Logo


Cuiabá , MT - -

Com shows e pira acessa, JUBs começa oficialmente em Cuiabá

O Ginásio Aecim Tocantins recebeu as 27 delegações, que representam os 26 estados brasileiros e mais o Distrito Federal



ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


Estrelas hoje, líderes amanhã. Com este tema inspirador, a 64ᵃ edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) foi aberta oficialmente nesta quinta-feira, 03 de novembro, no Ginásio Aecim Tocantins, em Cuiabá. A capital mato-grossense recebeu as 27 delegações no maior evento esportivo universitário do país.

No pronunciamento de abertura, o presidente da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), Luciano Cabral, disse que Cuiabá vive um momento histórico ao receber pela primeira vez esse evento que tem como característica revelar talentos.

“Não à toa, nos jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, mais de 55% dos medalhistas foram atletas universitários. O desporto universitário além de formar atletas de alto rendimento, forma cidadãos. E não existe outro caminho que não seja o esporte e a educação, o mundo todo faz isso. O Brasil fez uma Copa do Mundo maravilhosa, e jogos olímpicos extraordinários, agora é hora de olhar para dentro. Vocês atletas são nossas estrelas hoje, mas serão os líderes amanhã. Sejam muitos bem vindos ao 64º JUBs”, anunciou.

Já o secretario nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, Leandro Cruz Fróes da Silva, afirmou que o Brasil encerra um ciclo nos esportes com as Olimpíadas, que agora passa a dar continuidade com seu legado por meio das obras e benfeitorias construídas. “Porém, o mais importante são os atletas, eles que são o grande legado em construção do esporte brasileiro”.

O presidente da Federação Mato-grossense de Esporte Universitário (FMEU), desejou sucesso no desempenho de todas as delegações. “É uma honra receber todos em nossa casa, e que esse seja os jogos da esperança, de grandes experiências e vivências. Aproveitem!”. 

Por fim o secretário-adjunto de Esporte e Lazer do Estado, Pedro Luiz Sinohara, agradeceu o voto de confiança da CBDU por ter trazido os jogos universitários para Cuiabá. “Objetivo esse que buscamos muito. E agora, finalmente, chegou a nossa vez e vamos fazer o melhor. Além do esporte, queremos criar um vínculo com quem nos visita, e que possam voltar e aproveitar nossas belezas naturais”, profetizou.

Antes dos discursos dos representantes, da entrada dos atletas das 27 delegações, participaram do desfile oficial de Abertura, os padrinhos do JUBs: o nadador Henrique Martins e o atleta do taekwondo Maicon Andrade, que foi medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Eles ainda conduziram bandeiras na cerimônia de abertura.

Tocha do JUBs 

Logo em seguida, o atleta Luiz Pedro Ribeiro Pereira, o Pepeu, acendeu a pira dos Jogos. Para o nadador eventos como o JUBs, que buscam o alto rendimento e que proporcionam desenvolvimento ao atleta são essenciais. “Foi uma honra carregar a tocha, nesse que é o meu sétimo evento. Espero que ele traga muita luz e força interior para todos os atletas”, desejou.

Participaram ainda da cerimônia o secretario adjunto de esportes de Cuiabá, Luiz Arthur, o secretário de Estado de Planejamento, Marco Marrafon.

Atrações

O grupo vocal Mesa Pra 6 abriu a noite das atrações musicais que contou ainda com a cantora Ana Rafaela, ex-The Voice, e a banda nacional NX Zero.

“Para gente é um prazer fazer mais um show em Cuiabá. E a intimidade que temos com o esporte é a mesma que temos com a música, acredito que elas estejam sempre relacionadas. Muitos atletas utilizam a música para treinar. Uma inspiração para qualquer banda. A judoca Rafaela Silva, medalha de ouro no Rio, que tem uma tatuagem no braço com uma parte de uma música nossa. Ficamos tão lisonjeados que entramos em contato com ela para agradecer”, orgulha-se Di Ferrero, vocalista da banda.


Data: 2016-11-04 00:00:00