Logo


Cuiabá , MT - -

CBDU DEVE INCLUIR MAIS EVENTOS DE PARADESPORTO NO CALENDÁRIO ESPORTIVO UNIVERSITÁRIO

Padrinho do JUBs 2016, Fernando Fernandes participa da cerimônia de premiação da natação paradesportiva A inclusão do paradesporto nos Jogos Universitários Brasileiros registrou avaliação altamente positiva dos atletas e da organização.



ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


  

A inclusão do paradesporto nos Jogos Universitários Brasileiros registrou avaliação altamente positiva dos atletas e da organização. Diante disso, a Confederação Brasileira do Desporto Universitário - CBDU não abre mão e garante que deverá investir para o fortalecimento e inclusão de novas modalidades ao longo do calendário esportivo. A avaliação é do presidente da CBDU, Luciano Cabral, após o fim da primeira fase do JUBs, que acontece em Cuiabá até o próximo sábado, 12 de novembro.
 
Padrinho do evento, o tetracampeão mundial de paracanoagem Fernando Fernandes também partilha da visão da CBDU, de que o paradesporto deve ser estimulado e tem potencial grande de crescimento. ”O que eu quero transmitir para as pessoas é o que significa o esporte para mim, e como ele pode transformar a vida de uma pessoa, seja do paradesporto ou não. Precisamos mudar a visão de como as pessoas veem o paradesportista, pois somos atletas de alto rendimento, como muitos que existem. A inclusão é na base, na escola, dando oportunidade para estudar e praticar”, defendeu Fernando, parceiro da CBDU, ao participar de um bate papo com os atletas.
 
O paracanoista apontou ainda a necessidade de dar oportunidades iguais a atletas convencionais e paradesportivos, uma vez que ambos possuem objetivos em comum, como a busca da alta performance. “Hoje em dia, temos equipamentos adaptáveis e capazes de nos levar, tecnologicamente, a novos recordes”, afirmou.
 
Segundo Luciano Cabral, a inclusão do paradesporto já era uma necessidade dos esportes universitários. "Nós temos essa demanda de inclusão do paradesporto no ambiente universitário e, enquanto entidade responsável pelo desporto universitário, vamos mantê-lo como parte do programa e do calendário da CBDU. Nossa avaliação neste primeiro evento é superpositiva".
 
Para o medalhista de ouro dos 50 metros costa, da UFPR-PR, Vinicius Bernardi Guarienti, o espírito de união no JUBs foi sem igual. “Gostei demais de ter competido junto com os nadadores [convencionais]. Isso demonstra que eles querem conhecer o nosso mundo. Agradeço a inclusão, é um trabalho muito importante. O foco agora é o novo ciclo olímpico. Rumo a Tóquio!”, finalizou o paradesportista.
 
Aplicativo JUBs 2016

Acompanhe em tempo real os resultados de todas as partidas que acontecem no JUBs 2016. Baixe o aplicativo CBDU 2016, disponível nas plataformas IOS e Android, e fique por dentro minuto a minuto de todos os lances da competição.

Mais informações, fotos, tabelas, resultados e curiosidades sobre tudo o que acontece durante o JUBs Cuiabá podem ser encontrados no site da CBDU (www.cbdu.org.br) e nas redes sociais.

Jogos Universitários Brasileiros

O JUBs chega à sua 64ª edição como a maior competição universitária do país. O evento reúne em Cuiabá, entre os dias 2 e 13 de novembro, 4.500 participantes dos 26 Estados e do Distrito Federal, dentre delegações, árbitros, voluntários e Comitê Organizador. Ao todo, são 17 modalidades esportivas, sendo 13 individuais e quatro coletivas.

Além das já conhecidas badminton, basquete 3x3, judô, corrida de rua, natação, vôlei de praia, tênis, tênis de mesa, xadrez, basquetebol, futsal, handebol e voleibol, a edição deste ano traz algumas novidades: JUBs Acadêmico, futebol virtual – com o jogo Fifa 2016, plataforma PS4 –, natação paralímpica e tênis de mesa paralímpico.

De 02 e 07 de novembro, o JUBs recebe os atletas das modalidades individuais, que competem entre 04 e 06 de novembro. De 07 a 13, será a vez dos atletas das modalidades coletivas, que competem entre 08 e 12.

O JUBs é uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e da Federação Mato-grossense de Esportes Universitários (FMEU), em parceria com o Governo Federal, Governo do Estado de Mato Grosso e apoio da Prefeitura de Cuiabá.


Data: 2016-11-09 00:00:00