Logo


Cuiabá , MT - -

Autoridades destacam o legado durante lançamento do Jubs

Os Jogos Universitários vão ser realizados em Cuiabá nos dias 02 a 13 de novembro, em 17 praças esportivas da capital



ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


Um evento que deixará legados em Cuiabá. Esse foi o grande destaque do Coquetel de Lançamento dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs- 2016), que ocorreu na noite da última sexta-feira, no hotel Deville Prime, na Capital. O evento contou com a presença da imprensa, de autoridades políticas e dos chefes das 26 delegações - mais o Distrito Federal - que irão participar dos jogos.

O coquetel serviu para apresentar os jogos à população cuiabana, pois a competição começa para valer a partir do dia 2 de novembro, quando mais de 4 mil atletas-universitários, vindos de todos os cantos do país, estarão em Cuiabá para disputar 17 modalidades esportivas.

O secretário Adjunto de Esporte e Lazer, Pedro Luiz Sinohara, destacou durante o coquetel que Cuiabá e Mato Grosso só têm a ganhar com o JUBs – um dos eventos mais tradicionais e importantes do calendário esportivo brasileiro. “A população vai ter o prazer de prestigiar atletas de altíssimo nível, nesse jogos que já possuem 63 anos de existência”.

Além  do legado para o esporte, Sinohara ressaltou que o JUBs vai gerar um incremento de R$ 10 milhões na economia de Cuiabá, com o custeio de arbitragem, hospedagem para os atletas, alimentação e aquisição de materiais esportivos.

Já o secretário chefe da Casa Civil, em exercício, José Adolfo Vieira, destacou a presença dos representantes das Federações Universitárias Estaduais e estendeu as boas vindas aos presentes no coquetel. “Espero que todos sintam a acolhida e o calor do povo cuiabano. E que a população seja contagiada por esse importante evento”, pontuou.

Segundo o presidente da Confederação Brasileira do Desporto Universitários (CBDU), Luciano Cabral, o JUBs chega à sua 64º edição de maneira histórica. “Mato Grosso é um Estado gigante, que tem um potencial enorme e que precisa ser mostrado para todo o Brasil. E o JUBs, além do aspecto esportivo, tem essa possibilidade de colocar uma cidade, um Estado em evidência. Esses mais de 4 mil atletas que hoje conheceram Cuiabá, movimentarão a economia e no futuro serão líderes do nosso país e formadores de opinião”, ressaltou.

O presidente da Federação Matogrossense de Esporte Universitário (FMEU), Alexandre Bregunci, ainda destacou o legado que ficará para o esporte do Estado. “Para o JUBs foram adquiridos equipamentos definitivos, como o bloco de partida, raia olímpica para a natação e trave especifica para o handebol, que após o evento serão aproveitados”, contou

A programação do JUBs Cuiabá continua neste sábado, dia 15, quando ocorre o Congresso de Abertura dos Jogos, às 10h, também no Hotel Deville. Na reunião, os presentes ficarão a par do funcionamento de toda a estrutura do evento em áreas como saúde, transporte, locais de competição, hospedagem e alimentação. Na ocasião, também serão definidos os chaveamentos da competição, nas primeiras, segundas e terceiras divisões de cada modalidade.

JUBs

De 2 a 13 de novembro, Cuiabá será a capital do desporto universitário brasileiro. O evento reunirá 4.500 participantes dos 26 Estados e do Distrito Federal, dentre delegações, árbitros, voluntários e Comitê Organizador. Ao todo, serão 17 modalidades esportivas, sendo 13 individuais e quatro coletivas.

Além das já conhecidas badminton, basquete 3x3, judô, corrida de rua, natação, vôlei de praia, tênis, tênis de mesa, xadrez, basquetebol, futsal, handebol e voleibol, a edição deste ano traz algumas novidades: JUBs Acadêmico, futebol virtual – com o jogo Fifa 2016, plataforma PS4 –, natação paralímpica e tênis de mesa paralímpico.

O evento contará com 17 praças esportivas, como a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), o Ginásio Dom Aquino e o Ginásio Poliesportivo Professor Aecim Tocantins.

O JUBs 2016 é uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e da Federação Mato-grossense de Esportes Universitários (FMEU), em parceria com o Governo Federal, Governo do Estado de Mato Grosso e apoio da Prefeitura de Cuiabá.


Data: 2016-10-17 00:00:00