à Arena.

A Arena Pantanal dá prejuízos aos cofres públicos do governo do estado – cerca de R$ 6 milhões por ano -, mas tem sido o único palco para as partidas de futebol na capital mato-grossense. O estado possui um dos mais bonitos e inovadores estádios do Brasil e isso tem ajudado a alavancar o futebol para quem sabe um dia ter um clube na Série A do Brasileiro.


Data: 2017-04-01 00:00:00