Logo


Cuiabá , MT - -

Para Birigui, conjunto de fatores explica o sucesso do Sinop este ano



ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


Conhecimento, experiência, muito trabalho, determinação e focos   -- esta é a explicação do treinador Marcos Antônio Gomes, o Birigui, para ter conseguido montar em menos de um mês o Sinop Futebol Clube, que está indo muito bem no Campeonato Mato-grossense da 1ª Divisão de 2016, deixando a sua torcida empolgada com a possibilidade do time voltar a conquistar um título estadual, o que não acontece desde 1999.

Birigui admite que o Sinop da atualidade tem potencial, mas ainda é cedo para a torcida dar asa a essa imaginação. Com um plantel que tem apenas oito profissionais mais experientes e da absoluta confiança do técnico, o Sinop tem surpreendido seus adversários não apenas pelo jogo coletivo, mas também pelas virtudes técnicas de alguns jogadores das divisões de base e outros “pratas da casa” que já se tornaram titulares e são animadoras promessas do futebol de Sinop e de Matto Grosso...

Natural de Birigui-SP -- daí a origem do apelido pelo qual se tornou conhecido – Birigui começou a jogar futebol em 1974, como goleiro do Guarani, de Campinas, quando tinha 16 anos. Pelo seu clube de origem foi campeão da Série B do Campeonato Brasileiro da Série B de em 78 e 81. Ainda em 81 ingressou no Santa Cruz, de Recife, e por dois anos consecutivos foi eleito o goleiro do ano pelo programa Fantástico. Era chamado em Recife de “goleiro voador” e “paredão do Arruda”...

Como treinador, Birigui tem se dado bem no futebol de Mato Grosso, inclusive ganhando três campeonatos estaduais. Já fez sucesso também no futebol mineiro. Evangélico, Birigui, que trabalha muito o psicológico dos jogadores, sempre elogia o grupo mesmo em derrotas, para valorizar o plantel. Nesse trabalho, ele conta com a colaboração de três pastores da igreja a que pertence em de Sinop.     

Olho no Esporte – Como o senhor conseguiu montar em menos de um mês de trabalho uma equipe tão sólida e competitiva como é o Sinop Futebol Clube da atualidade?

Birigui – Com muito conhecimento e experiência no futebol de Mato Grosso. E também muito trabalho, determinação e focos nos nossos objetivos. Trabalhamos com um plantel de vinte atletas da categoria sub 20, dez “pratas da casa” e oito jogadores de nossa total confiança e experientes

Olho no Esporte -- Com presença já praticamente garantida na segunda fase do Campeonato Mato-grossense da 1ª Divisão de 2016, em face da regularidade com que o time tem se comportado em campo na atual temporada, o torcedor já pode ir sonhando com o Sinop repetindo a façanha de 1990, 98 e 99 quando foi campeão estadual?

Birigui -- Ainda é cedo, mas o time tem potencial. Vamos por etapas: precisamos conquistar mais três pontos para garantir a classificação. Passo a passo pensaremos em algo a mais...

Olho no Esporte -- Quantos jogadores das divisões de base do Sinop estão sendo aproveitados no time profissional? Alguns já começam a se destacar, revelando qualidades inclusive para jogar em grandes clubes?

Birigu – Dos vinte jogadores da base, alguns já começam a destacar: o Cléberson, o artilheiro do campeonato, com quatro gols, é de Sinop e tem dezenove 19 anos. O. Anderson Moranguinho é uma promessa do futebol. Tem dezessete anos e também é de Sinop. Outros estão se destacando igualmente, jogando como titulares: Zé Clok, Bagio, Ferrugem, Gabriel e Abner. .



Olho no Esporte -- A torcida sinopense e da região está realmente prestigiando o clube, inclusive acompanhando o Sinop quando o time joga em outras cidades? Qual é a média de torcedores que tem comparecido ao Gigante do Norte nos jogos do Sinop?

Birigui – A torcida tem prestigiado, sim, pois a média de público no nosso estádio tem sido entre 1000 e 1500 pessoas.

Olho no Esporte -- E o empresariado da cidade tem correspondido às expectativas da diretoria do Sinop, entrando com patrocínios que permitem ao clube arcar com os compromissos que assumiu com o plantel?

Birigui -- Apesar da crise brasileira, alguns empresários têm nos ajudado, mas não como precisamos. Na verdade, o Sinop está precisando de mais e grandes patrocinadores.

Olho no Esporte -- Pelos elogios que o técnico Birigui tem feito aos jogadores, mesmo em circunstâncias adversas, como no caso de derrotas, fica claro que o senhor trabalha muito o lado psicológico dos profissionais, buscando a valorização do grupo. Esse comportamento tem a ver com a religião que o senhor professa?

Birigui – Sim, sou evangélico da igreja Batista do Jardim Botânico.

Trabalhamos muito o psicológico dos atletas e inclusive contamos com a ajuda permanente dos pastores Reginaldo, Rogério e Marcondes que fazem um trabalho abençoado com nossos atletas.



Olho no Esporte – Com sua larga experiência como treinador de clubes do Estado, com passagens pelo Mixto, Operário VG, União, Dom Bosco e Poconé, como o senhor avalia o atual estágio do futebol mato-grossense?

Birigui -- O estágio atual do futebol mato-grossense é muito bom, tanto é que temos times no Campeonato Brasileiro das Séries B, C e D. E mais: o atual campeão da Copa Verde é o Cuiabá Esporte Clube.

Olho no Esporte – A Arena Pantanal pode dar realmente um grande impulso ao futebol de Mato Grosso ou afundar ainda mais os já endividados clubes por causa de seus altos custos de manutenção?

·         Birigui -- Sim, um grande palco sempre impulsiona grandes espetáculos.  Contudo, no caso da Arena Pantanal, o estádio necessita de uma boa manutenção que deve ser custeada pelo Estado para não sacrificar os clubes que o utilizam. Afinal, a Arena Pantanal é um patrimônio público da responsabilidade do Estado.

    

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Data: 2016-03-06 00:00:00