Logo


Cuiabá , MT - -

​ Mulheres líderes do ranking mato-grossense de tênis

Maria do Carmo Mendes e Maralice Lopes são prediletas ao título de campeão estadual 2016 Oito tenistas lideram o ranking na 1ª classe feminina do Circuito Estadual de Tênis, que terá os dois últimos torneios realizados em Cuiabá, a 16ª etapa no Cuiabá Tênis Clube, de 23 a 27 de novembro, e a 17ª etapa na Companhia do Tênis, de 07 a 11 de dezembro.



ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


 

Oito tenistas lideram o ranking na 1ª classe feminina do Circuito Estadual de Tênis, que terá os dois últimos torneios realizados em Cuiabá, a 16ª etapa no Cuiabá Tênis Clube, de 23 a 27 de novembro, e a 17ª etapa na Companhia do Tênis, de 07 a 11 de dezembro. E o favoritismo está nas raquetes de Maria do Carmo Mendes, com 790 pontos na primeira posição, e Maralice Lopes, com 760 pontos em segundo lugar. Os dois torneios terão entrada gratuita para o público.



Maria do Carmo de Salles Mendes, de 53 anos, tenista do Círculo Militar de Cuiabá, competiu em oito das 17 etapas do circuito de tênis e acumulou 790 pontos. No último torneio, ela venceu Maria Peixoto nas quartas de final por dois sets a zero e parciais de 6/4 e 6/4 e perdeu para Bárbara Almeida nas semifinais por parciais de 6/2 e 6/2. Bárbara, de 22 anos, subiu para a final e faturou o troféu de campeão. Maria do Carmo chegou nas semifinais dos últimos três torneios.



Maralice Lopes, de 37 anos, tenista do Clube Monte Líbano, participou de seis das 17 etapas do circuito de tênis e somou 760 pontos. No último torneio, ela venceu Priscila Prado nas quartas de final por dois sets a zero e parciais de 6/4 e 6/4, depois superou Isabella Nogueira nas semifinais por dois sets a um e parciais de 4/6, 6/3 e 10/6 e perdeu para Bárbara Almeida na final por 7/5 e 6/1. Maralice ficou em 2º lugar nos dois últimos torneios e é a principal favorita.



“Tenho uma filha que acabou de fazer 15 anos e um filho de 16 anos. Ele tem se preparado para disputar torneios. Eu faço aulas de tênis duas vezes por semana com o professor Ariovaldo Custódio, que é um dos principais tenistas da 1º Classe Profissional, e jogo com os amigos. E intensifico a rotina com a proximidade dos torneios. Estou muito envolvida com o tênis e tenho ajustado alguns fundamentos de movimentos dos braços. Espero me superar”, conta Maralice. 



Na 3ª posição do ranking estadual da 1º Classe feminina está Taila Cristina Urizes (27 anos), em 4º lugar está Elen Rose Zavitoski (38 anos), em 5ª vem Juliana Duarte (42 anos), empatada com Isabella Nogueira (13 anos) e em 7º lugar está Bárbara Almeida (22 anos), empatada com Prycila Fagundes (20 anos). A Prycila foi campeã da 12ª etapa do circuito e vai representar Mato Grosso na 64ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), de 02 a 13 de novembro, em Cuiabá. 



De acordo com o presidente da Federação Mato-grossense de Tênis (FMTT), Rivaldo Barbosa, a próxima etapa do Circuito Estadual de Tênis, que será de 23 a 27 de novembro, será primordial para definir os tenistas classificados para o último torneio do ano. Segundo ele, todos os tenistas do estado podem participar livremente da 1ª até a 16ª etapa do circuito, mas apenas os oito melhor classificados no ranking estadual garantem vaga para a 17ª etapa. 



“Nessa 17ª etapa só participam os melhores tenistas de cada categoria. Os pontos conquistados nela vão determinar os campeões estaduais de 2016 em cada categoria. No caso da 1ª Classe feminina, hoje sabemos quem são os oito melhor classificados, mas essa lista pode mudar conforme os resultados da 16ª etapa. Então os dois próximos torneios são muito importantes na definição dos campeões do ano. Em 2015, a Maria do Carmo foi a campeã geral”, diz Rivaldo.



Apesar da Maria do Carmo ostentar o título de campeã estadual de 2015, na 1º Classe feminina, também ser a líder do ranking de 2016 e um exemplo de perseverança, ela foi superada pela Maralice Lopes em todos os confrontos diretos deste ano. É aguardar para ver os resultados nas quadras, pois nem sempre os confrontos diretos são decisivos.



Texto e fotos: Junior Martins


Data: 2016-10-31 00:00:00