Logo


Cuiabá , MT - -

De forte ligação com o esporte, Wilson Santos quer achar uma saída para o Dutrinha



ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


O candidato à prefeitura de Cuiabá pelo PSDB, Wilson Santos, falou com o site Olho no Esporte MT sobre a sua ligação com o esporte cuiabano e mato-grossense. Lembrou inclusive da escalação do seu time de coração. Ele elencou as principais ações desenvolvidas por Cuiabá enquanto prefeito entre os anos de 2004 e 2010, e sobre como pretende viabilizar o Dutrinha.

A eleição do segundo turno das eleições municipais será no próximo domingo, dia 30 de outubro. Para ressaltar a imparcialidade do site OlhonoEsporteMT, convidamos o candidato pelo PMDB, Emanuel Pinheiro, mas a sua assessoria alegou agenda cheia e ele não pôde nos atender.

Segue abaixo a entrevista com Wilson Santos, atual deputado estadual, e candidato à prefeitura de Cuiabá.

Onde começou a sua paixão pelo futebol e o esporte?

Wilson Santos: A minha ligação veio desde o time com Carlos Pedra, Paulinho, Nelson, Gaguinho e Luisito; Cesar, Joel Silva, Zé Pulula e Bife; Gilson Lira e Odenir. Treinador Totinha e presidente Rubens dos Santos. Eu com 11 anos vi esse time do meu coração ser campeão. A minha paixão pelo esporte vem desde 1972, quando eu aprendi a torcer pelo Operário e sou operariano até hoje.

Joguei futebol como qualquer menino, sonhei um dia em ser um jogador profissional e cheguei a fazer testes no Operário. No exército fui centroavante titular do 44 BIN. Joguei futsal na minha adolescência no Colégio Nilo Póvoas e me tornei um peladeiro. Jogo futebol até hoje, aos 55 anos. Disputei jogos no departamento Santo Antônio do Pedregal, inclusive, como artilheiro pelo Guarin Futebol Clube, em 79 e 80.

Quais foram as principais ações que você fez pelo esporte enquanto prefeito de Cuiabá por seis anos?

Wilson Santos: Quando cheguei a prefeitura eu criei o Peladão, com inspiração em Manaus. Chegamos a fazer uma quinta edição com 550 equipes. Mas também colocamos um time de Mato Grosso, o Cuiabá/Funvic, na Série A do Vôlei Brasileiro. Transformamos Cuiabá na capital das corridas de rua, fortalecemos o Pixote e os jogos estudantis. Eu tenho uma profunda ligação com o esporte.

O times tradicionais, assim como o seu Operário, estão em profunda crise, você tem algum projeto para reavivar esses clubes?

Wilson Santos: A minha compreensão é que desde que elitizou a Série A com apenas 20 clubes, eles alijaram a maioria dos estados brasileiros. O Campeonato Brasileiro da Série A não tem um único clube de toda a região norte, centro-oeste e às vezes do Nordeste, ficou concentrado no eixo Rio-São Paulo-Minas e os time do Sul. Isso destruiu os campeonatos profissionais Brasil afora.

O estádio Dutrinha pertence a Prefeitura de Cuiabá, e por questões de segurança segue sem ser utilizado há quase dois anos. Se eleito, qual a sua ideia para reativar esse estádio, ícone do futebol mato-grossense?

Wilson Santos: O Dutrinha é um estádio construído pelo presidente da república Eurico Gaspar Dutra dado de presente a Cuiabá quando ele era presidente do país. E o Dutrinha sucedeu o Liceu Cuiabano, e recebeu a profissionalização do futebol mato-grossense a partir de 1967. Na gestão do Chico Galindo e Júlio Pinheiro (2010-2012) a prefeitura adquiriu o Dutrinha e hoje a prefeitura não sabe o que fazer com o estádio. De forma responsável eu quero chegar, sentar com a Federação Mato-grossense de Futebol, com as diretorias dos clubes profissionais, com o pessoal do Peladão, com o futebol americano, os produtores culturais que fazem show ali, e eu quero discutir um caminho para o Dutrinha. Se eu disser que eu sei o que vai acontecer, eu não sei ainda, mas eu quero dialogar e encontrar um vetor resultante ouvindo todos os atores interessados neste tema.

O esporte sempre está ligado a outras secretarias, atualmente está junto com a cultura e turismo. Como você pretende montar a estrutura da Secretaria de Esportes de Cuiabá?

Wilson Santos: Uma coisa já está definida, a cultura vai ser uma secretaria independente e autônoma. Na minha gestão como prefeito eu no início fundi e depois dei autonomia para o esporte. Eu vou analisar com cuidado, com responsabilidade, a possibilidade do esporte e lazer voltar a ser uma secretaria autônoma.  


Data: 2016-10-27 00:00:00