Logo


Cuiabá , MT - -

Morre em Cuiabá, Carlos Orione, ex-presidente da FMF

Orione ficou como mandatário do futebol mato-grossense por 38 anos. O velório será na capela jardins, das 5h às 16h, desta segunda-feira



ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


Carlos Orione, que ficou na presidência da Federação Mato-grossense de Futebol (FMF) por 38 anos, faleceu na noite deste domingo, em Cuiabá. O ex-presidente havia pedido renúncia do cargo no início de 2016 para poder cuidar da saúde. O velório será na Capela Jardins, das 5h às 16h, e o enterro às 17h, desta segunda-feira.

Nomeado como interventor da Confederação Brasileira de Futebol em 1977, Orione se manteve no cargo até 2016. Em 2014, ele já havia se retirado e Helmute Lawish assumiu interinamente. Orione retornou, mas logo depois entregou a presidência para o seu outro vice, João Carlos de Oliveira. Em fevereiro deste ano, ele renunciou de vez.

Apesar de muito questionado por torcedores, Orione esteve à frente do futebol mato-grossense em tempos áureos. Na década de 80, em que os times do estado disputavam a primeira divisão nacional, e os estádios, principalmente o Verdão, lotavam.

Carreira profissional

Natural de Guiratinga - região Sul de Mato Grosso -, Carlos Orione se formou em Direito pela Faculdade de Direito Cândido Mendes-RJ em 1962. Exerceu a advocacia nos anos de 1962 a 1968, em Guiratinga, e em 1968 ingressou na carreira do Ministério Público Estadual através de concurso, sendo promovido em 1973 ao cargo de procurador geral da Justiça no estado de Mato Grosso.

Além de outras nomeações pelo Governo do Estado, exerceu os seguintes cargos: diretor administrativo das Centrais Elétricas Mato-grossense S.A. – CEMAT; diretor administrativo do Instituto de Previdência do Estado de Mato Grosso – IPEMAT; e diretor do Centro de Processamentos de Dados do Estado de Mato Grosso – CEPROMAT.


Data: 2016-11-07 00:00:00