Logo


Cuiabá , MT - -

​ O embate estratégico de Cuiabá Arsenal versus Corinthians Steamrollers

Técnicos não entregam o jogo, mas as estatísticas não mentem



ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


 

O confronto entre Cuiabá Arsenal e Corinthians Steamrollers está com data marcada para dia 9 de julho, dentro da Arena Pantanal, em Cuiabá (MT), pela abertura do Campeonato Brasileiro de Futebol Americano, a Superliga Nacional. E, apesar de ambas ostentarem títulos nacionais e terem mais de 10 anos de existência, o jogo só será decidido entre as sidelines. E os clubes tem adotado táticas de ataque diferentes na temporada, um corre e outro passa para touchdown.



Nos estaduais, Arsenal venceu cinco jogos no mato-grossense, marcou 275 pontos, levou 63 e garantiu o título invicto. Enquanto o Corinthians ganhou duas partidas no paulista, perdeu uma, fez 67 pontos e sofreu 59. O estadual paulista ainda não terminou. No entanto, nas estatísticas, 43,7% dos pontos dos cuiabanos foram de corridas, 24% de passes, 12,4% de pontos extras (XPs) e 19,9% de field goals (FGs), safetys, fumbles, interceptações e retornos de punt. Já os paulistas tiveram 52% de passes, 44% de corridas e 4% de XPs e FGs.



Para o técnico principal do Cuiabá Arsenal, o norte-americano Kenneth Joshen, a equipe tem realmente emplacado mais touchdowns com corridas e o ponto forte da defesa é também parar esse tipo de tática. Até pela prática de treinar contra um ataque que faz uso de um play book de jogadas terrestres. Segundo ele, Arsenal sabe fazer e defender jogo aéreo e implantou variações para garantir isso. Apenas as corridas foram as cartas que deram certo contra rivais regionais.



O técnico principal do Corinthians Steamrollers, Fábio Marin Junior, um paulista de 33 anos, formado em Gastronomia com pós em Gestão Estratégica de Negócios, ex-cornerback (2010/11) e cabeça da comissão técnica desde 2008, a melhor estratégia é saber usar as peças disponíveis no tabuleiro. Segundo ele, que esteve presente na entrega da camiseta do Steamrollers para o Hall da Fama do New England Patriots, para saber usar, antes é preciso extrair o melhor de cada.



“Minha estratégia preferida é aquela que encaixa melhor com o material humano disponível no momento da disputa. É preciso encontrar e aplicar, também de acordo com as características de cada adversário, o que trará melhores resultados aos atletas de forma individual e coletiva. Ao invés de tentar forçar sobre eles um outro estratagema somente por gosto pessoal”, avalia o head coach, Fábio Marin Junior.



Trama



O Cuiabá Arsenal veste dois títulos de campeão brasileiro (2010 /2012), dois de estaduais mato-grossenses (2015 /2016) e alguns de torneios menores, mas não menos sérios, como Pantanal Bowl I (2007), Capital Bowl II (2008), Sorocaba Bowl I (2008) e Pantanal Bowl III (2009). E o Steamrollers, traduzido rolo compressor, bi-brasileiro (2011 /2012), quatro estaduais paulistas (2011/12/13 e 14) e campeão latino americano do Torneio Guerrero de Los Andes (2014).



“São equipes tradicionais da bola oval tupiniquim. O Arsenal iniciou como brincadeira em 2002 e virou pessoa jurídica em 2006, a Associação Atlética Cuiabá Arsenal. Atualmente com 14 anos de futebol americano e 10 de clube. História que nos deu a bagagem cultural capaz de realizar partidas com excelência técnica e espetáculos de atrair grande público. E, quanto a estratégia em campo, somos aptos a surpreender”, diz Paulo Cesar Machado, presidente da instituição.



O time paulista foi iniciado com o nome de Diadema Devils em 2004. Designação alterada para Steamrollers Devils em 2005. Com nova modificação para Diadema Steamrollers em 2006. Até se criar a pessoa jurídica intitulada Associação Esportiva Steamrollers em 2008. Mesmo ano em que firmaram parceria com o clube de futebol, Sport Club Corinthians Paulista. E, desde então, sem trocar a razão social de 2008, adotaram a alcunha de Corinthians Steamrollers.



“Temos 12 anos de futebol americano e oito anos de clube. E já tivemos a maior sequência de vitórias do Brasil, com 39 jogos vencidos consecutivamente. Atualmente estamos com um roster de atletas novos, mas ainda temos alguns dos veteranos que fizeram parte dessa história. E continuamos na briga pelo título do campeonato estadual paulista deste ano. Com duas vitórias e uma derrota. No caminho para mais um título”, comenta Ricardo Trigo, presidente.



Conferências



O Campeonato Brasileiro de Futebol Americano, oficialmente Superliga Nacional, a Série A da modalidade, organizou, 31 times de 16 unidades federativas mais Distrito Federal, em quatro Conferências (Nordeste, Leste, Oeste e Sul). Conferências com cerca de oito equipes cada e ainda subdivididas em dois grupos. A Nordeste terá os grupos A e B, a Leste terá C e D, a Oeste fica com E e F e a Sul com G e H. O Arsenal está no Grupo E e o Steamrollers no Grupo F.



Junior Martins / assessoria


Data: 2016-06-24 00:00:00