Logo


Cuiabá , MT - -

Atleta mato-grossense recupera clavícula e pode competir

Faça-nos mais duros, melhores, mais rápidos, mais fortes”, cita trecho da música Stronger, de Kanye West, inspiração de Guilherme Porto



ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


 Um dos lutadores da seleção escolar mato-grossense de wrestling (luta olímpica), Guilherme Porto, de 13 anos, está 100% recuperado de uma clavícula fraturada. O menino havia quebrado, durante uma sessão de treino, o osso longo do ombro que articula o esterno com a escápula. E já treina forte para a etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude (JEJs), na categoria B (de 12 a 14 anos), que será realizada, de 20 a 29 de novembro, em João Pessoa, capital da Paraíba.



“Estava num treino de wrestling, praticava uma queda quando escutei um estalo e senti dor acentuada. Minha clavícula tinha partido em dois, mas naquela hora não sabia. Só descobri isso depois. Naquele momento coloquei gelo, a dor diminuiu e voltei a treinar. Dias depois viajei para competir em São Paulo. Voltei com ouro no estilo greco-romano e prata no livre do Torneio da Juventude. Lutei machucado, mas só percebi a gravidade quando voltei”, conta o atleta.



Guilherme Porto, peso leve nascido em Rondonópolis e residente em Cuiabá, começou a praticar wrestling e jiu-jitsu aos 12 anos, também faz judô desde os seis. E coleciona várias medalhas em lutas, foi campeão escolar mato-grossense de wrestling em 2015 e 2016, campeão nacional de wrestling no estilo greco-romano em 2016, vice-campeão nacional de wrestling no estilo livre em 2016, campeão mato-grossense de jiu-jitsu 2015, campeão cuiabano de judô, entre outras.



“Trabalhe mais duro, faça melhor, faça mais rápido e faça-nos mais fortes. Mais do que nunca, nunca acabe. Nosso trabalho aqui nunca acaba. Aquilo que não me mata, pode apenas me tornar mais forte”, cita trecho da música Stronger, de Kanye West, que Guilherme Porto escuta para se inspirar e manter pesada rotina de treinos, de segunda a sábado, das 16h às 20h30. Para ele, somente a disciplina na preparação é capaz de tornar real o sonho de ser atleta olímpico.



Doze lutadores de wrestling compõem a seleção escolar mato-grossense que irá representar Mato Grosso na etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude (JEJs). São seis atletas na categoria A (de 15 a 17 anos), que será realizada de 10 a 19 de novembro, e seis na categoria B (de 12 a 14 anos), que ocorre de 20 a 29 de novembro, ambas em João Pessoa (PB).

 

História



A Federação Mato-grossense de Jiu-jitsu e Lutas Associadas (FMTJJLA) implantou o wrestling em 2013 no Estado de Mato Grosso. E, de lá para cá, conquistaram nove medalhas na etapa nacional dos JEJs, sem contar outras competições. Foram dois bronzes em 2013 (um na categoria A e outro na B), dois bronzes em 2014 (um na A e outro na B) e duas pratas e três bronzes em 2015 (duas pratas e um bronze na B e dois bronzes na A).



Seleção



Os atletas da categoria B (12 a 14 anos) são: Guilherme Porto e Luana Carine (peso leve), Antônio Capitula Neto e Jamily Almeida (médio) e Iran Carlos Milas e Larissa Tywaki (pesado). Na categoria A (15 a 17 anos) são: Kelvyn Henrique da Silva e Gabriela Pereira (leve), Igor Fernando Queiroz e Wellen Neves (médio) e Guilherme Carvalho e Kethyle Lorenna Silvério (pesado). O grupo tem apoio do Governo do Estado de Mato Grosso, da FMTJJLA e do Instituto Lutar.



 

Texto e fotos: Junior Martins

 
5 Anexos
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Data: 2016-09-13 00:00:00