Logo


Cuiabá , MT - -

Clubes definem dois formatos de disputa do Mato-grossense

A mudança do formato pode ocorrer caso alguma equipe desista de disputar o estadual. Dos 10 times da 1ª divisão, somente Cacerense e Araguaia não participaram do Arbitral



ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


Os clubes participantes da 1ª divisão do Campeonato Mato-grossense discutiram o formato de disputa do estadual de 2017. Como desistências são comuns antes da competição começar, dois cenários foram aprovados pelos dirigentes. A reunião com representantes de oito clubes - Cacerense e Araguaia não mandaram ninguém -, foi realizada na sede da Federação Mato-grossense de Futebol (FMF), na tarde desta terça-feira.

De forma consensual, se confirmando a participação das 10 equipes – Luverdense, Cuiabá, Dom Bosco, Mixto, Operário Ltda, Sinop, Araguaia, União, Operário Várzea-grandense e Cacerense – o campeonato terá dois grupos de cinco equipes cada. Todos jogam contra todos dentro do grupo, em turno e returno, e os dois melhores avançam para às semifinais.

Se uma ou mais equipes desistirem, não teria mais grupos, e o Mato-grossense será disputado em chave única, jogando todos contra todos, em turno e returno. Os quatro primeiros colocados ao fim da primeira fase se classificam às semifinais. Essa ideia foi colocada em pauta porque quase sempre há desistência de alguma agremiação antes do início do certame. Em 2015 o Rondonópolis desistiu. Um ano antes, Sorriso e Vila Aurora enviaram ofício desistindo do estadual.

Rebaixamento

Esse ponto teve discordância entre os oito dirigentes que participaram do arbitral. Alguns, como Helmute Lawisch, presidente do Luverdense, e Aron Dresch, presidente do Cuiabá, sugeriram que caia quatro times, dois de cada grupo, se as 10 equipes confirmarem participação. Se participarem nove, a ideia é que caiam três times, e se tiver oito, que caia somente dois. Outros dirigentes temendo o rebaixamento, não aceitaram esta fórmula.

Eles querem uma primeira divisão em 2018 com somente oito equipes. O que para muitos daria mais qualidade ao Campeonato Mato-grossense.

 


Data: 2016-10-11 00:00:00