Logo


Cuiabá , MT - -

Tenista de MT faz história ao pontuar na ATP

​​ Tenista de MT faz história ao pontuar na ATP Vitória na 1ª rodada da chave principal valeu ponto no ranking mundial



ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


 

Marvin Bernardo Spiering assinalou o nome na história do tênis mato-grossense ao vencer, nessa terça-feira (19.07), em Campos do Jordão (SP), uma partida em um torneio da série Futures, o Torneio Internacional Masculino de Tênis. A competição, gerida pela International Tennis Federation (ITF), começou dia 15 e segue até 24 de julho, no Tênis Clube de Campos do Jordão, e vale pontos para o ranking mundial da Association of Tennis Professionais (ATP).



De acordo com o presidente da Federação Mato-grossense de Tênis (FMTT), Rivaldo Barbosa, foi um feito de relevância ímpar para atletas da modalidade em MT. Uma conquista inspiradora para os jovens que estão a dar os primeiros passos no desporto. Segundo ele, só se entra para o seleto grupo de tenistas do ranking mundial após participar e ganhar ao menos uma partida de um torneio de nível internacional da ITF. Agora, Spiering é o único de MT nesse ranking.



“Quem assiste grandes torneios pela televisão, como Grand Slams, Copa Davis e outros, precisa saber que todos aqueles tenistas começaram as carreiras profissionais na disputa de torneios Futures. No mundo do tênis, como na maioria dos esportes, as competições são organizadas em uma hierarquia baseada em pontuação e premiação. E os torneios da série Futures são a porta de entrada (1º degrau) para qualquer um que queira ingressar no tênis profissional”, diz Rivaldo.



Marvin Spiering, de 18 anos, como não tinha histórico no tênis profissional, precisou de três wild cards, pleiteados pela FMTT junto a CBT, para se inscrever no Qualifying (classificatória) e ter a chance de disputar vaga na chave principal. Ele entrou nos quatro Qualifyings deste ano. No 1º, o sinopense venceu uma partida e perdeu outra. Não garantiu vaga. No 2º, ganhou dois jogos e perdeu o terceiro. Não garantiu vaga. No 3º, venceu três e faturou a vaga. Foi para a chave principal, mas perdeu na primeira. Por conta disso não anotou pontos e não entrou no ranking.



No 4º Qualifying, arrasou com os três adversários, subiu pela segunda vez para a chave principal e triunfou na primeira rodada. Venceu de virada o argentino Fermin Peralta Martinez por dois sets a um e parciais de 6-7 (5), 6-3 e 6-2. E foi essa vitória que valeu o primeiro 1 ponto dele no ranking mundial da ATP. E, nesta quarta-feira (20.7), às 12h, Spiering segue na disputa da chave principal e enfrenta André Miele por vaga nas quartas de final. Caso vença, somará mais pontos.



“Estou muito feliz por conquistar meu primeiro ponto. Comecei um pouco nervoso, senti a pressão, mas depois do primeiro set comecei a jogar melhor e passei a acreditar. Fiquei mais focado e tentei não cometer muitos erros não forçados. E deu certo. Saí com a vitória. Espero seguir assim na próxima rodada”, disse Marvin Spiering, que em agosto de 2015 foi para a Georgia Southern University (EUA), mas precisou voltar para o Brasil por problemas financeiros.



Scouts



4º Qualifying



Marvin Spiering x Matheus Nakamura - 6-2 / 6-2

Marvin Spiering x Ighor Halmenschlager - 6-1 / 6-3

Marvin Spiering x Hugo Moura - 6-2 / 6-1



Chave Principal



1ª Rodada - Marvin Spiering x Fermin Martinez – 6-7 / 6-3 / 6-2

Quartas de final – Marvin Spiering x André Miele



Texto: Junior Martins

Foto: arquivo pessoal do tenista


Data: 2016-07-20 00:00:00