Logo


Cuiabá , MT - -

Para Marchiori, otimismo exagerado “é coisa de torcedor”



ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


 Invicto até agora, com três vitórias e um empate, 9 gols marcados e  sem sofrer nem um em quatro rodadas – o dourado não participou das duas últimas, pois em ambas enfrentaria o Rondonópolis, que desistiu do certame – o Cuiabá está tranquilo no Grupo B do Campeonato Mato-grossense da 1ª Divisão de 2016.

Mas nem por isso o tricampeão mato-grossense, que se preparou e tem trabalhado para tentar o quarto título estadual consecutivo, está encarando a temporada oficial com otimismo exagerado. Como afirma o técnico Fernando Marchiori, excesso de otimismo “é coisa de torcedor...” E a torcida do dourado está realmente empolgada com campanha que o time realizou até agora.

Além do Campeonato Estadual, o Cuiabá vai enfrentar este ano, de novo, uma maratona de jogos, que inclui Copa do Brasil, Copa Verde, cujo título o dourado tem a responsabilidade de defender como campeão da primeira competição, Campeonato da Série C e Copa Sul Americana.

Para enfrentar a desgastante sucessão de jogos, o Cuiabá conta com um plantel de 32 jogadores, incluindo alguns promovidos das divisões de base, mas Marchiori admite que o dourado ainda tenha que contratar alguns jogadores mais experientes. Desde o ano passado, jogadores das divisões de base estão sendo aproveitados no time profissional. Com sucesso!...  

Olho no Esporte – Como o senhor está administrando esse clima de absoluta euforia que impera no Cuiabá Esporte Clube diante da campanha que o dourado está realizando no Campeonato Mato-grossense da 1ª Divisão com a marcação de 9 gols e sem sofrer nem um em 4 jogos em seis rodadas do certame?

Marchiori – Nós começamos bem o campeonato, mas aqui o clima não é de euforia. Trabalhamos em uma equipe bem estruturada do Estado, acostumada com conquistas. É só o começo de um ano longo, mas temos que estar preparados jogo a jogo para chegar aos objetivos.

Olho no Esporte – Esse otimismo exagerado não pode prejudicar a equipe quando o Cuiabá começar a enfrentar adversários de maior nível técnico na Copa Verde, Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro da Série C e Copa Sul Americana?

Marchiori -- Como disse antes, não temos otimismo exagerado, isso é coisa de torcedor. Aqui trabalhamos focados jogo a jogo, buscando cada vez mais evolução, até porque nas últimas vitórias eu não elogiei tudo em si do jogo. A dedicação foi boa desde o início, mas temos que avançar muito ainda.

Olho no Esporte – Afora o Campeonato Estadual, já em andamento, quais dos títulos que o Cuiabá passa a disputar a partir de 9 de março quando estreia na Copa Verde são prioridades do clube?

Marchiori – Em toda competição o clube entra para ser competitivo e vencer, se possível. Claro que a Série C é o objetivo maior do clube desde 2012, mas vamos defender o título da Copa Verde, temos a Copa do Brasil que gera cota ao clube de acordo com os avanços, além do estadual que dá calendário para 2017. Para chegarmos fortes no Brasileiro, precisamos coroar algumas conquistas neste primeiro semestre.

Olho no Esporte – O Cuiabá se considera o maior favorito para ganhar este ano pela quarta vez consecutiva o título estadual ou ainda é muito cedo para essa avaliação?

Marchiori -- Muito cedo. É claro que temos uma estrutura brilhante, um bom elenco, somos atuais campeões, consequentemente somos um time difícil de ser batido, juntamente com o Luverdense, que está na Série B. Futebol é complicado, cada jogo é uma situação e temos que manter a união, comprometimento, para alcançar o título.

Olho no Esporte – Em 2015, o Cuiabá teve sua brilhante trajetória em competições nacionais ofuscada por um boicote de jogadores desclassificados ao seu trabalho no comando técnico. Este ano a diretoria está sendo mais criteriosa na contratação de jogadores para evitar que fatos desagradáveis desse tipo sejam repetidos?

Marchiori – Nós temos sempre que pesquisar todas as contratações, buscar históricos dos atletas. Precisamos de jogadores competitivos, que queiram fazer história em um clube, que dá total condição de trabalho, como é o caso do Cuiabá.. A diretoria se esforça bastante para nos ajudar e esperamos sim acertar nos nomes deste ano.

Olho no Esporte – O Cuiabá já tem uma estimativa sobre o número de jogadores de que vai dispor para enfrentar a maratona de jogos que vem aí na temporada oficial?

Marchiori -- Estamos com um elenco de 30 a 32 jogadores, mas sempre atentos ao mercado. É difícil disputar com os grandes centros e também com times melhores situados. Às vezes, os jogadores preferem a família morando na praia, no sudeste e isso pode atrapalhar. Mas, precisamos basicamente de 30 atletas profissionais, comprometidos, para ter um time forte. As outras situações são decorrentes durante as competições.

Olho no Esporte – A exemplo de outros clubes de Mato Grosso, o Cuiabá incorporou ao plantel de profissionais vários jovens de suas divisões de base. Alguns deles já têm tido chances na equipe principal? Já tem “pratas da casa” se destacando no profissionalismo? Este trabalho de renovação vai continuar sob seu comando?

Marchiori -- Temos sim jovens que se destacaram. No ano passado, o Kaíque, Gean, jovens garotos e que foram utilizados durante toda minha passagem pelo Cuiabá. Este ano, temos alguns que vieram da divisão sub 21 e que estão sendo muito importantes para o elenco. A chance deles dentro de campo vem com o trabalho e o tempo.

Olho no Esporte – O senhor que trabalhou no Cuiabá no ano passado e está de volta ao “ninho antigo” já tem condições de fazer uma avaliação sobre o potencial técnico do plantel deste ano em relação ao do ano passado?

Marchiori -- É difícil comparar um elenco com outro, até porque no ano passado fomos campeões de duas disputas difíceis. Acredito que neste ano temos mais peças de reposição, alguns jogadores mais acostumados com campeonatos brasileiros, que vieram da Série B e Série C. Estamos com um bom plantel, mas possivelmente, necessitaremos de reforços mais experientes e com bons números nos seus clubes de origem para o Brasileiro e a Sul Americana.

 


Data: 2016-02-28 00:00:00